Como novos hábitos e comportamentos estão mudando o mercado de turismo
Por
Vincent Bleunven, CEO da Allianz Partners Brasil e LatAm
Aeroportos vazios, turistas em
quarentena, passagens ora canceladas, ora remarcadas. Esta foi a fotografia do
mercado de turismo em 2020. Não é exagero dizer que o segmento foi um dos mais
impactados ao longo dos últimos dois anos. No entanto, de meados de 2021 até ao
início de 2022, o avanço da vacinação trouxe novos ventos que começaram a soprar
a favor deste setor em todo o mundo.
Mesmo diante de um cenário internacional
turbulento, uma recuperação já vem sendo percebida por todos os players deste mercado, não
apenas no Brasil como no mundo todo. Mas quais serão as características do
turismo após a pandemia? A pandemia de Covid-19 mudou não apenas os hábitos de
viagens dos clientes, mas também o comportamento e a forma como decidirão
aproveitar suas férias.
Quando olhamos, de forma geral, para os
viajantes de todo o mundo, é possível perceber, por exemplo, que hoje existe
uma preocupação muito maior com as questões ambientais. Resultados da pesquisa
realizada pelo Foresight Factory e pelo Customer Lab, do Grupo Allianz
Partners, em maio deste ano, mostram que seis em cada dez famílias (60%), com idades
entre 25 e 40 anos, dizem prestar mais atenção ao impacto ambiental de suas
viagens no futuro, em comparação com a pré-pandemia. Além disso, mais de sete
em cada dez consumidores na Grã-Bretanha, Alemanha e EUA dizem que filtros de
sustentabilidade em sites de viagens os ajudariam a fazer melhores escolhas e a
viver de forma mais sustentável.
Outra tendência que veio para ficar é o
“Workcation”, palavra criada a partir da junção dos termos “work” (que, no
inglês, significa “trabalho”) e “vacation” (que significa “férias”). Com a
pandemia, muitas empresas passaram a adotar o modelo de trabalho remoto e os
profissionais viram no home office uma oportunidade de explorar o mundo, sem
ter que abandonar seus empregos. Ou seja, os consumidores conseguiram conciliar
o turismo com o trabalho. Agora, não é preciso mais esperar as férias para
viajar, muitos já conseguem fazer isso o ano todo.
Existe, inclusive, um movimento que os
hotéis estão começando a fazer para atrair trabalhadores remotos por meio de
pacotes de assinaturas, em vez de tarifas noturnas. Segundo a nossa pesquisa, a
Geração Z, principalmente, abraça a autonomia do trabalho remoto e o estilo de
vida de trabalhar em qualquer lugar.
Entrando na seara econômica, também
podemos dizer que os viajantes têm sentido no bolso os impactos de um setor que
ficou em crise por quase dois anos. Os preços das passagens subiram em função
dos problemas na cadeia de suprimentos, que causaram o aumento dos preços do
gás e de alimentos, por exemplo. Mesmo assim, este fator ainda não tem sido
suficiente para intimidar os turistas pelo mundo.
A demanda por viagens segue forte para o
final do ano: a partir de agosto de 2022, as reservas pré-registradas pelas
agências de viagem online estão acima do que eram em 2019. Isso significa que
os consumidores ainda estão dispostos a viajar, mesmo que encurtando a duração
ou reduzindo a distância, para manter os custos de viagem suportáveis. Os dados
são da Allianz Research em parceria com o banco de dados financeiros Refinitiv
Datastream e PhocusWire.
Uma das principais mudanças de
comportamento, no entanto, está no quesito segurança. No momento em que viajar
se tornou uma ação de risco à saúde, o seguro viagem passou a ser uma
prioridade para todos os viajantes, incluindo a procura por seguros que tenham
cobertura para Covid-19. Em nossa pesquisa, identificamos que o Brasil lidera,
com 57%, o ranking de famílias (entre 26 e 40 anos) que desejam comprar o
seguro viagem para destinos internacionais. No mundo, esse desejo aumentou 24%
em relação à última viagem.
E não é apenas em viagens internacionais
que os brasileiros têm sido mais cuidadosos. De janeiro a setembro de 2022
tivemos um aumento de 61% na emissão de apólices de seguro viagem dos planos
nacionais em relação ao mesmo período do ano passado. Ou seja, o seguro viagem
está deixando de ser uma prioridade apenas para quem vai para fora do Brasil e
passa fazer parte dos planos de viagens domésticas também. Uma mudança
comportamental nunca vista pela empresa.
É evidente que o setor de turismo como
um todo está em processo de retomada a passos largos. Um estudo divulgado pela
Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) mostra que a
expectativa é de que, até o final deste ano, os números de viagens internacionais
voltem ao patamar pré-pandemia, aqui no Brasil. Os destinos mais
buscados? América Latina, Europa e América do Norte, de acordo com a
pesquisa.
O fato é que viajar não deixou de ser
uma paixão para os consumidores. No entanto, as empresas do setor precisam
estar atentas às novas exigências e fazer algumas adaptações para atender os
comportamentos e costumes trazidos pela pandemia. Os turistas já estão de malas
prontas, agora, as empresas precisam estar prontas para atender suas novas
expectativas.
Sobre a Allianz Partners
A Allianz Partners é líder mundial em
seguros e assistência B2B2C, oferecendo soluções globais nas áreas de seguro
internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos
especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo
produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do
seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios
de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em
cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz
Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100
funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano,
com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil,
a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.600
profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 10.700 prestadores de
serviços que vivem para ajudar.
Para mais informações: https://www.allianz-partners.com.br/
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