Era da humanização, automação e de foco no customer experience agregam valor ao consumidor no varejo
Mateus Larrabure, head de integração
tecnológica e produtos da Gertec*
Empresários e consumidores
estão certos de que a aceleração tecnológica precisa ser uma realidade
latente no meio dos negócios. A transformação
digital, no que se diz respeito também
à automação comercial, já é um dos temas em alta no meio
corporativo e soma-se a um investimento alto
em humanização do atendimento. Diretrizes deste gênero estão sendo
firmadas para que se garanta eficiência, e assegure não só a venda,
mas a fidelização do seu cliente.
Estamos
na era ‘humanológica’ do setor de
varejo e consumo, e o comportamento dos consumidores, que
já vem mudando há um tempo, empurram as marcas a estarem cada vez mais atentas,
para levar uma melhor experiência de compra no ponto de venda (seja
físico ou digital). No mundo “figital”, é muito importante atuar na
jornada dos clientes independente do canal que ele utiliza, para entender suas
necessidades em cada situação. E uma das ferramentas que ajudam a
manter a proximidade junto aos clientes, é a automação comercial, que
pode ser implementada em diversos setores com o objetivo de otimizar os
processos e garantir agilidade nas
operações e melhoria no atendimento ao cliente.
Recentemente
o Linkedln divulgou um relatório sobre o cenário de vendas no Brasil,
mostrando que as empresas do varejo pretendem aumentar, em no mínimo,
63% o uso de soluções tecnológicas neste ano, em comparação com 2021. A
pesquisa ainda apontou que 61% utilizam ferramentas de colaboração/apresentação
virtual, 58% CRM, 56% planejamento de vendas e 53% inteligência de
vendas.
Esses
dados mostram que as empresas estão cada vez mais preocupadas em aplicar
ferramentas que auxiliam na gestão de seus negócios, e também em
mapear os aspectos que influenciam o processo de compra dos consumidores. Um
estudo divulgado pela Zendesk, afirma que 61% dos consumidores esperam um
melhor atendimento após a pandemia da Covid-19, e 90% estão
dispostos a gastar mais em vivências e atendimentos personalizados.
Para atender essa expectativa, soluções que fomentem as vendas, ajudam a
fidelizar e melhorar os resultados, impulsionam ainda mais o
fortalecimento da marca.
Principalmente
quando utilizadas tecnologias que auxiliam na integração dos processos
corporativos e ajudam na tomada de decisão. Dessa forma as empresas
conseguem personalizar o atendimento e estabelecer um relacionamento
que aumenta o contentamento dos clientes. A automação comercial vem
para ajudar nesse processo das operações, coletando e gerando dados,
que ajudam a melhorar a administração e controle operacional sobre os
negócios.
Como podemos ver, pensar na gestão das empresas visando a jornada
dos consumidores em todos os processos, é o principal caminho para um
atendimento mais humanizado, agregando valor e fidelizando os
clientes. Hoje as empresas precisam mais do que nunca realizar toda
transformação digital e entrar definitivamente
numa era mais humanizada do âmbito do varejo, para ficarem à frente
dos seus concorrentes e se tornarem referência no mercado
com um atendimento que valoriza os compradores.
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*Mateus Larrabure, head de integração
tecnológica e produtos da Gertec. O executivo tem forte
vivência e conhecimento do mercado de varejo e meios de
pagamentos, com experiência em automação e desenvolvimento de
software. Formado em engenharia elétrica, com ênfase em
computadores da FEI, Mateus passou por empresas como
Epson e Unisys.
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