Black Friday se junta à Copa do Mundo em 2022; especialistas dão dicas para PMEs aproveitarem união das datas
Jogos do Mundial do Qatar podem ajudar a
alavancar as vendas, mas é preciso se preparar e estar ao alcance do consumidor
dentro e fora de casa, afirmam sócias da Jahe Marketing
Sócias da Jahe Marketing, Thaís Faccin e Satye
Inatomi
Divulgação
A Black Friday se consolidou de vez no
calendário brasileiro já há alguns anos. Em 2022, contudo, uma coincidência
promete dar à data um tom especial: a Copa do Mundo acontece excepcionalmente
no final do ano, entre 20 de novembro e 18 de dezembro. Isso porque as
altíssimas temperaturas médias do país sede desta edição, o Qatar – muitas
vezes acima dos 40° no meio do ano – forçaram a organização a postergar a
data.
Já a Black Friday 2022 acontecerá no dia
25 de novembro – apenas horas depois do primeiro jogo da seleção brasileira no
Mundial, às 16h do dia 24, quando o time estreia contra a Sérvia. E o que uma
coisa tem a ver com a outra? De acordo com as sócias da Jahe Marketing, Thaís
Faccin e Satye Inatomi, a união das datas gera novas oportunidades de negócios
para pequenas e médias empresas.
“Para o varejo, eventos como a Copa do
Mundo são um convite irresistível para criar promoções e atrair um público
interessado em trocar a televisão da sala, ou criar um ambiente convidativo
para assistir aos jogos com os amigos. Essas duas ideias em conjunto já seriam
motivo para que o comércio estivesse com boas expectativas. Mas alguns números
corroboram o otimismo”, diz Faccin.
Uma pesquisa do Google/Ipsos de agosto
de 2022 com foco no público brasileiro aponta que cerca de 70% dos
entrevistados pretendem comprar nesta Black Friday. Além de ser uma margem
considerável, constatou-se um aumento de 16 pontos percentuais em relação ao
ano de 2021. Ainda de acordo com esse levantamento, as cinco categorias mais
desejadas, em ordem de prioridade, são calçados, roupas, papelaria, eletrodomésticos
e eletroportáteis.
“Há espaço para que as empresas façam
excelentes negócios na Black Friday da Copa. Mas é preciso que todos estejam
alinhados para chegar ao sucesso. Isso quer dizer que não é apenas o marketing
que deve dar atenção especial ao tema, mas todas as áreas da companhia, pois
trata-se de uma operação comercial completa, que movimenta estoque,
atendimento, logística, caixa e tudo que envolve a operação”, comenta Satye
Inatomi.
Então, como maximizar a visibilidade da
sua marca e atrair mais clientes no ambiente de Black Friday junto à Copa do
Mundo? Para a Jahe Marketing, essa temporada será marcada fortemente, também,
pela influência do figital (físico+digital) ou phygital se for grafado em
inglês, no comportamento dos consumidores.
Não existem limites bem definidos para
indicar o que é ou não figital. “O termo é utilizado para se referir à oferta
da melhor experiência ao consumidor, lançando mão, para tanto, do melhor de
cada um dos canais de vendas. E isso é, afinal, tudo o que a Black Friday 2022
deve ser”, diz Thaís Faccin.
Ela explica que, em momento no qual
muitas pessoas estarão fora de casa, acompanhando jogos com família e amigos,
muitas compras serão feitas por aplicativos móveis, nos celulares, dando
preferência a locais mais próximos de onde se está.
“Ou seja, é impossível falar de varejo
figital sem pensar na geolocalização do consumidor e na agilidade de entrega –
como a facilidade de se buscar um eletrônico na loja física ou a rapidez para
receber gelo e carvão para o churrasco depois dos jogos (muitos acontecerão do
meio para o final da tarde).”
Inatomi complementa que, considerando a
grande concorrência para a data, deixar tudo para a última hora não é um bom
negócio. “A Black Friday já há alguns anos também fez surgir a Black Week, e
mais recentemente, o Black November. Ou seja, um mês inteiro de promoções e
ofertas para atrair o consumidor”, afirma. “Assim, quem ainda não tem a
estratégia pronta para surfar o movimento, precisa correr para não perder o
bonde.”
A seguir, as sócias da Jahe Marketing
dão dicas para que as pequenas e médias empresas aperfeiçoem suas ofertas e
atendimento para a data. Confira:
Oportunidade de obter novos clientes - O
período da Black Friday não é somente uma oportunidade de vender mais, mas
também de obter novos clientes, que podem, então, ser fidelizados por uma boa
experiência – inclusive para a próxima grande data do calendário, o Natal.
Portanto, compreender bem a jornada de compra do seu consumidor é fundamental
para melhorar a trajetória até a compra e deixá-lo satisfeito.
Planeje os descontos de forma
estratégica - Os consumidores estão procurando descontos que valham a pena.
Antes de simplesmente cortar o preço pela metade, contudo, é preciso que as
empresas avaliem seu estoque e descubram quais itens são mais estratégicos para
sua promoção. Vale até oferecer um item menos procurado de forma gratuita, ou
oferecer cupons de desconto em uma próxima compra.
Criar senso de urgência é válido, mas
evite excessos - O público estará mais inclinado a fechar negócio durante a
Black Friday, mas apenas se os preços estiverem atraentes. Por isso, é
interessante chamar a atenção para o fato de que os valores continuarão mais
baixos somente por um período de tempo, e que é melhor aproveitar as promoções.
Esse senso de urgência é válido, e muitas companhias indicam na página dos
produtos quantos itens ainda estão disponíveis. É importante, porém, evitar
excessos para o tiro não sair pela culatra, e acabar irritando os consumidores.
Muitas mensagens ou abordagens sucessivas podem cansar os clientes
potenciais.
Não deixe de acompanhar a concorrência -
Acompanhar o que os concorrentes estão fazendo em datas-chave do calendário é
importante.. Visite as lojas, navegue nos sites, simule uma compra, conheça o
atendimento. Conhecer os pontos fortes das outras lojas pode ajudar a empresa a
identificar os seus – e também entender o que precisa ser melhorado.
Aprenda com o passado - Uma estratégia
bem-sucedida em anos anteriores não significa que não há nada que possa
evoluir. Em um mercado que mudou muito nos últimos anos por conta da
digitalização e os efeitos da pandemia, é natural que o negócio tenha
transformado muitos processos em pouco tempo. Por isso, checar os indicadores
para entender o que pode ser feito melhor, ou simplesmente abandonado por não
funcionar, é essencial. Plataformas de CRM ou de mídia programática costumam
gerar insights valiosos. As redes sociais também.
Sobre a Jahe Marketing
A Jahe Marketing é uma assessoria
altamente especializada que oferece soluções 360° de #marketing em um único
lugar, conduzida por profissionais com mais de 20 anos de experiência. Se a
empresa precisa de uma estratégia bem definida, braço operacional para executar
todas as atividades da área e investir no que realmente dá resultado, a Jahe
Marketing está preparada para ser o “seu marketing”.
A Jahe Marketing trabalha com o conceito
de one stop shop. Isso quer dizer que tem todas as soluções que as companhias
precisam em um lugar só – do planejamento estratégico à gestão e execução de
serviços. A ideia é terceirizar um departamento fundamental com profissionais
especializados. Assim, o empresário pode cuidar do que faz de melhor e focar
seus recursos financeiros no que mais importa para sua atividade, sem descuidar
da sua marca.
Com a vantagem de que ele escolhe só aquilo de que realmente precisa. Tudo isso de forma transparente, didática e descomplicada.
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