Últimas

Brasil conhece hoje os melhores cafés nacionais de 2022

Caparaó e Matas de Rondônia são destaques no Coffee of the Year, tradicional competição que revela os melhores cafés do ano; anúncio de vencedores foi feito no último dia da SIC

Minas Gerais, novembro de 2022 – Na tarde desta sexta-feira (18), o Brasil passa a ter mais dois cafés, um arábica e outro canéfora, na lista de referência internacional em qualidade. A produtora Larissa Sodré de Paula, do Sítio Café da Sophia (Caparaó - MG) e o produtor Licleison Sebastião da Silva, da Chácara Paraná (Matas de Rondônia - RO)  conquistaram os prêmios de melhores cafés nacionais ao vencerem o tradicional concurso Coffee Of the Year (COY). O anúncio foi feito durante um dos principais eventos da cafeicultura mundial, a Semana Internacional do Café, realizada no Expominas, em Belo Horizonte (MG).

“Somos produtores da agricultura familiar e é uma alegria muito grande receber esse reconhecimento, representando o café de mulher. Sou filha de produtora, e dou sequência na tradição familiar, ao lado do meu marido. O prêmio tem um significado especial porque o Café da Sophia é uma homenagem a minha filha”, afirmou Larissa, 22,vvencedora na categoria arábica.

Vencedores na categoria canéfora, com café fermentado, o casal Licleison e Poliana da Silva destacaram o empenho dos produtores regionais de Rondônia. “Somos agraciados com a genética local, com clima e solo, mas o diferencial tem sido o trabalho dos cafeicultores que estão se dedicando muito e fazendo a diferença nos últimos anos. Nessa edição do evento trouxemos mais produtores interessados em participar. Somos famílias parcerias e buscamos que nossa qualidade seja cada vez mais reconhecida”, disse Poliana, ao final da premiação.

As duas regiões angariaram a maioria dos prêmios. Os produtores das Matas de Rondônia conquistaram as cinco primeiras colocações na categoria canéfora. Já os cafeicultores de Caparaó (MG), ocuparam sete posições entre os dez melhores avaliados em arábica.

Para Caio Alonso Fontes, cofundador da Café Editora e um dos realizadores da SIC, o prêmio traz projeções nacional e internacional, ao produto, produtor e à região de cultivo. “Diante da importância que esse prêmio tem para o setor, recebemos nessa edição o recorde de 505 amostras de café de diferentes regiões do país, para serem avaliadas pelos especialistas”. Ao todo, participaram 415 propriedades de café de 9 Estados.

O Coffee Of The Year (COY) é o principal prêmio da cafeicultura nacional e incentiva o aprimoramento da produção nacional, sendo também espaço para a divulgação de novas regiões produtoras de café. O concurso envolve o processo de avaliação e classificação por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo CQI (Coffee Quality Institute).

Durante a SIC, realizada entre 16 e 18 de novembro, as amostras finalistas estiveram disponíveis para apreciação dos visitantes.

Vale destacar que integra o COY, o projeto SIC IN THE BOX, que possibilita aos compradores, torrefadores, provadores, traders, entre outros profissionais do setor solicitarem, via formulário, o recebimento das amostras, com base nas pontuações. 

A cerimônia foi realizada no Grande auditório, às 14h, e contou com produtores de diferentes regiões do Brasil e a presença de torcedores que vieram o apoiar os cafeicultores de cada Estado.  Após a premiação foi realizado um bate-papo com os vencedores, seguido de um cupping  para os visitantes.

Abaixo a lista dos premiados:

Arábica

1-Larissa Sodré de Paula – Sítio Café da Sofia – Caparaó (MG)

2- João Vithor Medeiros Lacerda - Sítio Forquilha do Rio - Caparaó

3- Vagner Uliana – Pousada Villa Uliana – Montanhas do Espírito Santo (ES)

4- Homero Aguiar Paiva – Fazenda Guariroba – Campo das Vertentes (MG)

5 – Altilina Lacerda – Sítio Forquilho do Rio - Caparaó

6 – Wilson Osório dos Santos – Sítio Osório - Caparaó

7 -José Alexandre Abreu de Lacerda – Sítio Forquilha do Rio - Caparaó

8 – Fábio Protásio de Abreu – Sítio Família Protásio - Caparaó

9 – Samuel Mangia – Tequila Café – Mantiqueira de Minas (MG)

10 – Valzilene Dutra Vieira – Sítio Cordilheira do Caparaó - Caparaó

 

Canéfora

1 – Licleison Sebastião da Silva – Chácara Paraná – Matas de Rondônia (RO)

2- João Alves da Luz – Sítio Coração de Mãe – Matas de Rondônia

3- Edvaldo Sigoli – Sítio Comcafe – Rondônia

4 – Roniele Hel – Sítio Nova Esperança – Matas de Rondônia

5 – Altivo Eduardo Berdes Chacara Santo Antonio – Matas de Rondônia

 

Informações sobre a 10ª edição da SIC em https://semanainternacionaldocafe.com.br/ .

 

SOBRE A SIC

 

A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.

 

PATROCINADORES

A edição de 10 anos tem patrocínios master das marcas Nescafé e Nespresso e do Sistema Ocemg; diamante, da 3 Corações; prata, da Sicoob; e bronze, da Melitta e da Syngenta.

Nenhum comentário