Como bares e restaurantes podem se preparar para a Copa do Mundo?
Setor deverá ter aumento de até 20% de movimento ao longo
dos jogos; veja quais estratégias utilizar durante o torneio
O mundial de futebol, que acontece
tradicionalmente em meados de junho e julho, acontecerá excepcionalmente no
final deste ano, coincidindo com datas importantes para o varejo nacional, como
a Black Friday e o Natal. Visando atender o aumento no fluxo de clientes
durante o torneio, o setor de bares e restaurantes pretende aumentar o seu
número de colaboradores e preparar condições especiais para o consumo.
Segundo a associação BaresSP, os
estabelecimentos que pretendem transmitir os jogos da Copa podem ter um aumento
de mais de 20% no fluxo de faturamento. A expectativa elevada acontece devido
ao calendário de partidas estar ligado as confraternizações de fim de ano, o
tradicional amigo secreto, pagamento da primeira parcela do 13° salário e a
fase de grupos do campeonato repleta de jogos do Brasil no período da tarde,
possibilitando o alongamento do happy
hour.
“Uma Copa do Mundo no final do ano é
algo inédito para o cenário do varejo nacional. O evento movimenta o comércio
com vendas de artigos esportivos, ítens decorativos, televisores, ingredientes
para churrasco, dentre outros itens. Bares e restaurantes que desenvolverem uma
programação especial para os jogos, também vão observar o aumento na
lucratividade”, comenta Maurício Stainoff, presidente da Federação dos Lojistas
de São Paulo (FCDLESP).
Para suprir a demanda dos torcedores,
Maurício Stainoff oferece algumas estratégias de como os estabelecimentos podem
desenvolver um bom ambiente durante as partidas, alinhando a satisfação dos
clientes com o consumo.
Decoração temática
Todo torcedor deseja sentir o clima do
jogo como se estivesse dentro do estádio, nesse sentido, as decorações
temáticas ajudam a criar uma atmosfera de agitação. Bandeiras, taças e bolas
são opções tradicionais de decoração.
Uma segunda opção, mais personalizada, é
criar decorações ligadas à cultura local do Catar. “A decoração atrai e mantém
o consumidor no estabelecimento, gerando satisfação e resultando em consumo”,
explica.
Transmissão ao vivo
Os famosos telões de transmissão são um
chamariz para atrair o público consumidor. Eles geram conexão entre os
torcedores e animosidade no ambiente em que está posicionado. Projetores e
televisores são uma grande aposta para elevar o movimento em bares e
restaurantes. “Investir na tecnologia da transmissão de jogos é essencial para
garantir o aumento no fluxo de faturamento do estabelecimento. É válido pensar
no audiovisual - telões e sistema de som”.
Promoções e descontos especiais
Uma outra estratégia para engajar o público são promoções e descontos nos dias de jogos. Desenvolver um preço especial de bebidas durante os horários dos jogos pode ser uma forma de atração de clientes. “Assim como no happy hour, um período específico de tempo com redução nos preços de alimentos e bebidas é uma estratégia para atrair o público consumidor”, finaliza Maurício.
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