Frete grátis ou desconto na Black Friday: descubra as vantagens mais buscadas pelos brasileiros
Às vésperas de uma das datas mais importantes
para o setor varejista no Brasil, consumidor monitora benefícios para
economizar e fugir do endividamento
São Paulo, novembro de
2022 —
Promoções, ofertas, descontos, cupons e frete grátis são termos com grande
procura em mecanismos de busca, como o Google, o ano todo. Entretanto,
sazonalidades como a Black Friday elevam a demanda por esses benefícios. É um
período mais voltado ao consumo, o que estimula o consumidor a se dedicar
exclusivamente à busca das melhores vantagens de compra.
Segundo estudo Tendências e Insights Black Friday 2022,
da agência full service de marketing digital Macfor, os três principais critérios para a
decisão de compra na Black Friday e em outros momentos do ano são preços
baixos, cupons de desconto e custo do frete. Nesta ordem de
importância.
Diferente do que
acontece em outras datas comerciais importantes, como Dia da Mães, Dia dos Pais
e Dia dos Namorados, na Black Friday o consumidor não tem que se preocupar
também com interações sociais, confraternizações, deslocamentos, jantares,
etc.
Thiago Gui Pereira, head of innovation
& business development da Macfor,
explica que essa característica reforça o comportamento pela busca de vantagens
e benefícios. “O consumidor tem tempo de racionalizar o seu consumo, por isso
pesquisa com antecedência e avalia o que vai lhe trazer mais ganhos”, afirma.
Para Pereira, esses
fatores mostram que o que é primordial para a decisão de compra do brasileiro
são as promoções, os
descontos e o frete. “A procura por esses termos no Google,
inclusive, aumentou a partir de 2020, embora a pesquisa pelo termo promoção
tenha sofrido queda após o início da pandemia, provavelmente impulsionada pelo
cenário de incerteza econômica desse período”, pontua.
Queda de pesquisas no
Google por promoções
O receio em relação ao
endividamento fez com que o brasileiro procurasse menos por promoções a fim de
ser menos impactado por divulgações e campanhas de lojas e, consequentemente,
tivesse menos chances de fazer compras por impulso.
Mesmo assim, as campanhas
usando o termo promoção seguem
fazendo muito sucesso, e as vendas seguem em alta, deixando os varejistas
otimistas para a Black Friday deste ano. Mas isso se deve ao fato de que, mesmo
mais cauteloso e procurando menos por promoções, o consumidor não parou de
comprar.
“A diferença é que
agora o usuário é mais específico em suas buscas: ele faz a pesquisa no Google
usando exatamente o termo que deseja comprar. Dessa forma, pode comparar os
preços e as ofertas disponíveis. Logo, ele é impactado pelas promoções dos
itens que procura, mesmo que suas buscas não incluam o termo promoção”, diz Pereira.
Vantagens que aceleram
a jornada de compra na Black Friday
Apesar de ter
apresentado queda, a busca por promoção
é a que tem maior volume na Black Friday. “É interessante observar
que no mesmo período - a partir da pandemia - em que promoção apresentou queda
nas buscas, a procura por cupons aumentou”, destaca o profissional da
Macfor.
O uso de cupons é uma
tendência que se consolidou no País durante a pandemia, período em que a
prática se tornou 8 vezes maior do que em anos anteriores. De acordo com um
levantamento feito pela Cuponeria
e Morning Consult, o hábito está profundamente ligado às dificuldades
econômicas do Brasil, como inflação e alta nos juros.
O aumento da procura
por cupons não se dá somente em compras mais planejadas como as que são
realizadas na Black Friday, mas principalmente no uso de serviços de
delivery.
De forma geral e em
ordem de relevância, as vantagens comerciais que mais influenciam o consumidor
a avançar na jornada de compra na Black friday são:
1º: Promoção;
2º: Frete Grátis;
3º: Cupom;
4º: Desconto.
Concorrência de palavras-chave
na Black Friday
É evidente que essas
vantagens comerciais buscadas o ano todo são ainda mais procuradas na Black
Friday e, por isso, os termos relacionados a ela geram alta concorrência nesse
período. “Nesse sentido, é de fundamental importância fazer um planejamento
estratégico baseado em dados, para não só otimizar as campanhas, como também
melhorar o custo e assertividade delas”, reforça Pereira.
No gráfico acima,
extraído do estudo Tendências e Insights Black Friday 2022
realizado pela equipe de dados da Macfor, é possível visualizar o grau de
dificuldade das palavras-chave. Essa é a proporção de concorrência que esses
termos enfrentam para alcançar organicamente o topo da página do Google e ter
mais chances de impactar o usuário.
Embora seja um termo de
alta procura, o frete grátis apresenta
menor concorrência do que os outros termos de pesquisa relacionados às
vantagens de compras mais desejadas na Black Friday 2022.
Já se analisarmos o
custo por clique (CPC) desses termos para anúncio, apesar de existir menor
concorrência para o termo frete
grátis, seu CPC é o terceiro mais alto, visto seu uso frequente
pelos players para destacar a vantagem.
Isso significa que, até
o momento do levantamento, o número de anunciantes usando o termo frete grátis em campanhas
era menor do que o índice de marcas anunciando com os termos promoção e desconto. O que deixa o
custo do anúncio mais em conta para a palavra cupom, que é a menos anunciada no período. Por
isso, Pereira recomenda que, “se a sua marca quer vender mais na Black Friday,
gastando menos em campanhas online, uma boa estratégia é fazer anúncios com o
termo cupom”, esclarece.
Se o estabelecimento
pretende fazer investimentos adequados e otimizados, tanto no que diz respeito
ao alcance do seu público, como na melhor relação custo benefício de marketing,
o profissional recomenda que a empresa seja amparada por uma equipe ou uma agência
qualificada. “É essencial que o lojista tenha suporte para basear suas decisões
em dados, só assim ele conseguirá estruturar um planejamento estratégico para
as campanhas da Black Friday, que é um momento crucial para o faturamento do
varejo neste final de ano”, conclui Pereira.
Mais informações e para
acessar o estudo completo, clique aqui.
Sobre a Macfor
Criada em 2016, a Macfor é uma agência full service de marketing digital que ajuda grandes empresas, no Brasil e na Europa, a organizar, coletar e entender dados digitais para tomarem decisões melhores, acelerando o crescimento de suas marcas por meio de growth hacking. Para cada dor, squads dedicados criam soluções inovadoras e eficazes sob medida. Com uma combinação de serviços de matemática, comunicação e marketing, a Macfor viabiliza estratégias que vão desde mídia digital, tecnologia, inbound marketing, business inteligence até SEO. Precursora do Matemarketing aplicado no País, seu time de estatísticos, engenheiros e matemáticos utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para orientar a equipe de publicidade e comunicação, a fim de alcançar resultados exponenciais em awareness, tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para marcas como: Syngenta, Bunge, Cargill, UOL, Supermercados Dalben, Farmadelivery, Movile, Digio, Magnetis, Grupo OR e outras. Seus cases e resultados falam por si.
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