Franquias de alimentação invadem Norte e Nordeste do país
Aumenta o número de investidores buscando franquias já com inauguração marcada para o início do próximo ano
O segmento de franquias que, consistentemente, mais cresce no Brasil é o de alimentação. Não é de hoje que o segmento tem protagonismo no mercado de pequenos e médios empresários.
Mas por que franquias?
“Segurança. Esta é a palavra de ordem em momentos de instabilidade”, explica Lucas Atanazio, CEO de um dos maiores grupos de franquias do Brasil e citado há pouco por Paulo Guedes como exemplo de apoio em fases de insegurança econômica. O empresário continua “lidamos diariamente com empreendedores que estão investindo o dinheiro da vida deles em negócios e isso deve ser tratado com respeito e estratégia que diminua consideravelmente qualquer risco”.
Investidores e Empreendedores amadores, intermediários e, mesmo, aqueles mais experientes tem procurado no franchising um meio de rentabilidade segura e isso tem sido facilmente visto nas regiões norte e nordeste do país.
O mercado de franquias consolidou sua curva de recuperação em 2021, compensando grande parte das perdas de 2020 e quase igualando o desempenho de 2019. É o que mostra o balanço anual realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O faturamento das franquias no Brasil passou de R$ 167,187 bilhões em 2020 para R$ 185,068 bilhões em 2021, um crescimento nominal de 10,7%. O setor registrou, ainda, alta expressiva em número de unidades, redes de franquia e empregos diretos, o que corrobora com uma recuperação mais robusta.
Na Região Nordeste o cenário é ainda melhor. Segundo a pesquisa, o setor faturou mais de R$ 27,5 bilhões em 2021, um crescimento de 14,6% em relação ao ano anterior, cujo faturamento foi de R$ 24,07 bilhões. Esse crescimento foi acima da média nacional. Já em número de unidades, o mercado da Região expandiu mais de 2,9%, com 24.907 operações.
Mas uma notícia melhor ainda é que o ano de 2022 será fechado com números ainda mais expressivos e as franqueadoras tendem a iniciar sua expansão de maneira agressiva na região. “Nossas marcas tem este movimento de busca mútua há muitos anos e com resultados extremamente satisfatórios. Existem marcas que mais de 80% das unidades estão concentradas nessas áreas. Sempre tivemos ótimos resultados e. é claro, a região se fortalece com apoio de novos negócios e geração de empregos”, conta Atanazio que comanda o grupo multifranqueador.
Dentre várias marcas de Atanazio, duas no ramo de alimentação são exemplos fortíssimos de um crescimento imenso nas regiões norte e nordeste: Merilú e Poppys. Além de crescimento em número de implantações, a procura por estas e outras marcas só cresce.
Ambos os modelos de grande procura tem algo em comum, relatado pelo CEO como “Simplicidade”, e prossegue “Quem busca uma franquia não quer cometer os mesmos erros de quem abre o próprio negócio. O próprio Sebrae tem números muito otimistas sobre isso, mas além de números é o apoio ombro a ombro que faz toda a diferença”, diz Lucas.
Os dados comentados pelo empresário mostram a mortalidade de 80% de empresas independentes contra 8% de empresas franqueadas e a simplificação dos processos de compra, gestão e centralização de marketing e outros fatores facilitam as operações de franquias pelas regiões.
Ambas as marcas citadas são na área de Fast Food, Merilú voltada a frango frito e coxinhas e Poppys, um pouco mais robusta, está, de maneira local lado a lado com os grandes players do mercado como Mc Donalds e Burger King.
Muitas vezes, o empreendedor não tem tempo nem habilidade para definir todos os fatores que podem interferir no negócio. Contar com a experiência de um franqueador pode contribuir para o sucesso do seu negócio. E em análise final, entendemos que a busca por segurança e facilidade de operação tem permeado a vida de empreendedores que, cada vez mais optam pelo sistema de franchising.
O relacionamento entre franqueador e franqueado é uma via de mão dupla, não acaba na venda ou na implantação da operação. E esse é um dos principais diferenciais de fazer parte de uma rede: ter um suporte de qualidade da franqueadora, transferência de know-how, plataformas de cursos online e disponibilização de consultorias especializadas, de sorte que a franqueadora sempre vai trabalhar para expansão da sua marca com estrutura completa e constante.
E quando questionado sobre os motivos de tanta procura em momentos de instabilidade, Atanazio finaliza: “As pessoas sabem que não é hora de se aventurarem sozinhas, é momento de se cercar de gente com história e conteúdo suficientes para guiar empresários e suas famílias a uma melhor qualidade de vida e prosperidade na realização de seus sonhos”.
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