Black Friday: Como tornar os consumidores da data em clientes para o ano inteiro?
Especialista em retenção e engajamento de
usuários explica como os lojistas podem utilizar a famosa data de promoções
para fidelizar clientes
São Paulo, novembro de 2022 - Em menos de duas semanas, o comércio do
país - e do mundo - irá encarar a data mais esperada do ano: a Black Friday.
Além de preparar seus negócios para suportar a alta demanda, os especialistas
de varejo possuem um outro desafio: conquistar esses consumidores para que eles
se tornem potenciais clientes. A ideia é não ver a data apenas como um dia de
vendas, mas uma oportunidade para fidelizar pessoas, para que elas comprem mais
vezes no decorrer do ano, ou até que indiquem o seu negócio para outros
compradores.
Mas como garantir o retorno dos
consumidores da Black Friday? Para Marcelo
Rocha, VP Latam da CleverTap, plataforma de retenção e
engajamento de usuários, é preciso que o comprador tenha a melhor experiência
possível com os serviços e produtos do seu negócio: “Sabemos que, por causa do
aumento do tráfego dos sites, a data também demanda um esforço maior das
empresas. Além de criar estratégias promocionais verdadeiras, é preciso estar
preparado para a quantidade de consumidores que chegarão ao negócio e, se
possíveis erros surgirem, o que é bem provável que aconteça, é preciso produzir
um mapeamento prévio de como solucioná-los”.
Confira 6 dicas do especialista para conquistar os
consumidores durante a famosa época de promoções:
- Faça um negócio honesto
Após alguns anos da aderência da Black
Friday, o consumidor brasileiro está muito mais educado e experiente. Ele
acompanha a movimentação dos preços dos produtos e não cai mais em pegadinhas
promocionais como “a metade do dobro”. Então, o primeiro passo para conquistar
a confiança do consumidor é ser honesto. Faça promoções verdadeiras e que sejam
vantajosas para os compradores.
- Fique atento a funcionalidade
da sua plataforma de vendas
Seja uma loja física ou digital, o
empreendedor precisa estar preparado para a alta demanda de compradores.
Verifique se seu site suporta que vários clientes naveguem ao mesmo tempo ou,
se você utiliza as redes sociais como principal plataforma de vendas,
disponibilize funcionários para estarem atentos ao atendimento.
- Mime o seu cliente!
Já pensou em presentear o consumidor com
algum mimo? Calma, não precisa quebrar a cabeça e dar um produto como brinde. A
ideia é agradar ainda mais o cliente. Um chaveiro ou um álcool em gel com a
estampa da sua loja, por exemplo, são itens que as pessoas utilizam no dia a
dia e que farão com que elas lembrem do seu empreendimento. Eles podem ser
colocados tanto em encomendas do e-commerce como na própria sacola da loja
física.
- Como está a embalagem do seu
produto?
Um outro ponto essencial para garantir a
fidelização do cliente é como será embalado o produto comprado. Para quem
trabalha com e-commerce, a atenção é dobrada. Isso porque, durante o trajeto do
empreendimento até o endereço do comprador, podem acontecer diversos motivos
que danifiquem o produto. Garantir embalagens impermeáveis e resistentes são
primordiais para que a compra chegue em condições perfeitas.
- Pense no pós-venda
Às vezes, é preciso dar mais um
empurrãozinho para que o consumidor volte a comprar na sua loja. Uma ideia bem
interessante é dar um cupom de desconto para a segunda compra ou um cartão que,
após 5 pedidos em sua loja, o cliente seja beneficiado com um prêmio. A ideia é
dar mais um motivo para que ele volte a fazer negócio com o seu
empreendimento.
- Saiba resolver os problemas
Não tem jeito, problemas acontecem.
Entretanto, a imagem que fica ao cliente é como você o solucionou. Por isso,
faça um mapeamento dos possíveis empecilhos que possam acontecer durante a data
e crie um planejamento de soluções. Assim, você evitará futuras dores de cabeça
e ganhará o coração do consumidor.
Sobre a CleverTap
A CleverTap é a nuvem
de retenção nº 1 do mundo que capacita as marcas de consumo digital a
aumentarem a retenção de clientes e o valor da vida útil. A empresa impulsiona
a individualização contextual das organizações com a ajuda de uma camada de
dados unificada e profunda, insights baseados em IA/ML e automação, permitindo
que as marcas ofereçam experiências hiperpersonalizadas e agradáveis a seus
clientes. Mais de 1.300 clientes, em 100 países e 10.000 aplicativos, incluindo
Gojek, ShopX, Canon, Electronic Arts, TED, English Premier League, TD Bank,
Carousell, AirAsia, Papa John's, Tesco Kotak Mahindra Bank, SonyLiv, Swiggy,
PharmEasy, e Dream11, confiam na CleverTap para atingir suas metas de retenção
e engajamento para aumentar sua receita a longo prazo. Apoiada por investidores
líderes como Sequoia India, Tiger Global, Accel, CDPQ e Recruit Holdings, a
empresa está sediada em Mountain View, Califórnia, com escritórios em Mumbai,
Cingapura, Sofia, São Paulo, Bogotá, Amsterdã, Jacarta e Dubai . Para mais
informações, visite o site da CleverTap ou
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