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Educação internacional deve crescer no Brasil

Setor movimentará US$ 433 bi até 2030, mas país só conta com 42 instituições com diplomação no International Baccalaureate

Não é segredo que o mundo está cada vez mais globalizado e a educação internacional deve entrar em um ciclo de expansão no Brasil. Segundo dados do relatório da HolonIQ, até o ano de 2030 o setor irá movimentar US$ 433 bilhões. Muitos brasileiros, no entanto, ainda não compreendem a importância de um diploma com capacitação para o mundo, como é o caso do International Baccalaureate (IB), que em tradução direta significa Bacharelado Internacional.

Mas esse tipo de programa, focado na formação para os anos iniciais da escolaridade, para o ensino fundamental e médio, são fornecidos por poucas instituições no país. Hoje, o Brasil conta com 51 escolas autorizadas pelo IB. Sendo que, 23 escolas oferecem a formação para os anos primários, o Primary Years Programme (PYP), apenas 10 o programa para os anos intermediários, o Middle Years Programme (MYP) e 42 o IB Diploma. Para Anderson Raimann Vidal, Diretor de Qualidade Pedagógica responsável pelas escolas SIS Swiss International School no Brasil, e também líder no IB, os programas trabalham em conjunto para proporcionar uma experiência educacional coerente para estudantes de todos os níveis de escolaridade. De acordo com cada idade, os programas desenvolvem habilidades de pensamento crítico, cooperação e independência, ajudando os alunos a fazerem conexões, perguntas e a inovarem com soluções criativas.

“O MYP identifica seis contextos globais de ensino e aprendizagem que são desenvolvidos a partir dos temas transdisciplinares do PYP e que os ampliam. Estes contextos fornecem uma ligação entre o que é aprendido na escola e o que acontece fora da escola. Temos casos de estudantes que tiveram como trampolim inicial a formação internacional na SIS Swiss International School, algo que possibilitou que eles ingressassem em instituições superiores de outras lugares do mundo”, afirma.

Pesquisas conduzidas pelo Conselho Australiano de Pesquisa Educacional (ACER) procuraram entender melhor o impacto do MYP nos resultados do Programa de Diploma (DP). A ACER comparou os resultados do IB Diploma de estudantes que completaram o ensino fundamental com MYP, outro programa internacional, ou um currículo estadual ou nacional.  Os resultados sugerem que os estudantes que concluíram o MYP obtiveram pontuação mais alta do que os não participantes do MYP. Outras pesquisas similares também já foram conduzidas nos EUA e na Europa.

O PYP e o Middle Years Programme MYP são dois dos quatro programas IB oferecidos pelo International Baccalaureate (IB). PYP atende crianças de 3 a 12 anos de idade, o que corresponde, no Brasil, à educação infantil e o ensino fundamental I e o MYP é para crianças de 11 a 16 anos de idade, ou seja, o ensino fundamental II. Ambos os programas compartilham muitos dos mesmos princípios e valores, funcionando de forma complementar. 

O Programa Diploma, ou Diploma Porgramme, ou mais conhecido como IB Diploma, é por sua vez, o programa mais conhecido do IB e corresponde aos últimos anos do ensino médio no Brasil. Seu diploma de conclusão, com sua pontuação, é um dos mais aceitos para entrada em universidades do mundo todo, sendo reconhecido em quase todos os países como excelente preparação para a entrada nas melhores universidades.

Um estudo no Reino Unido (UK) comparou os resultados do ensino superior dos estudantes que se matricularam em universidades britânicas com um diploma IB ou um “A level” de qualificação. O estudo apontou que os estudantes com diploma IB tinham três vezes mais chances de se matricular em uma das top 20 instituições de ensino.

Com cada vez mais grupos internacionais investindo na educação básica do Brasil, poderemos ver esse mercado expandir no país, alcançando com mais pessoas interessadas em ter uma formação que proporcione a abertura de oportunidades no mundo inteiro. Além disso, o IB Diploma também serve para o ingresso em instituições de ensino superior do Brasil, como é o caso da ESPM, FIA, FAAP e FGV e da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.

Anderson ainda explica que todas as escolas interessadas em oferecer um ou mais programas do Bacharelado Internacional (IB) devem completar um processo de autorização de dois ou três anos. Além desse processo, as escolas são avaliadas regularmente por uma equipe avaliadora do IB. Desta forma, o IB é capaz de manter o alto padrão de seus programas.

Em Brasília, a SIS Swiss International School se prepara para garantir uma educação IB para todos os seus alunos. Isso porque, a escola já possui os programas PYP e MYP e, em 2023, abrirá sua primeira turma de ensino médio em 2023, e iniciará o credenciamento do IB Diploma. Dessa forma, os primeiros formandos também terão a oportunidade de se graduarem com o reconhecido diploma internacional. No dia 17 de novembro, às 17:30, ocorrerá uma reunião online para apresentação para o público. Os interessados precisam entrar em contato por meio do telefone ou e-mail da instituição. 

Na SIS, junto ao ENEM, os alunos da Escola Suíço Brasileira (ESB), acabaram de concluir as provas do IB, o exame é realizado duas vezes por ano. No Rio de Janeiro, os alunos da Escola Nova realizarão o exame em maio. 

Sobre a SIS Swiss International School

A SIS Swiss International School integra um grupo com 120 anos de tradição, que administra 17 escolas distribuídas entre Suíça, Alemanha e Brasil. Sua vocação é preparar alunos para se tornarem cidadãos globais, a partir do ensino bilingue que contempla o idioma local e a escolha por outras línguas. As unidades da SIS são certificadas pelo International Baccalaureate, o que permite aos seus alunos concorrerem a vagas em universidades renomadas fora do Brasil.

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