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Immersive learning na educação corporativa

Por Bruna Aires Mathias, Gerente Comercial do DOT Digital Group*

 

Atualmente, somos constantemente impactados por milhares de informações. E é claro, que reter toda essa informação é uma tarefa impossível. Sendo assim, nosso cérebro atua com uma espécie de filtro. Ele armazena só o que julga ser importante e descarta o restante. 

Diante desse novo cenário em que estamos inseridos, para que um conteúdo não seja completamente descartado, ele precisa, necessariamente, chamar a atenção. Ou seja, demonstrar que tem relevância e ser apresentado por meio de uma abordagem igualmente atrativa. Além disso, como o mundo segue em constante evolução, em função do avanço da tecnologia e do crescimento da cultura de lifelong learning, as pessoas querem e precisam estar no controle de seus processos de desenvolvimento.

É exatamente isso que o Immersive Learning - ou aprendizagem imersiva - proporciona: o controle da aprendizagem. O aprendiz deixa de ser apenas um participante passivo e passa a atuar ativamente em sua própria jornada. Além, é claro, de ser um método bastante atrativo, que resulta na retenção de informação e consolidação da aprendizagem.

Isso significa que coloca o aprendiz no centro da experiência, tornando-o protagonista do processo de aprendizagem. Entre as principais ferramentas e aplicações de immersive learning estão:

  • Realidade Virtual - um ambiente artificial que confere ao usuário total imersão em uma experiência alternativa do mundo real, permitindo a interação com objetos, personagens e com o ambiente de forma totalmente virtual. É uma alternativa um pouco mais custosa, por requerer o uso de óculos de realidade virtual. No entanto, perfeita para treinamentos que envolveriam riscos de segurança para o aluno – como a manipulação de maquinário industrial, motores e afins – já que proporciona um ambiente simulado e controlado. 
  • Realidade Aumentada - essa opção coloca objetos virtuais no mundo real. Essa tecnologia permite ao usuário explorar um objeto e todas as suas partes. Por meio da utilização de dispositivos móveis com capacidade para realidade aumentada – algo que já é muito comum – as imagens aparecem na frente do usuário através da tela. Isso pode ajudá-lo a aprender sobre a utilização de um equipamento, em um treinamento corporativo, por exemplo.
  • Video Learning - O vídeo learning captura cenários e ambientes de treinamento com vídeo 360º. Ele conduz o colaborador de forma conveniente e segura, evitando uma atividade que poderia ser difícil, cara ou perigosa de ser realizada presencialmente. Os usuários podem ver o vídeo 360º arrastando com o mouse ou o dedo sobre o dispositivo (desktop ou móvel). Ao mesmo tempo, podem vivenciar uma experiência imersiva usando fones de ouvido de RV.

O fato é que implementar soluções Immersive Learning em um programa de treinamento e desenvolvimento é, sem dúvidas, uma estratégia muito benéfica e inovadora. Isso porque, com ela é possível melhorar a aprendizagem por meio da prática, é um ambiente sem distrações e proporciona experiência dinâmica, segura e centrada no usuário.

Além disso, assim como em qualquer outra estratégia na educação corporativa digital, é fundamental medir resultados para garantir a eficácia. E, na aprendizagem imersiva, as experiências do usuário podem ser mediadas por tutores, dando-lhes a oportunidade de obter suporte e feedback constantes. 

Outro ponto importante é que os dados de desempenho podem ser registrados para análise posterior e, também, para fins de comparação em experiências futuras. Isso permite a testagem de retenção de conhecimentos e competências.

Embora seja uma solução inovadora que apresenta diversos benefícios, não podemos esquecer que cada realidade demanda uma estratégia diferente. Sendo assim, o Immersive Learning pode não ser a melhor opção para compor algumas estratégias de T&D. A maneira ideal de descobrir se essa solução se adequa às necessidades de seu negócio e à realidade de seus colaboradores é por meio de um diagnóstico educacional. 

Investir em T&D de forma constante e personalizada vai impactar diretamente no crescimento da empresa. É por isso que a educação, principalmente corporativa, pode e deve sair do trivial para engajar cada vez mais os colaboradores.



*Bruna Aires Mathias, Gerente Comercial do DOT Digital Group, edtech líder nacional no mercado de educação corporativa digital, desenvolveu um e-book destacando as principais vantagens de implementar treinamentos corporativos em empresas do setor.

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