Black Friday: última chance para as marcas que querem fazer bonito
Por Edu Sani, CEO da ADSPLAY
O que começou como uma sexta-feira muito
movimentada na Filadélfia de 1960, se tornou uma das maiores datas do comércio
no mundo: a Black Friday. No Brasil, em 2021, as vendas totalizaram R$ 4,2
bilhões, 5% a mais do que no ano anterior. Ou seja, a data é uma ótima
oportunidade para elevar vendas e dar um upgrade nos negócios. Um crescimento
ocorrido, principalmente, no e-commerce, que criou força durante a pandemia.
Segundo dados da NielsenQ/Ebite, em 2021 o ticket médio da Black Friday obteve
uma variação positiva, passando de R$ 592,85 em 2020 para R$ 753 em 2021. O
pagamento em 10 vezes também cresceu, ficando 2,4% maior que no ano anterior.
Sigo batendo na tecla que é uma data que
vale a pena investir. Quando falamos sobre mídia paga e mídia orgânica, é comum
que durante datas comemorativas a compra de mídia fique mais cara, devido à
procura de posicionamento no Google. O ideal é investir em posicionamento de
marca orgânico no Google, utilizando uma forte estratégia de SEO. Assim, seu
site e suas páginas de produtos podem chegar à primeira página. Trabalhe bem as
palavras-chave e produza conteúdo de alto valor para o cliente final.
As marcas precisam estar presentes nas
redes sociais, e que imagens em formato estático não são mais tão atrativas
para o público depois do TikTok - os formatos de vídeos curtos têm feito mais
sucesso entre os usuários. Existem alguns recursos para gerar expectativa e
engajamento, tais como “Amigos próximos” no Instagram, Live Commerce, Trends do
TikTok, e remarketing. Lembre-se que conquistar novos clientes pode ser de 5 a
7 vezes mais caro do que gerar recompra. Também é preciso considerar que os dispositivos
móveis foram os meios mais utilizados (61,1%) para acessar sites e aplicativos
de lojas.
Um dado interessante: ainda que focada
em produtos, a Black Friday se mostrou uma boa opção para outros setores. Por
exemplo, o delivery de alimentos e bebidas teve um aumento de 13,3% em
comparação à média das 4 sextas-feiras anteriores à data. Os cursos
educacionais, principalmente de idiomas (21%) e capacitação profissional (23%),
também tiveram maior intenção de compra, ficando atrás apenas dos serviços de
streaming (27%). Em 2022 a previsão é que o setor continue crescendo - 51% dos
jovens buscaram cursos de idiomas durante a última Black Friday, segundo dados
FacE-Book IQ - META.
Meu último conselho é este: se você é uma marca e ainda tem dúvida sobre investir em Black Friday, pense no que você tem a oferecer para esse período. Vale a pena gritar? O investimento em marketing mais amplo para a Black Friday posicionaria sua marca como líder em seu espaço? Se sim, vá em frente (e boa sorte)!
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