Cinco dicas para maximizar a economia na Black Friday
Emma Colchões compartilha como aproveitar a
temporada e ainda economizar nas compras online
Todo mundo adora um bom negócio. A ideia
de economizar enquanto consegue algo que realmente quer tem apelo em massa. No
entanto, a Black Friday, o dia de compras mais movimentado do ano, pode não ser
tudo o que parece por duas razões: primeiro, porque às vezes o que as pessoas
querem não é algo que elas realmente precisam; em segundo lugar, porque o
número de ofertas disponíveis tende a deixar os consumidores se sentindo
sobrecarregados e mais propensos a fazer compras por impulso. Ou seja, são
decisões menos racionais e sem um senso claro de prioridade. É por isso que 42%
dos consumidores lamentam as compras da Black Friday, sendo os eletrônicos as
compras mais lamentadas.
Apesar disso, neste ano, a maioria dos
brasileiros (71%) pretende comprar na Black Friday, segundo pesquisa do Google
e do Instituto Ipsos. Um crescimento de 16 pontos percentuais em relação ao ano
passado. Os motivos apontados são a proximidade da Copa do Mundo e o maior
otimismo depois de duas Black Fridays sob a pandemia.
Para ajudar a fazer escolhas e
investimentos que tragam retorno no curto, médio e longo prazo, a Emma Colchões compartilha as
cinco regras de ouro para maximizar a economia na Black Friday e comprar o que
realmente importa.
- Faça
uma lista
Estudos mostram que 58% das compras da
Black Friday são feitas por impulso. Desafie isso escrevendo o que realmente
precisa, perguntando a si mesmo se ainda precisaria comprar esse item
específico caso a Black Friday não acontecesse. Para isso, certifique-se de
responder às seguintes perguntas:
- Como isso
vai melhorar minha vida?
- Por quanto
tempo?
- Quem se
beneficia disso?
Apesar da Black Friday ser famosa por
seus descontos, dados de 2021 da Emma Colchões mostram que o
valor gasto por cliente realmente aumenta durante o período de vendas da Black
Friday porque as pessoas compram mais pacotes e/ou kits de produtos em
comparação com o resto do ano.
- Crie
um orçamento
Calcule o orçamento disponível e
estabeleça um limite de quanto pode gastar. Essa estratégia ajudará você a
priorizar suas escolhas e evitar que a Black Friday se torne um momento de
excessos. E se surgir uma oportunidade que não estava prevista? Mais uma vez,
faça a si mesmo as perguntas:
- Preciso
disso?
- Vou usá-lo
regularmente?
Se as respostas forem positivas, e você
mantiver seu orçamento, a possibilidade de se arrepender da compra inesperada é
menor.
- Compre
online
Fazer compras em lojas físicas pode
aumentar a probabilidade de gastar por impulso. A agitação pode diminuir a
paciência e capacidade de analisara compra racionalmente. Além de ser mais
difícil e demorado comparar preços. Sem contar que os vendedores também podem
influenciar no momento da compra.
- Dê-se
tempo
A Black Friday pode fazer você acreditar
que tem um tempo limitado para realizar a compra e que se não for o primeiro
perderá a chance. Essa pressão artificial leva a escolhas desnecessárias e
precipitadas. Apesar das pessoas concentrarem suas compras na Black Friday, a
maioria das marcas tem os mesmos descontos por períodos muito mais longos,
incluindo as semanas antes e depois.
De acordo com os dados de 2021 da Emma Colchões, a Black
Friday é quando o maior pico acontece, seguido de perto até o domingo seguinte,
com mais que o dobro de compras que a média para o resto do período de
desconto. O horário mais popular para fazer pedidos é entre 20:00 e 21:00. O
horário menos popular é entre 2 e 4 da manhã. Pense sobre isso, permita-se
tempo para avaliar as circunstâncias e comprar quando você tiver certeza de sua
decisão.
- Pense
na vida útil do produto
As 10 principais categorias de produtos
comprados em todo o mundo durante a Black Friday são roupas, dispositivos
eletrônicos, calçados, cosméticos e perfumes, eletrodomésticos, presentes,
produtos infantis, livros, acessórios esportivos e lingerie. Ou seja, em sua
maioria, produtos não essenciais e de curta duração. Para trazer satisfação à sua Black Friday, pense em comprar um produto com maior
tempo de vida, algo que impactará positivamente o
seu dia a dia pelo maior tempo possível. Dessa forma, será mais fácil pensar na
Black Friday como um tempo para economizar em vez de gastar.
Sobre a Emma –
The Sleep Company
Fundada em 2015, na Alemanha, e presente
em mais de 33 países, a Emma - The Sleep Company
é a marca líder mundial de sono D2C (direct to
consumer). A sleeptech, famosa pelos colchões na caixa, chegou ao Brasil em
2019 para revolucionar o mercado do sono ao proporcionar uma experiência de
compra única com 100 dias de teste, entrega e devolução gratuita e colchões com
10 anos de garantia. Com a missão de proporcionar a melhor noite de sono aos
brasileiros, a Emma Colchões traz produtos com as melhores tecnologias,
qualidade e conforto ao melhor custo-benefício. Todos os produtos da Emma são
desenvolvidos por especialistas e pesquisadores da indústria do sono, somando
mais de 4 milhões de colchões vendidos mundialmente.
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