Bilinguismo favorece processo de alfabetização
Ensino
bilíngue fortalece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, defende
especialista; Entenda os motivos
A alfabetização é o
processo de aprendizagem que possibilita aos indivíduos a assimilação do código
utilizado na leitura e escrita. Ele depende não apenas dos momentos formais em
sala de aula, sendo muito mais amplo. Desde os primeiros anos de vida, mesmo
antes do reconhecimento das letras, a criança está imersa em estímulos que irão
contribuir para o sucesso da alfabetização. E se o assunto é diversificação de
estímulos, não podem faltar aqueles vinculados à aquisição de uma nova língua,
que podem ser inseridos na rotina escolar.
No desenvolvimento
cotidiano, o aprendizado em duas línguas atua de forma enriquecedora, sendo um
aliado do despertar de habilidades cognitivas - e não uma instigação precoce,
como muitos pensam. “A infância é uma fase muito favorável para a criança ser
imersa em uma segunda língua. Nessa etapa, ela já compreende a sua língua-mãe.
Quando você apresenta esse segundo idioma, ela tem uma facilidade muito maior
de internalizar, aprender de forma natural, já que está em um momento de
intensa atividade cerebral”, explica Sabrina Oliveira, diretora do Ensino
Fundamental II da Escola Canadense de Goiânia - Maple Bear.
A diretora
pedagógica observa que essa facilidade da aprendizagem na segunda língua é
maior nas crianças do que nos adultos, pois os pequenos estão ainda no
princípio do processo de formação da fala e aproveitam ao máximo os incentivos
do meio, sendo donas de um verdadeiro “cérebro-esponja”. Nessa fase, é
importante que sejam inseridos no contexto de uma rotina planejada e
organizada, que inclua o novo idioma. Caso isso aconteça, é possível até mesmo
afirmar que o indivíduo tem duas línguas maternas, esclarece a diretora.
Outro benefício do
bilinguismo na infância é o favorecimento da neuroplasticidade cerebral da
criança, que consiste na capacidade de pensar de novas maneiras, fazendo
diferentes associações conforme as vivências diárias. Imersa em mais de
um idioma, a criança aprimora capacidades relacionadas à manutenção da atenção
e organização da informação que chega até ela, segundo o estudo Bilingual
Brains, da Universidade de Stanford.
Na Maple Bear, os alunos aprendem em Inglês a partir de um ano e meio de idade. São quatro anos de imersão total nesse idioma, praticado nas interações escolares. Após esse período, a Língua Portuguesa é inserida na rotina escolar, até que seja atingida, no Ensino Fundamental II, uma carga horária semelhante para os dois idiomas.
Nenhum comentário