Cinco professores de áreas diferentes fazem apostas para redação do Enem 2022
Especialistas em Biologia, Física, Filosofia,
Geografia e Química trazem ideias de tema da redação deste ano
“O trabalho infantil na realidade
brasileira”, “efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, “cidadania e
participação social”, “democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Completamente diferentes entre si, estes foram alguns dos temas da redação do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde que ele começou a ser aplicado, em
1998. O texto, que é um dos principais componentes do exame, todos os anos gera
curiosidade e especulação sobre o assunto que deverá ser abordado pelos
estudantes.
A natureza diversificada do tema é um
desafio para quem presta o Enem e também para os professores. Mas algumas
características em comum merecem ser observadas. O assessor de Redação do
Sistema Positivo de Ensino, Fábio Gusmão, alerta que “o tema da redação do Enem
é sempre atemporal e desafia o candidato a trazer uma proposta para questões de
ordem científica, social, cultural ou política que se relacionam com a
sociedade brasileira”. Mas, por mais difícil que seja cravar o tema da redação,
ler a respeito de possíveis assuntos relacionados a essas temáticas contribui
para aumentar a capacidade de argumentação e de repertório cultural, dois
fatores fundamentais para escrever um bom texto dissertativo-argumentativo. Professores
de cinco áreas fazem suas apostas para o tema da redação do Enem 2022.
Meio ambiente
Samantha Fechio, assessora de Biologia
do Sistema Positivo de Ensino, lembra que assuntos relacionados à ecologia não
aparecem como tema da redação há mais de dez anos. A última vez que isso
aconteceu foi em 2008, quando o tema foi “Máquina de chuva da Amazônia”, uma
forma de relacionar a quantidade de chuvas com o desmatamento da Floresta
Amazônica. “Eu pensaria em algo como ‘consumo e meio ambiente’. O Enem vem
apresentando temas relacionados ao comportamento humano, o que se encaixa nessa
ideia. Uma proposta como essa envolveria reflexões dos estudantes a respeito do
seu comportamento diante dos problemas com o meio ambiente”, destaca.
Uso da tecnologia na Educação
Conforme avançam os recursos
tecnológicos à disposição de estudantes e professores, aumentam as discussões a
respeito de como esses recursos podem ser utilizados em sala de aula. Esse
debate foi acelerado pela pandemia de covid-19, que obrigou as escolas a
lançarem mão de ferramentas on-line para que o processo de ensino e
aprendizagem continuasse acontecendo. Por isso, o assessor de Física do Sistema
Positivo de Ensino, Danilo Capelari, acredita que o uso da tecnologia na
Educação é um bom candidato a tema este ano. “O novo Ensino Médio, por exemplo,
prevê que uma parte da carga horária pode ser trabalhada no formato a
distância. Pode ser que o tema gire em torno disso, das possibilidades de
ensino a distância ou mesmo ensino híbrido”, detalha.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
na realidade brasileira
Elencados pela Organização das Nações
Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são propostas
para que as atividades humanas causem cada vez menos impactos ao meio ambiente
e às próprias pessoas. São 17 planos que deveriam ser observados pela sociedade
civil, pelos governos e pelas empresas. Essa é a aposta da assessora de
Geografia do Sistema Positivo de Ensino, Rafaela Pacheco Dalbem. “Se tivesse
que apostar em apenas um desses temas, acredito que seria algo sobre a fome,
presente no ODS nº 2, cuja proposição é ‘acabar com a fome, alcançar a
segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura
sustentável’. Esses assuntos são muito frequentes dentro da prova de Ciências
Humanas e suas Tecnologias e, por isso, também podem vir em forma de questão
discursiva/redação”, argumenta.
Economia do Brasil enquanto país em
desenvolvimento
Em um mundo que se torna mais
tecnológico e conectado a cada dia, processos de industrialização e fluxos
financeiros são um assunto que segue em alta. “Como o Brasil ainda é um país em
desenvolvimento, uma proposta de redação que abordasse a economia do país pode
ser uma boa pedida”, afirma o assessor de Filosofia do Sistema Positivo de Ensino,
Jorge Palicer do Prado.
Uso de combustíveis renováveis no Brasil
O fenômeno do aquecimento global tem
feito com que os poderes públicos prestem cada vez mais atenção às
possibilidades de uso de combustíveis renováveis, em detrimento dos
tradicionais combustíveis fósseis. As pesquisas sobre novas fontes de energia
passam, por exemplo, por carros movidos a hidrogênio, energia solar e eólica,
dentre outras. “No entanto, pouco se fala sobre as consequências desses carros
elétricos, como a exploração do lítio na Bolívia, com grandes impactos
ambientais e danos sociais das populações locais. Pedir que os candidatos
contextualizem essa temática na realidade brasileira pode ser um desafio
interessante para o Enem”, opina o assessor de Química do Sistema Positivo de
Ensino, Flávio Barbosa.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltadas à educação.
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