Black Friday confirma previsão de diluição de compras no decorrer do mês de novembro, aponta Linx
Principal destaque da sexta-feira (25) foi a
retirada em loja, que cresceu 33% na comparação ano a ano
São Paulo, 26 de novembro de 2022 – As vendas no dia oficial da Black Friday
(25) não subiram em volume em relação ao ano passado, confirmando a previsão
de compras diluídas ao longo do mês de novembro, com lojistas
antecipando promoções e a Copa do Mundo também mexendo com o
comportamento do consumidor.
“Com os dois eventos acontecendo
mutuamente e a oferta dos varejistas com promoções antecipadas, foi registrada
menor concentração no dia oficial da Black Friday, conforme antecipamos. Para
corroborar com isso, houve registro de aumento de 9% nas vendas no varejo
físico de 1 a 24 de novembro, na comparação com o mesmo período do ano
anterior”, afirma Tiago Mello, CPO e CMO da Linx.
O destaque desta edição foi o
crescimento dos pedidos para retirada em loja ou lockers (armários com
código). Segundo dados da Linx, líder em software para varejo, a
modalidade representou 20,72% dos pedidos nessa Black Friday, aumento de
33% em relação ao ano anterior e de 51% em relação ao período pré-pandemia, em
2019.
No comércio on-line, as vendas no dia 25
ficaram abaixo das realizadas em 2021 em termos de volume, porém
foram registrados tíquetes médio 46% maiores que no ano anterior. No
entanto, quando a análise leva em conta os 10 grandes varejistas
brasileiros, o cenário muda: são menos pedidos, mas com maior quantidade
de itens, e um aumento de 26% no faturamento. Somente até as 14h da
sexta-feira, o faturamento atingia 76% do registrado no ano anterior, nesta
mesma base.
Volume de acessos em anúncios dobra
nessa Black Friday
Outro ponto alto foi o registro de
buscas que, de acordo com a Linx, chegaram a 1,6 milhão de acessos por minuto
em solução de Ads durante essa Black Friday. Os dados apontam ainda crescimento
de 51% no número de páginas exibidas no comércio eletrônico,
em comparação com a média de segunda a quinta-feira desta semana.
Ainda em relação às buscas, o termo mais
procurado foi “geladeira” durante toda Black Friday. Outros itens que merecem
destaque são:
- A procura por air fryer aumenta 170%
na Black Friday, em comparação com a quinta-feira (24).
- A categoria
"celular/smartphone" alcançou o posto de segundo item mais
procurado nas lojas on-line no dia da Black Friday.
- Eletrodoméstico foi o segmento
com maior volume e recorrência de buscas no período.
- Somente o iPhone 13
registrou aumento de quase 95% de buscas de quinta para sexta-feira.
- Games no radar, com busca por
Playstation 5 aumentando em 240% de quinta para sexta-feira.
Estreia do Brasil na Copa modifica
comportamento de compras na pré-Black Friday
Na quinta-feira (24), véspera da Black
Friday, a estreia do Brasil na Copa do Mundo mexeu com o comércio do país,
causando uma queda expressiva no faturamento dos e-commerces nacionais. Nas
três horas que antecederam o primeiro jogo do Brasil na Copa, realizado de 16h
às 18h, as compras on-line caíram 46%. Durante o jogo, o desempenho do comércio
eletrônico voltou a retomar o movimento esperado para a data e chegou a 31% de
aumento até o apito final, com picos de vendas no intervalo do jogo e quedas
acentuadas nos minutos em que foram realizados os dois gols que selaram a
vitória do Brasil.
Sobre a Linx
Empresa da plataforma de software Stone Co, a Linx é especialista em tecnologia para o varejo e líder no mercado de software de gestão, com 45,6% de market share do mercado varejista, conforme atesta o IDC. Toda a expertise da Linx é focada em um varejo de — e para — pessoas, conectando o indivíduo à facilidade, inteligência e experiência desejada do mundo online ao offline. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa.
Nenhum comentário