Natural One moderniza áreas financeira, comercial e de planejamento com tecnologia IBM
Empresa de sucos naturais utiliza IBM Planning Analytics with
Watson para criar planos e previsões de negócios e financeiros com mais
precisão e agilidade
São Paulo, 03 de novembro de 2022 – A Natural
One, líder de segmento de sucos 100% naturais no
Brasil, está utilizando tecnologia IBM para modernizar áreas estratégicas da empresa. Com atuação
em mais de 15 países, como China, Canadá, Portugal, Peru e Chile, a marca
atingiu um crescimento exponencial nos últimos anos, tendo uma ampliação de 42%
de seus pontos de vendas nos primeiros seis meses de 2022, com mais de 44
mil locais com a presença da marca apenas no Brasil. E neste cenário de
crescimento, a Natural One buscou a tecnologia IBM
Planning Analytics with Watson, baseada em IBM
Cloud, para modernizar suas áreas financeira, comercial e de planejamento.
Com um faturamento de R$ 570 milhões em 2021 e um crescimento de 68% na receita líquida em
comparação entre o último ano e 2020, o time financeiro da Natural One começou
a identificar desafios em algumas de suas transações, como a necessidade de uma
melhor de centralização dos controles de investimentos e de um motor de cálculo
que fosse eficiente, robusto e seguro para tratar de dados estratégicos. Tendo
em vista que a empresa pretende atingir a marca de R$ 1 bilhão em receita até dois anos e ampliar seu mercado externo,
a empresa então identificou essa necessidade de transformação tecnológica de
setores estratégicos.
Assim, a Netpartners, parceira de negócios da IBM, trabalhou em conjunto com a Natural
One para implementar a sua Solução TMI – Trade MKT Investment, baseada em
tecnologia IBM Planning Analytics with Watson, uma solução baseada em
Inteligência Artificial (IA) para planejamento contínuo e integrado, que
permite superar as limitações do planejamento manual. A solução divide os silos
de unidades de negócios para que eles possam planejar rapidamente com mais
precisão, criar planos e previsões de negócios e financeiros – tudo em apenas
uma plataforma, ajudando as empresas a acelerar a tomada de decisões em tempo
real.
A tecnologia permitiu à Natural One organizar o planejamento
financeiro, disponibilizando dados centralizados para todos os usuários em um
único documento, evitando, por exemplo, o conflito de versões avulsas de
planilhas. Com o controle das transações, a empresa conseguiu reduzir em três
anos cerca de 85% a média mensal do valor em aberto no Contas a Receber,
garantindo que o fluxo de caixa permaneça atual e positivo.
“O que antes era realizado de forma manual, agora, passou a ser processado com
muito mais agilidade e integração. Desta maneira, com a ajuda da IBM e da
Netpartners, pudemos automatizar o processo de lançamento de verbas, aumentar o
fluxo de integração e aprovação do sistema, principalmente financeiro e
comercial, e deixar de depender de digitações manuais que demandavam muito mais
tempo”, explica Bruno Mendes dos Santos, Head de Planejamento da Natural One.
O estudo Global AI Adoption Index 2022 da IBM apontou que a adoção
de IA cresceu de forma constante em todo o mundo, incluindo no Brasil, com 73%
dos profissionais de TI acelerando seus investimentos e implantação dessa
tecnologia nos últimos 24 meses em suas organizações. Além disso, 60% indicaram
que suas empresas têm planos de investir na adoção da IA por meio de sua
incorporação em processos e aplicativos.
“Empresas de diferentes setores e tamanhos têm utilizado
inteligência artificial para resolver seus desafios de negócios de ponta a
ponta, do backoffice ao atendimento ao cliente, proporcionando processos
automatizados, mais ágeis e ininterruptos”, afirma João Rocha, líder da área de
Customer Success da IBM. “Impulsionada por seu crescimento contínuo, a Natural
One necessitava de uma ferramenta que oferecesse fluxos de trabalho mais
eficientes e a unificação das informações dos setores em uma única solução, e
por meio da IBM Planning Analytics with Watson, que é baseada em IA, isso foi
possível. A empresa obteve ganhos expressivos de produtividade e está mais
preparada para continuar seu crescimento de forma sustentável”.
A expectativa da Natural One em seguir em plena expansão e para
isso vislumbra seguir investindo em projetos como este, otimizando processos
internos. A empresa registrou um aumento de cerca de 50% em sua receita
operacional líquida no primeiro semestre deste ano no mercado brasileiro,
atingindo a marca de R$ 219 milhões.
Sobre a Natural One
A Natural One é a marca de sucos naturais mais vendida da categoria, que rapidamente caiu no gosto dos brasileiros por unir sabor e saúde a um preço acessível em suas garrafas transparentes. A empresa possui o maior portfólio de sucos 100% naturais, com mais de 10 sabores disponíveis. A Natural One investe fortemente em tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para entregar ao consumidor aquilo que prometeu desde sua criação: produtos diferentes de tudo que as pessoas já experimentaram.
Nenhum comentário