Immersive learning na educação corporativa
Por
Bruna Aires Mathias, Gerente Comercial do DOT Digital Group*
Atualmente, somos constantemente
impactados por milhares de informações. E é claro, que reter toda essa
informação é uma tarefa impossível. Sendo assim, nosso cérebro atua com uma
espécie de filtro. Ele armazena só o que julga ser importante e descarta o
restante.
Diante desse novo cenário em que estamos
inseridos, para que um conteúdo não seja completamente descartado, ele precisa,
necessariamente, chamar a atenção. Ou seja, demonstrar que tem relevância e ser
apresentado por meio de uma abordagem igualmente atrativa. Além disso, como o
mundo segue em constante evolução, em função do avanço da tecnologia e do
crescimento da cultura de lifelong learning, as pessoas
querem e precisam estar no controle de seus processos de desenvolvimento.
É exatamente isso que o Immersive
Learning - ou aprendizagem imersiva - proporciona: o
controle da aprendizagem. O aprendiz deixa de ser apenas um participante
passivo e passa a atuar ativamente em sua própria jornada. Além, é claro, de
ser um método bastante atrativo, que resulta na retenção de informação e
consolidação da aprendizagem.
Isso significa que coloca o aprendiz no
centro da experiência, tornando-o protagonista do processo de aprendizagem.
Entre as principais ferramentas e aplicações de immersive
learning estão:
- Realidade
Virtual - um ambiente artificial que confere ao usuário total imersão em
uma experiência alternativa do mundo real, permitindo a interação com
objetos, personagens e com o ambiente de forma totalmente virtual. É uma
alternativa um pouco mais custosa, por requerer o uso de óculos de
realidade virtual. No entanto, perfeita para treinamentos que envolveriam
riscos de segurança para o aluno – como a manipulação de maquinário
industrial, motores e afins – já que proporciona um ambiente simulado e
controlado.
- Realidade
Aumentada - essa opção coloca objetos virtuais no mundo real. Essa
tecnologia permite ao usuário explorar um objeto e todas as suas partes.
Por meio da utilização de dispositivos móveis com capacidade para
realidade aumentada – algo que já é muito comum – as imagens aparecem na
frente do usuário através da tela. Isso pode ajudá-lo a aprender sobre a
utilização de um equipamento, em um treinamento corporativo, por exemplo.
- Video Learning - O vídeo learning captura
cenários e ambientes de treinamento com vídeo 360º. Ele conduz o
colaborador de forma conveniente e segura, evitando uma atividade que
poderia ser difícil, cara ou perigosa de ser realizada presencialmente. Os
usuários podem ver o vídeo 360º arrastando com o mouse ou o dedo sobre o
dispositivo (desktop ou móvel). Ao mesmo tempo, podem vivenciar uma
experiência imersiva usando fones de ouvido de RV.
O fato é que implementar soluções Immersive Learning em um programa de
treinamento e desenvolvimento é, sem dúvidas, uma estratégia muito benéfica e
inovadora. Isso porque, com ela é possível melhorar a aprendizagem por meio da
prática, é um ambiente sem distrações e proporciona experiência dinâmica,
segura e centrada no usuário.
Além disso, assim como em qualquer outra
estratégia na educação corporativa digital, é fundamental medir resultados para
garantir a eficácia. E, na aprendizagem imersiva, as experiências do usuário
podem ser mediadas por tutores, dando-lhes a oportunidade de obter suporte e
feedback constantes.
Outro ponto importante é que os dados de
desempenho podem ser registrados para análise posterior e, também, para fins de
comparação em experiências futuras. Isso permite a testagem de retenção de
conhecimentos e competências.
Embora seja uma solução inovadora que
apresenta diversos benefícios, não podemos esquecer que cada realidade demanda
uma estratégia diferente. Sendo assim, o Immersive Learning pode não ser a melhor opção para compor algumas
estratégias de T&D. A maneira ideal de descobrir se essa solução se adequa
às necessidades de seu negócio e à realidade de seus colaboradores é por meio
de um diagnóstico educacional.
Investir em T&D de forma constante e
personalizada vai impactar diretamente no crescimento da empresa. É por isso
que a educação, principalmente corporativa, pode e deve sair do trivial para
engajar cada vez mais os colaboradores.
*Bruna Aires Mathias, Gerente Comercial do DOT
Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa
digital, desenvolveu um e-book destacando as principais vantagens de
implementar treinamentos corporativos em empresas do setor.
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