De BeerOrCoffee para Woba: startup mineira dispara e muda de nome para atender demanda de grandes empresas e expansão internacional
Uma década acelerada pela pandemia: as
exigências do mercado de trabalho, em relação à flexibilidade, têm estado em
constante mudança e, para suportar esta revolução, a empresa passa por mudanças
Roberta Vasconcellos - CEO da Woba
Belo Horizonte, 08 de novembro de 2022 -
O conceito sobre
trabalho está em constante transformação e o maior marketplace de espaços de
trabalho da América Latina também. O BeerOrCoffee agora é Woba. Derivado do
termo “Work-Life Balance'' (vida profissional equilibrada), o novo nome marca
uma virada no modelo de negócios: de plataforma que conecta profissionais e
empresas para um ecossistema de soluções de escritórios. Com mais de
1.500 mil espaços em 200 cidades do país, a plataforma se consolida ao
facilitar o acesso flexível e sob demanda a espaços de trabalho para diferentes
usos, como escritórios, espaços para eventos ou reuniões. O rebrand foi
anunciado no dia 28 de outubro, no Google Campus, em São Paulo.
Segundo Roberta Vasconcellos, a CEO e
cofundadora do antigo BeerOrCoffee, agora da Woba, a mudança da marca tem
o objetivo de acompanhar as atualizações e as transformações do setor de
atuação.
“Na sua criação, o BeerOrCoffee tinha o
propósito de facilitar conexões. Nossos usuários tinham em suas mãos o poder de
encontrar outras pessoas, pares, mentores ou parceiros e os convidarem para um
bate-papo, com um café ou cerveja. Em 2017 percebemos que os espaços de
coworking eram os pólos dessa conexão e pivotamos para um modelo de conectar
pessoas e empresas aos melhores espaços de trabalho do Brasil. Porém, com base
nos acontecimentos dos últimos anos e seus impactos no mercado, principalmente,
com o aumento da flexibilização do trabalho, entendemos que nossas soluções e
serviços entregam muito mais do que a marca BeerOrCoffee conseguia carregar e,
por isso, foi necessário atualizar”, conta.
Funcionários passaram a exigir um modelo
de trabalho flexível e empresas tiveram de se adaptar, a Woba esteve por perto
de muitas que optaram por essa transição, como iFood, Gupy e Stellantis, por
exemplo. De acordo com o levantamento realizado pelo Google Workspace, em
parceria com a consultoria IDC Brasil, 56% das empresas brasileiras adotaram o
trabalho híbrido em 2022. Em 2021 a taxa era de 44%. A pesquisa também apresenta
que 19% das organizações seguem permitindo o trabalho remoto.
O mercado cresceu e a Woba também.
“Percebemos que nossa marca vai além do que inicialmente nos propusemos a
fazer. Foi necessário adequar nossa mensagem para este novo mercado e o novo
perfil do cliente para transparecer todo o escopo do que oferecemos em nossas
soluções e atendimento”, afirma Roberta. Hoje o principal público da Woba são
médias e grandes corporações. Entre seus clientes estão Itaú, XP Investimentos,
Banco Inter, Creditas, iFood, Rappi, Sodexo, MRV e Mapfre.
Todo trabalho de reposicionamento,
renaming e rebranding foi desenvolvido sob coordenação dos diretores de design
e fundadores da Tall,Piet, Eduardo Tallia e Duda Di Pietro lado a lado com o
time de Woba.
"Trabalhamos juntos em busca da
essência da empresa e descobrimos que o seu impacto vai muito além de ser
apenas um marketplace de espaços de trabalho. Woba muda a rotina das pessoas e
consequentemente a vida de cada uma delas. Saber que qualquer um pode ter um
espaço de trabalho perto da escola dos seus filhos, começar a ir de bicicleta
ou mesmo a pé para o trabalho; imaginar que as empresas possam ter uma sede em
qualquer lugar do país; isso é algo transformador. Foi a partir dessas
transformações que chegamos no seu novo nome: Work-life Balance. O equilíbrio
entre a vida e o trabalho. Esse foi o conceito que norteou toda a construção da
identidade visual de Woba. O equilíbrio e abertura de novas possibilidades de
se levar a vida", ressalta Duda Di Pietro, diretora de design e fundadora
da Tall,Piet.
