Linha 6-Laranja de metrô inicia operação de duas tuneladoras
Equipamentos pesam 2 mil toneladas e têm 109
metros de extensão
São Paulo, novembro de 2022 – Dois dos marcos mais importantes para a
construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo ocorreram neste mês. No
último dia 2, a tuneladora que segue no sentido sul, em direção a São Joaquim,
chegou à Estação Santa Marina, o segundo ponto do trajeto. A outra, que vai em
direção à Brasilândia, iniciou a operação em 15 de novembro e terá a primeira
parada na Estação Freguesia do Ó.
O equipamento que faz a perfuração no
sentido norte, em material rochoso, tem previsão de escavar cerca de cinco
quilômetros, percorrendo nove metros por dia, em média. A atividade vai
conectar o VSE Tietê ao VSE Domingos Vega.
“Estamos muito felizes por colocar as
duas tuneladoras em operação e seguir com as obras da nova linha. O projeto
conta com o maior túnel metroferroviário da cidade. São mais de 1.400 metros de
túnel em NATM, e 1.000 metros percorridos pelas tuneladoras EPB, mais
conhecidas como tatuzões”, comenta Fernando Minguez, diretor executivo da
Concessionária Linha Universidade (Linha Uni).
Desde que a primeira tuneladora retomou
os trabalhos no sentido Sul, em 31 de agosto, já foram instalados 243 anéis no
túnel e percorridos 435 metros em solo a partir do Poço SE Aquinos, com média
de avanço de 12 metros por dia.
Os equipamentos pesam 2 mil toneladas e
têm 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. As
máquinas possuem refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a
retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos
auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e
logística das tuneladoras, estão engenheiros(as), operadores, técnicos de
manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria,
responsáveis de saúde e segurança.
“Periodicamente, as tuneladoras passam
por inspeção, supervisão e manutenção dos principais componentes para garantir
a segurança e a eficiência dos trabalhos”, acrescenta Minguez.
Os trabalhos na Linha 6-Laranja contam
com aproximadamente nove mil trabalhadores(as) diretos e indiretos,
distribuídos nas 35 frentes de obra ativas. Este projeto destaca-se pelas
políticas inclusivas e igualdade de gênero, registrando quase 500 mulheres
contratadas, entre as quais 300 encontram-se diretamente nas frentes de obra.
Além disso, há a inserção de jovens aprendizes e estagiários.
Sobre a Linha Universidade ou Linha
6-Laranja
Com 15 km de extensão e 15 estações, a
Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo vai ligar o bairro da Brasilândia, na
zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a
apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e
meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.
Maior obra de infraestrutura em execução atualmente na América Latina, o empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade. As obras estão em execução pelo braço de construção do Grupo Acciona, com geração de mais de 9 mil empregos. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.
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