Como escolher entre uma empresa de marketing especialista ou generalista?
De acordo com Saulo Camelo, CEO e fundador da
CMLO&CO, as duas modalidades apresentam suas vantagens e desvantagens
Atualmente, qualquer
empreendimento precisa da atuação de uma empresa especializada em marketing,
principalmente para lidar com a necessidade de informações que existe no
mercado por parte dos consumidores, seja de um produto ou serviço.
No entanto, existem
dois tipos de empresas que podem ser contratadas para atender a essa demanda: a
especialista e a generalista. Para escolher a melhor opção, o gestor deve
diferenciar as categorias e entender aquela que se encaixa melhor no seu perfil
de negócio.
De acordo com Saulo
Camelo, CEO da CMLO&CO, agência que
auxilia empresas a alcançarem os seus objetivos com ferramentas e estratégias
inovadoras, o marketing especialista é aquele que trabalha com assuntos mais
específicos, contando com uma equipe que se aprofunda em um determinado tema.
“Esses profissionais sempre estão com diversas informações relevantes em mãos
e, por meio delas, existe a possibilidade de obter novos dados. Além disso,
essa atuação também está presente na internet, onde os clientes têm se mostrado
cada vez mais exigentes. Por isso, a comunicação virtual se tornou uma
necessidade indispensável”, pontua.
Para Saulo, existem
itens que devem ser analisados antes de escolher a melhor opção. “Vale lembrar
que através de um trabalho mais aprofundado é possível desenvolver artigos
ricos em informações, conseguindo ranqueá-los de maneira eficiente nos
principais buscadores da internet. Isso demonstra que a empresa possui amplo
conhecimento no assunto que está sendo abordado”, pontua.
Por outro lado, como
esse tipo de serviço é altamente qualificado, pode ser mais difícil de ser
encontrado, levando em consideração que os profissionais só produzem conteúdo
para um nicho em específico. “Mas se a ideia é ganhar mais autoridade, o ideal
é escolher quem possa lidar com a produção desse conteúdo de um jeito mais
assertivo e convincente”, relata.
O fundador revela,
ainda, que a CMLO&CO possui uma unidade
focada no universo da saúde e bem-estar, denominada CMLO&HEALTH.
“Desenvolvemos o primeiro projeto de Social Selling da Nestlé Health Science,
produzindo 592 peças de branding que vão desde o e-mail marketing, banners e
artes, até textos voltados para a conversão de microfranqueados. Com a Saúde
Petrobrás nós planejamos, desenvolvemos e executamos estratégia nas redes
sociais diariamente, colhendo resultados de forma totalmente orgânica”,
destaca.
A parceria, conforme
explica Saulo, trouxe um fortalecimento de marca entre os atuais sócios do
plano e taxas de engajamento recorde nas redes sociais. Esses são apenas alguns
dos exemplos de cases de sucesso que foram criados e executados, além de
hospitais, planos de saúde, clínicas médicas, odontológicas e laboratório de
medicina animal, pontua.
Muitos assuntos podem,
facilmente, ser abordados de uma maneira mais simples e sem a necessidade de um
vasto aprofundamento.” Alguns desses conteúdos são desenvolvidos com o
propósito de esclarecer dúvidas dos clientes e, por isso, apresentam
informações mais fáceis de serem compreendidas”, revela Saulo.
O CEO acredita que,
mesmo que o conteúdo de empresas de marketing generalistas possa parecer mais
simples se comparado ao especialista, existem algumas vantagens ao apostar
nesse tipo de metodologia. Porém, recomenda que cada caso deve ser analisado de
forma separada. “Escrever de forma mais ampla sobre uma grande quantidade de
assuntos e explicar conceitos básicos de maneira clara e completa, sem a necessidade
de um aprofundamento no tema, são apenas alguns dos pontos positivos desse tipo
de solução. Quem precisa de atualizações frequentes para um blog corporativo,
por exemplo, identifica nesse método uma excelente opção”, declara.
A escolha por uma das
duas metodologias dependerá unicamente das necessidades da empresa contratante.
“Sendo assim, o conteúdo especializado é o mais indicado para empresas que já
possuem uma história abrangente no mercado e precisam estabelecer a sua
credibilidade diante da concorrência. Enquanto isso, as generalistas são as
mais indicadas para quem ainda está começando no mundo dos negócios e precisa
esclarecer dúvidas simples dos clientes, bem como manter um blog ou as redes
sociais com bons números de atividade. Vale lembrar que, para quem precisa
tanto de conteúdos generalistas quanto especializados, o ideal é buscar por uma
empresa que ofereça ambos os serviços e se adapte à realidade de cada negócio”,
finaliza o CEO.
Sobre Saulo Camelo
Saulo Camelo é
publicitário, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e empresário há
mais de dez anos no ramo de comunicação, marketing e publicidade. Com
background nas áreas de branding e design, fundou em 2011 a Camelo Digital,
agência de marketing e publicidade com mais de 500 clientes atendidos em mais
12 países e que hoje se torna a CMLO&CO. Responsável por liderar projetos
de planejamento estratégico, marketing, performance, comunicação e tecnologia,
Saulo é o CEO e presidente das operações da CMLO&CO, gerenciando times
responsáveis por atender grandes marcas como Nestlé, Garoto, Petrobras,
Coqueiro, Shopping Center 3 entre outros.
Sobre a Agência
CMLO&CO
Com sede na Capital paulista, entre as diversas soluções na área de marketing e comunicação, a empresa também desenvolve aplicativos e sites que transformam a vida de usuários. E, para isso, conta com um time especialista em Design e Marketing Digital. Atualmente, no portfólio estão organizações como Nestlé Health Science, Lego, DNV GL, OGFI, entre outros. Conquistou o prêmio Agência Top 10 Apptuts e mantém parceria com a ABRADI e o Sebrae. Atende demandas em SEO, Branding, Marketing de Performance, Mídias Digitais, User Experience, Consultoria de Marca. Para saber mais, acesse www.cmlo.co, pelo instagram @cmlo.co ou envie mensagem pelo saulo@cmlo.co
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