Dia de Doar: movimento quer fazer da doação um hábito no Brasil
Candice
Pascoal aponta a importância da mobilização social de maneira inclusiva e
explica porque
está investindo no Dia de Doar
para tornar a doação individual mais popular no país este ano
São Paulo, novembro de 2022 – Amanhã, dia 29 de novembro, é celebrado
o Dia de Doar, que tem como objetivo promover a generosidade e solidariedade,
por meio da conexão de pessoas com causas, incentivando-as a doarem. O Dia de
Doar faz parte de um movimento mundial conhecido como #GivingTuesday, que teve
início nos Estados Unidos em 2012, sendo realizado sempre na terça-feira após o
Dia de Ação de Graças.
O Dia de Doar é fundamental para
propagar doações e despertar o espírito filantrópico na sociedade. Para além do
elitismo por trás das tradicionais ações de filantropia, é importante que o
maior número de pessoas apoiem causas sociais, independente do valor doado. É
por isso que a Kickante, principal e mais completo
marketplace para financiamento de projetos e arrecadação de doações financeiras,
resolveu ousar e oferecer doações a partir de R$ 5,00 na plataforma, justamente
para furar a bolha e permitir que cada um doe o valor de acordo com a sua
realidade financeira.
No contexto de doações, os Estados
Unidos, é um dos países que mais se destaca pela generosidade da comunidade
junto às ações sociais, atingindo US$ 485 bilhões em doações em 2021, 4% a mais
do que o recorde de US$ 466 bilhões contribuídos em 2020, segundo dados da
Faculdade de Filantropia da Família Lilly da Universidade de Indiana. Já no
Brasil, a pandemia acabou por impactar o fluxo de contribuições, tanto a doação
em dinheiro, quanto a de bens e tempo. Dados da Pesquisa Doação Brasil,
coordenada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS),
mostram uma queda no número de pessoas que fizeram algum tipo de doação entre
2015 e 2020, a porcentagem saiu de 77% para 66%.
Como forma de mudar esse cenário,
Candice Pascoal, fundadora
e CEO da
Kickante, explica que a sua empresa apoia de forma literal o movimento Dia de
Doar, tendo como foco estimular cada vez mais a participação da sociedade.
Hoje, por meio da plataforma Kickante, são mais de 100 mil campanhas e R$ 300
milhões captados, tanto com recorrência e assinaturas, matchfunding e doação
pontual. A Kickante é reconhecida por bater grandes metas, e a próxima é de R$1
bilhão de reais para o Brasil.
Segundo Candice, o objetivo principal
não são só grandes doações, mas principalmente grandes participações, ou seja,
que a sociedade como um todo esteja inserida em apoiar causas em que acredita.
Desta forma, ganha tanto quem doa, quanto quem recebe. E foi por essa razão que
Candice investiu toda a sua carreira para mudar para sempre o cenário das
doações no Brasil.
"Atuo há 16 anos no meio de
captação de fundos no mercado global, e há 9 anos tenho como propósito trazer
tudo que sei sobre métodos de captação para o mundo online brasileiro. E tem
dado muito certo. Hoje, temos fomentado a mobilização de doação digital do
país, com mais de 50 mil pessoas participando de uma única campanha, e mais de
2 milhões de brasileiros engajados na causa de dora", afirma.
No ano passado, o Dia de Doar 2021
conseguiu impactar mais de 23 milhões de pessoas. A meta estabelecida para esse
ano é que a mobilização seja ainda maior e significativa, especialmente com o
avanço dos bancos digitais e diminuição do número de desbancarizados no país.
Ainda sobre o Dia de Doar, Carolina
Farias, líder do Dia de Doar, destaca que o movimento existe para ajudar a
sociedade e fazer da doação um hábito na rotina das pessoas. "O Dia de
Doar nos faz refletir sobre como estamos exercendo nosso dever como cidadãos em
apoiar instituições sem fins lucrativos, que trabalham por um futuro melhor.
Convidamos a todos para encontrarem suas causas, fazerem suas doações e
inspirarem outras pessoas a participar da ação no dia 29 de novembro”,
finaliza.
Sobre a Kickante:
A Kickante
é o principal e mais completo marketplace para financiamento e arrecadação de
doações financeiras. A plataforma é destinada para aqueles que buscam
empreender ou promover iniciativas culturais e sociais. Com atuação em todo
país, a ferramenta permite criar campanhas para financiamento coletivo
(crowdfunding) e vaquinha on-line. Os mais de 100 mil projetos realizados pela
empresa captaram cerca de R$ 300 milhões, alcançando mais de 2 milhões de
brasileiros.
A plataforma, premiada internacionalmente por sua tecnologia (Fintech Latam) e impacto (Cartier Awards), também oferece Marketplace as a Service, que já foi a escolha de grandes marcas como Microsoft para o seu White Label durante as Olimpíadas de 2020. A Kickante está preparada com tecnologia internacional para atender o grande fluxo de transações com segurança, e oferecer solução tecnológica para captadores menores e independentes sendo, desta forma, democrática.
Nenhum comentário