E-commerce deve atingir R$ 91 bilhões, impulsionado pela Black Friday e Copa do Mundo
VEJA QUATRO DICAS PARA VENDER MAIS COM A BLACK
FRIDAY: Para ter bons resultados nessa data, lojistas precisam de ferramentas
que auxiliem na gestão do seu negócio para que não afete sua reputação nos
marketplaces e na perda de clientes
Acontecendo em datas próximas, Black Friday e
Copa do Mundo prometem recordes de vendas no e-commerce
A Black Friday,
realizada este ano no dia 25 de novembro, tornou-se uma das datas mais
importantes para o varejo. É o momento em que os consumidores são atraídos
pelos mais diversos descontos para fazer as compras de fim de ano.
Porém, este ano a data
será marcada por um momento histórico. Será a primeira vez em toda história da
Black Friday em que coincidirá com a Copa do Mundo (entre 20 de novembro até 18
de dezembro), evento que impulsiona o motor de vendas.
Apesar da alta
inflação, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com a
expectativa nas alturas. Afinal, o modelo de consumo on-line cresceu
muito nos últimos meses. Só no primeiro semestre deste ano, o e-commerce
representou 118,6 bilhões de vendas, de acordo com a 46ª edição do Webshoppers
da Nielsen | Ebit.
A previsão da
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico é que, neste segundo semestre, o
e-commerce alcance um volume de vendas de R$ 91,5 bilhões. Lembrando que as
vendas em marketplaces representam quase 80% do comércio digital.
No entanto, faltando
poucos dias para a Black Friday, os clientes são bombardeados de propagandas e
é fundamental que as marcas estejam preparadas para garantir uma completa
jornada do cliente, que vai desde a disponibilidade do produto à entrega no
prazo.
Claudio Dias, CEO da Magis5
“Com o aumento das
vendas neste período, o lojista tem que preparar seu estoque para não vender
sem ter mercadorias e causar frustrações a seus clientes, negociar com
fornecedores e preparar sua equipe”, diz Claudio Dias, CEO da Magis5,
plataforma de automação e gestão em marketplaces.
Para o CEO, outro ponto
fundamental é a análise dos resultados de Black Friday anteriores, caso a
empresa já tenha participado de alguma. “Assim, o lojista poderá ver erros e
acertos e aprimorar para ser mais assertivo na data e crescer no volume de vendas
e fidelização dos clientes”, sublinha.
Como vender mais na
Black Friday
Para auxiliar as marcas
nas vendas e evitar problemas logísticos, Claudio indica que não há fórmula
mágica, no entanto, existem algumas ações preditivas que devem acontecer até a
véspera da sexta mais aguardada do ano.
- Uma delas é realizar ações de
venda de produtos que estão parados há mais tempo. “Queima de estoque,
aumento da base de potenciais clientes e promoções são algumas
oportunidades que aumentarão o faturamento e relevância de sua marca”,
destaca.
- A negociação de prazos com
fornecedores é imprescindível para não ser pego de surpresa. “Ter uma
comunicação transparente é uma prática essencial para a marca ser mais
assertiva e não ter problemas de falta de uma mercadoria que é mais
vendida na loja”, sublinha o CEO.
- Para as marcas que nunca
participaram da Black Friday, ele lembra que o dia após a data será
decisiva para a sua loja ter ou não sucesso. “É quando inicia o envio dos
pedidos, e, em marketplace, é importantíssimo que cumpra os prazos. Caso
contrário, pode ter o efeito oposto e causar perdas de clientes e queda na
reputação”, reforça.
- Com tantas datas comemorativas
próximas (logo após a Copa do Mundo vem Natal e Réveillon), além de uma
equipe preparada, o lojista precisa de ferramentas que auxiliem na gestão
do seu negócio. Assim, é possível aumentar as vendas dos produtos, ganhar
qualidade e manter a reputação da empresa. “Utilizar um hub de automação e
gestão de seu e-commerce em marketplace irá auxiliar o lojista a ter muito
mais tempo para criar soluções assertivas, negociar com seus fornecedores,
escolher melhor seu portfólio de produtos. Esse preparo para atender o
mercado vai ajudar a evitar erros que podem dar prejuízos ao seu negócio”,
destaca Dias.
Como evitar o título de
black fraude
Muitos brasileiros
desconfiam da sexta mais esperada do ano por causa das estratégias enganosas de
muitas empresas e promessas que não são cumpridas.
No entanto, Claudio
lembra que os marketplaces em si já possuem grande reputação por parte do
público, mas que a comunicação é essencial nesse momento. “Utilizar as redes
sociais para destacar depoimentos de clientes que já tiveram uma boa compra com
sua empresa trará maior autoridade”, reforça.
Outra dica é produzir
conteúdos relevantes. Como a Black Friday é colada com o evento esportivo, se o
seu nicho de negócio permitir, vale a pena fazer posts sobre produtos e
adereços relacionados ao mundial para ter mais engajamento de seu público e
conquistar mais clientes.
SOBRE A STARTUP MAGIS5
Fundada em 2019, e com sede em Rio Claro, interior de São Paulo, a startup Magis5, enquanto hub de automação e gestão de e-commerce em marketplaces, ajuda vendedores a escalarem seu negócio. A plataforma reúne vendedores de marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Magalu, entre tantos outros. Mais informações em: https://magis5.com.br/
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