B2B e B2C: como evoluir e crescer digitalmente com públicos diferentes?
*Tulio Rocha, Gerente Digital do Grupo Leonora
Quando se trabalha com B2B e B2C é preciso estar atento a algumas diferenças que podem ser decisivas para
atingir os dois targets, uma vez que é preciso focar a buyer persona
adequada em cada perfil de público. As ofertas, a segmentação dos canais
de comunicação, ações de marketing e linguagem utilizada são alguns pontos que se diferem e precisam de estratégia e planejamento.
Em linhas gerais, o perfil e o volume de pedidos são os fatores mais importantes a
considerar, mas também é fundamental avaliar outros pontos indispensáveis para
desenvolver uma relação sólida e proveitosa para os dois lados: vendedor e comprador. Em ambos os casos, por exemplo, é imprescindível investir em inovação nos canais de comunicação.
O mercado brasileiro digital avançou muito após a pandemia,
praticamente todas as empresas já buscaram ou estão buscando se reinventar digitalmente, tentando descobrir como acelerar sua curva de aprendizado e se tornar relevante nos meios on-line. Com isso, muitas companhias estão percebendo que transformação digital não se trata apenas de
ter um site ou loja virtual, mas sim de como facilitar os processos e atender melhor seu cliente, descobrindo oportunidades que
antes estavam escondidas em meio a tanta burocracia e processos físicos estagnados.
Após investir em planejamento, o próximo passo para entrar nessa onda digital é a escolha de uma plataforma que permita facilmente a expansão dos negócios, que tenha flexibilidade para atuar em modelos de negócios diferentes (B2B, B2C, be a marketplace , in a marketplace venda direta etc.).
Outra dica é escolher fornecedores estratégicos de mercado para manter o alto nível do serviço
prestado aos seus clientes. Ter parceiros com expertise, alinhados com seus propósitos e com bom networking, é essencial para se desenvolver e ser pioneiro em iniciativas que agregam ao negócio. Um bom
relacionamento com players e fornecedores ajuda no desenvolvimento de novas frentes de
negócio e na consolidação das atividades junto dos clientes,
sejam eles corporativos ou finais.
Conhecendo as diferentes abordagens que podem ser aplicadas a cada público, será
muito mais fácil delimitar seus objetivos, trabalhar os canais de comunicação e alcançar metas. Estamos em um momento fantástico de descoberta e aceleração tecnológica. Portanto, quem ganha com isso não é apenas a empresa, mas principalmente o cliente.
*Tulio Rocha, Gerente Digital do Grupo Leonora,holding empresarial em constante movimento rumo à expansão.
Sobre o Grupo Leonora
O Grupo Leonora é uma holding empresarial em constante movimento rumo à expansão. Com 38 anos no mercado, é uma das maiores distribuidoras de produtos de papelaria do Brasil. Hoje, o grupo integra três frentes de negócios: varejo com Leo&Leo, Jocar Office, LeoArte e Letron que oferecem produtos escolares, artísticos e de escritório, além de eletrônicos; LeoLog, que traz excelência em gestão de armazenagem e cadeia logística com distribuição em nível nacional; e Leonora Ventures, que fomenta ideias inovadoras de educação e startups. Para mais informações, acesse: www.grupoleonora.com.br.
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