Educação internacional deve crescer no Brasil
Setor movimentará US$ 433 bi até 2030, mas país
só conta com 42 instituições com diplomação no International Baccalaureate
Não é segredo que o mundo está cada vez
mais globalizado e a educação internacional deve entrar em um ciclo de expansão
no Brasil. Segundo dados do relatório da HolonIQ, até o ano de 2030 o setor irá
movimentar US$ 433 bilhões. Muitos brasileiros, no entanto, ainda não
compreendem a importância de um diploma com capacitação para o mundo, como é o
caso do International Baccalaureate (IB), que em tradução direta significa
Bacharelado Internacional.
Mas esse tipo de programa, focado na
formação para os anos iniciais da escolaridade, para o ensino fundamental e
médio, são fornecidos por poucas instituições no país. Hoje, o Brasil conta com
51 escolas autorizadas pelo IB. Sendo que, 23 escolas oferecem a formação para
os anos primários, o Primary Years Programme (PYP), apenas 10 o programa para
os anos intermediários, o Middle Years Programme (MYP) e 42 o IB Diploma. Para
Anderson Raimann Vidal, Diretor de Qualidade Pedagógica responsável pelas
escolas SIS Swiss
International School no Brasil, e também líder no IB, os programas
trabalham em conjunto para proporcionar uma experiência educacional coerente
para estudantes de todos os níveis de escolaridade. De acordo com cada idade,
os programas desenvolvem habilidades de pensamento crítico, cooperação e
independência, ajudando os alunos a fazerem conexões, perguntas e a inovarem
com soluções criativas.
“O MYP identifica seis contextos globais
de ensino e aprendizagem que são desenvolvidos a partir dos temas
transdisciplinares do PYP e que os ampliam. Estes contextos fornecem uma
ligação entre o que é aprendido na escola e o que acontece fora da escola.
Temos casos de estudantes que tiveram como trampolim inicial a formação
internacional na SIS Swiss International School, algo que possibilitou que eles
ingressassem em instituições superiores de outras lugares do mundo”, afirma.
Pesquisas conduzidas pelo Conselho
Australiano de Pesquisa Educacional (ACER) procuraram entender melhor o impacto
do MYP nos resultados do Programa de Diploma (DP). A ACER comparou os
resultados do IB Diploma de estudantes que completaram o ensino fundamental com
MYP, outro programa internacional, ou um currículo estadual ou nacional.
Os resultados sugerem que os estudantes que concluíram o MYP obtiveram
pontuação mais alta do que os não participantes do MYP. Outras pesquisas
similares também já foram conduzidas nos EUA e na Europa.
O PYP e o Middle Years Programme MYP são
dois dos quatro programas IB oferecidos pelo International Baccalaureate (IB).
PYP atende crianças de 3 a 12 anos de idade, o que corresponde, no Brasil, à
educação infantil e o ensino fundamental I e o MYP é para crianças de 11 a 16
anos de idade, ou seja, o ensino fundamental II. Ambos os programas
compartilham muitos dos mesmos princípios e valores, funcionando de forma
complementar.
O Programa Diploma, ou Diploma
Porgramme, ou mais conhecido como IB Diploma, é por sua vez, o programa mais
conhecido do IB e corresponde aos últimos anos do ensino médio no Brasil. Seu
diploma de conclusão, com sua pontuação, é um dos mais aceitos para entrada em
universidades do mundo todo, sendo reconhecido em quase todos os países como
excelente preparação para a entrada nas melhores universidades.
Um estudo no Reino Unido (UK) comparou
os resultados do ensino superior dos estudantes que se matricularam em
universidades britânicas com um diploma IB ou um “A level” de qualificação. O
estudo apontou que os estudantes com diploma IB tinham três vezes mais chances
de se matricular em uma das top 20 instituições de ensino.
Com cada vez mais grupos internacionais
investindo na educação básica do Brasil, poderemos ver esse mercado expandir no
país, alcançando com mais pessoas interessadas em ter uma formação que
proporcione a abertura de oportunidades no mundo inteiro. Além disso, o IB
Diploma também serve para o ingresso em instituições de ensino superior do
Brasil, como é o caso da ESPM, FIA, FAAP e FGV e da Faculdade Israelita de
Ciências da Saúde Albert Einstein.
Anderson ainda explica que todas as
escolas interessadas em oferecer um ou mais programas do Bacharelado
Internacional (IB) devem completar um processo de autorização de dois ou três
anos. Além desse processo, as escolas são avaliadas regularmente por uma equipe
avaliadora do IB. Desta forma, o IB é capaz de manter o alto padrão de seus
programas.
Em Brasília, a SIS Swiss International
School se prepara para garantir uma educação IB para todos os seus alunos. Isso
porque, a escola já possui os programas PYP e MYP e, em 2023, abrirá sua
primeira turma de ensino médio em 2023, e iniciará o credenciamento do IB
Diploma. Dessa forma, os primeiros formandos também terão a oportunidade de se
graduarem com o reconhecido diploma internacional. No dia 17 de novembro, às
17:30, ocorrerá uma reunião online para apresentação para o público. Os
interessados precisam entrar em contato por meio do telefone ou e-mail da
instituição.
Na SIS, junto ao ENEM, os alunos da
Escola Suíço Brasileira (ESB), acabaram de concluir as provas do IB, o exame é
realizado duas vezes por ano. No Rio de Janeiro, os alunos da Escola Nova
realizarão o exame em maio.
Sobre
a SIS Swiss International School
A
SIS Swiss International School integra um grupo com 120 anos de tradição, que
administra 17 escolas distribuídas entre Suíça, Alemanha e Brasil. Sua vocação
é preparar alunos para se tornarem cidadãos globais, a partir do ensino
bilingue que contempla o idioma local e a escolha por outras línguas. As
unidades da SIS são certificadas pelo International Baccalaureate, o que
permite aos seus alunos concorrerem a vagas em universidades renomadas fora do
Brasil.
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