Fundada em 2017, em Belo Horizonte, a
startup possui em sua rede mais de 1.500 espaços em 200 cidades brasileiras,
como: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Curitiba. Desde o início de sua
operação, levantou R$ 8 milhões de capital inicial com Kees Koolen, o
cofundador do Booking.com, em 2018; e R$ 55 milhões na Séries A com Kaszek e
Valor Capital, em 2021. Seus resultados são ascendentes: o número de reservas
quase quadruplicou (alta de 387%) no último ano até setembro.
Agora, a Woba tem a missão de ser uma
companheira de pessoas e empresas na jornada da flexibilização do trabalho,
possibilitando que colaboradores possam acessar locais de trabalho presenciais
em outras localidades do país, ou mais próximos às suas casas, por exemplo,
além de se conectarem com potenciais parceiros de negócios. Assim,
proporcionando mais qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e
profissional.
Vasconcellos contextualiza que com a
pandemia houve uma aceleração digital do trabalho que mudou a forma como as
pessoas procuram emprego. “Com a retomada das atividades presenciais, os
colaboradores estão optando por instituições que ofereçam opções de trabalhos
flexíveis, anywhere office (em qualquer lugar do mundo). Quando isso não é
possível, há uma maior taxa de rotatividade e dificuldades no processo de
atração, recrutamento e retenção de novos talentos, por exemplo. Sabemos que
isso impacta as organizações, mas principalmente as pessoas, que querem ter
mais qualidade de vida. E é nesse ponto que o BeerOrCoffee se torna a Woba, que
é um conceito de equilíbrio, de buscar o que se almeja para ter uma relação
entre trabalho e vida que soma, multiplica e não que subtrai. É poder trabalhar
perto da escola do seu filho e fazer com que seu trabalho se enquadre à sua
rotina, e não o contrário.”
Entre as soluções que a startup
proporciona, estão a personalização das soluções de espaços, ou seja, entender
as especificidades dos clientes para uma implementação adequada de ações
que foquem na priorização da cultura organizacional (empresas). Por exemplo,
ter a estrutura ideal para a equipe, mas o uso ser adequado ao momento e
propósito de ida ao escritório, que também possibilitem acesso à rede da Woba,
centralizem a gestão e dados para insights e tomadas de decisão, autonomia das
pessoas; infraestrutura e a rotina do trabalho híbrido (espaço, remanejamento
de equipes, salas de reunião, escritórios, eventos, ações de fortalecimento da
cultura, conexões, networking e melhoria da qualidade de vida).
Na jornada em busca de um coworking ou
outro espaço de trabalho, para o usuário final, a Woba funciona como um
marketplace de infinitas possibilidades, onde é possível escolher trabalhar
sozinho ou acompanhado em escritórios privados ou compartilhados. Locais para eventos
e reuniões em grandes centros, com potenciais parceiros de negócios e conexões
e só pagar pelo uso. Para a empresa, as soluções se integram ao oferecer a
tecnologia para um ecossistema de escritórios asset light e 360º, com contratos
flexíveis e inexistência de multa ou caução, por exemplo. Há diversas formas
para criar um ecossistema de trabalho com inteligência e eficiência.
Sobre a Woba - O Woba é um marketplace de espaços de
trabalho, criado em 2017, em Belo Horizonte. Em 2022, ao ampliar para atender
novas demandas do mercado, transformou-se em Woba. Sem sede e 100%
remota, conta com mais de 150 colaboradores, que trabalham espalhados
pelo Brasil e Mundo. Entre os seus clientes estão Itaú, XP Investimentos, Banco
Inter, Creditas, iFood, Rappi, Sodexo, MRV e Mapfre. Em 2018, recebeu aporte de
Kees Koolen, fundador do Booking.com, e, em 2021, investimento de US$ 10
milhões dos fundos Kaszek e Valor. Neste momento, participa do programa de
aceleração Escale-Up Endeavor, que seleciona empresas com alto potencial de
crescimento no país.
Para saber mais, acesse o site da Woba.
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