Kantar: 97% dos consumidores do mundo todo estão preparados para adotar comportamentos mais sustentáveis
Índice do Setor de Sustentabilidade
2022 aponta lacunas entre intenção e ação para um estilo de vida sustentável.
Preços e falta de informação dificultam.
Neste momento em que o mundo está voltado para a 27ª Conferência
das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 27) e nas discussões sobre ações
globais que ajudem a mitigar as mudanças climáticas no planeta, a Kantar
apresenta dados de seu novo Índice do Setor de Sustentabilidade 2022, mostrando
que há uma grande lacuna entre a vontade de fazer algo pelo planeta e a ação
efetiva da população mundial.
Segundo a pesquisa, apesar de 97% das pessoas ao redor do mundo
estarem preparadas para adotar comportamentos mais sustentáveis, os altos
preços e a falta de conhecimento a respeito do tema são as principais barreiras para adesão a esse
estilo de vida.
A
pesquisa tem como base os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e identifica, entre 38
setores de negócio, quais são os temas mais urgentes a serem endereçados dentro
das suas respectivas categorias, e como as marcas podem
facilitar que os consumidores possam agir de forma mais sustentável.
No Brasil, 99% dos entrevistados declaram que querem ter um estilo de vida sustentável, mas
apenas 14% estão efetivamente mudando seu comportamento. Há duas razões
principais para isso: 75% desejam fazer mais pelo planeta, mas o alto custo de
vida os impede, e 43% não sabem onde encontrar produtos sustentáveis, nem quais hábitos adotar para ajudar mais.
A pesquisa revela, por exemplo, que 34% dos brasileiros estariam
dispostos a comprar energia sustentável do seu fornecedor de eletricidade ou
instalar um painel solar em casa, mas apenas 5% realmente o fazem. O preço da
energia sustentável é o principal entrave para 53% dos respondentes. Uma melhor
relação custo-benefício poderia ajudar a motivar parte dos entrevistados.
Principais preocupações
Entre
os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a poluição da água e o
trabalho infantil são as principais questões com as quais os consumidores
acreditam que as empresas devam se preocupar.
A
poluição da água é considerada o maior problema para os cidadãos urbanos e para
os maiores de 26 anos, e é a preocupação número um nas Américas.
Para resolver agora
Antes de combater as preocupações de escala global, no entanto, os
setores devem, primeiro, resolver suas questões básicas.
Segundo o levantamento da Kantar, o controle do desperdício está
no topo da agenda dos consumidores. Eles esperam que as empresas de 24 dos 38
setores encontrem soluções para embalagens em excesso e não recicláveis,
aterros sanitários, consumo excessivo e resíduos.
A descarbonização aparece em segundo lugar. As companhias em 15
dos 38 setores têm altas associações negativas com pegada de carbono e emissões
de gases do efeito estufa, que levam ao aquecimento global.
Comportamento divergente
Embora os consumidores apontem o que desejam ver nas empresas,
eles próprios divergem na hora de colocar essas ações em prática. Apenas 29% mundialmente fazem parte do grupo que a Kantar
chama de Actives – que estão preparadas para investir tempo e
esforço para reduzir seu impacto no planeta.
No Brasil, por sua vez, a população é majoritariamente formada por
Considerers
(48%). São os indivíduos que ainda estão na dúvida se podem fazer a diferença
por meio de suas escolhas, especialmente mulheres (51%) e da faixa etária de 18
a 34 anos (49%).
Entre as atitudes para contribuir com um planeta mais sustentável,
reduzir o desperdício de alimentos, levar sacolas reutilizáveis às compras,
diminuir o consumo de energia em casa e reciclar são as ações que o
público está mais disposto a realizar.
Dentro
da categoria ‘pegada de carbono’, a maioria das gerações entrevistas acredita
que a prioridade deve ser ‘Usar fontes de energia renováveis’ (Geração X 64%,
Boomers 70%, Millenials 72%, Geração Z 74%). Para 54% dos consumidores de
perfil Active reduzir o consumo de energia é muito relevante para
isso.
“Com o estudo nós podemos notar que apesar de todas as crises que
estamos enfrentando nos últimos anos, o desejo de ser mais sustentável não
diminuiu – inclusive percebemos o consumidor mais consciente sobre a
importância dessas questões e o impacto que causam na sociedade – no entanto, a
falta de informação e a percepção de que ser mais sustentável é mais caro,
impedem que os consumidores possam adotar comportamentos mais sustentáveis e é
aqui que as marcas tem um solo de trabalho fértil de oportunidades para ajudar
o consumidor a preencher essa lacuna entre o desejo e a ação, diz Maura
Coracini, Diretora de Mídia & Digital da divisão Insights da Kantar.
Sobre o Sustainability Sector Index 2022
O Índice do Setor de Sustentabilidade 2022, produzido pela Kantar,
é baseado em entrevistas com 33 mil pessoas em 32 países – Europa (16.017),
Ásia-Pacífico (11.020) e Américas (6.007). O estudo ajuda as marcas a descobrir
o que é importante para os consumidores e, desta forma, como navegar em sua
jornada de sustentabilidade.
Sobre a Kantar
A Kantar é líder global em dados,
insights
e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que
mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e
veem o
mundo. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a
entender as pessoas e inspirar crescimento nos negócios.
Mais informações em www.kantar.com/brazil.
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