Consultoria ajuda brasileiros a se preparem para morar em Portugal
Empresa faz desde a locação de imóveis até a documentação para quem quer começar uma nova vida no país do velho continente
Morar em Portugal é o sonho de muitos brasileiros e quem está pensando em ir para lá pode aproveitar as recentes mudanças para tirar visto. Isso porque desde o dia 30, Portugal passou a emitir vistos para trabalho. As novas regras contemplam cidadãos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, como o Brasil. Com esse visto, os brasileiros podem permanecer em Portugal em busca de trabalho por até 120 dias, podendo estender esse período em mais 60 dias. Lucila Romano, 51, que há 5 anos mudou de São Paulo para Lisboa considera que a mudança pode facilitar a vida dos brasileiros que querem ir para lá. “É uma oportunidade para brasileiros que querem se mudar para cá”, diz.
Ela e o marido escolheram o país com o objetivo de dar uma vida melhor aos dois filhos. Ele, da área de tecnologia, chegou lá com um emprego certo, enquanto que ela, formada em propaganda e marketing, sabia que não seria fácil conseguir algo na sua área e estava disposta a mudar.
Percebeu que muitos brasileiros queriam ir para Portugal, mas não sabia quais eram os trâmites para morar lá legalmente. “Comecei informalmente essa ajuda pra brasileiros que estão vindo para cá, fazia assessoria para buscar casa, escola e documentação”, diz. Foi assim que surgiu a ideia de transformar esse trabalho informal em uma empresa para ajudar brasileiros que querem ir para lá estruturado, com processo tranquilo, com fontes confiáveis.
A ideia de criar a consultoria saiu do papel em 2019, mas com a pandemia, Lucila optou fazer consultoria online, que é quando a pessoa começa a pensar no projeto para mudar.
Hoje, ao lado da sócia Silvia Specchio Reis, 55, a empresa tem serviços personalizados, mas tem também serviços prontos para cada público. “Um desses serviços é o Relocation, onde o cliente chega em Portugal com casa pronta para viver. Vejo perfil da família, necessidades e valor disponível para o aluguel e vou fazer essa busca para encontrar algo que atenda exatamente as necessidades e expectativas do cliente”, diz. “Faço todo processo desde as buscas dos imóveis, negociação com proprietário, faço contratação de água, luz e internet. A pessoa chega aqui com tudo funcionando”, complementa Lucila. “Alugar imóvel em Lisboa é complicado e estando no Brasil pode cair em golpe, não conhece a região, não conhece o proprietário”, alerta.
Ano passado, comenta ela, houve um boom do aluguel de casas. “Muitas pessoas pararam o projeto de vim para Portugal por conta da pandemia, porque não podiam entrar, mas deixaram tudo pronto para mudar. Com isso, este serviço passou a ganhar destaque”, afirma.
Mas o trabalho delas não para por aí. Baseado na vivência no país e ter passado por todo o processo de mudança, elas orientam com fatos e dados reais para quem sonha em morar em Portugal. Da busca por casa e consultoria virtual, elas fazem a assessoria de documentação, orientação de vistos e cidadania portuguesa feita por advogados, planejamento financeiro, entre outros. A única ressalva é que a assessoria tem por premissa, atender público de brasileiros que querem morar legalmente no país. “Não atendemos turista que vem para morar”, diz. “Nossa intenção é garantir que as pessoas façam a mudança de forma confortável, segura e com o mínimo de risco.”
Lucila Romano e Silvia Specchio
Foto: Lu Schadek
Nenhum comentário