Últimas

Morro Grande apresenta Mitos e Verdades sobre o consumo de café

O café é tão grave, tão exclusivista, tão definitivo que não admite acompanhamento sólido. Mas eu o driblo, saboreando, junto com ele, o cheiro das torradas-na-manteiga que alguém pediu na mesa próxima”, Mário Quintana (1906 - 1994).

 

O café é a bebida queridinha dos brasileiros e em cada parte do país existe um gosto, uma forma de prepará-lo e consumi-lo. Essa popularidade está acompanhada de preferências e experiências que rendem boas histórias e até poemas, além de argumentos sobre o produto. O Café Morro Grande reuniu alguns Mitos e Verdades, por exemplo, o café é uma bebida saudável? Vicia? Pode ser consumido com açúcar? São muitas informações, algumas baseadas em antigas ou poucas evidências científicas, já esclarecidas nos dias atuais.  Também há muitos mitos que são promovidos por preferências pessoais, como no caso do poema de Mário Quintana.

Claramente, o jornalista e poeta gaúcho tinha como preferência tomar um cafezinho puro, sem nenhum acompanhamento. Mesmo sendo um apaixonado por doces, degustava a bebida sem açúcar. Existe inclusive a lenda de que ele, mesmo hospitalizado, pedia à sobrinha um canudo para tomar café. Essa história nos remete à primeira dúvida listada aqui sobre a bebida: café vicia?

Café vicia: Mito

A cafeína é a principal substância do café, mas de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) não há nenhuma comprovação científica de que o consumo da substância gere consequências físicas e sociais comparáveis, mesmo que remotamente, a um vício.  O que pode ser confundido é o hábito de tomar café. Muitas vezes, o comportamento está associado com um momento de prazer e relaxamento. Por isso, costuma ser recompensador tomar um cafezinho. Além disso, o efeito estimulante da cafeína também pode contribuir com um melhor desempenho em algumas tarefas. Tudo isso contribui com o aumento da frequência do consumo e, nestes casos, é considerado um vício, um vício bom, é claro.

Copo de água deve ser tomado antes do café: Verdade

Todo mundo que já frequentou uma cafeteria deve ter passado pela dúvida: o copinho de água deve ser tomado antes ou depois do café? O propósito da água que acompanha o cafezinho é o limpar o paladar para saborear melhor a bebida. Deste modo, deve ser tomado antes. Especialistas recomendam uma quantidade maior de água (uma garrafinha) para que essa limpeza seja realmente bem feita, além de poder ser repetida em qualquer momento da degustação do café.

Café faz mal para os dentes: Mito

Essa afirmação vem do fato de que muitos alimentos podem pigmentar os dentes, como vinho, beterraba, chás e refrigerantes. Mas o fato é que o café não prejudica a dentição. Pesquisas odontológicas apontam que a bebida pode ajudar na remoção da formação das placas bacterianas por conter tanino e polifenóis de origem vegetal.

Café faz bem à saúde: Verdade

O café é uma bebida que passa por poucos processos industriais, é natural e pode ser considerado um alimento saudável. Além da cafeína, possui vários nutrientes capazes de melhorar a saúde e o bem-estar. Estudos identificaram a uma tendência a diminuição de riscos de doenças entre pessoas que tomam café de maneira moderada. É claro que cada indivíduo é único, mas de maneira geral, a bebida reduz as chances do desenvolvimento de doenças diversas.

Café envelhece: Mito

Pelo contrário, a cafeína pode ajudar a conter processos inflamatórios relacionados à idade. Também é um forte antioxidante, ou seja, reduz o envelhecimento das células. Até mesmo a indústria de dermocosméticos utiliza a substância em produtos tópicos - de aplicação na pele.

Beber café ajuda a emagrecer: Verdade

O consumo do café pode ajudar a emagrecer, mas somente terá efeito quando aliado a uma boa alimentação e prática de exercícios físicos. Isso porque o café é considerado um alimento "termogênico", que acelera as reações metabólicas do organismo e deste modo aumenta o gasto calórico, contribuindo também para a queima de gordura corporal. O café é um bom aliado para quem deseja treinar, pois a cafeína potencializa o desempenho nas atividades físicas.

Café sem açúcar é mais saudável: Verdade

Muita gente não consegue tomar café sem adoçar.  Essa não é a melhor opção, especialmente para quem bebe várias xícaras ao longo do dia. O açúcar no café também atrapalha o sabor, ofuscando a apreciação por completo da bebida, principalmente em cafés gourmet e especiais, que tem diferenciação de grão, corpo, torra, moagem, aroma e sabor.

Nenhum comentário