Nove passos para preparar o varejo e aproveitar a Black Friday, Copa do Mundo e o Natal
Executiva da Inwave destaca nove pontos importantes
para que o seu empreendimento evite perda de tributos durante a Black Friday
- Otimistas, entidades do varejo acreditam que vendas
devem aumentar em pelo menos 12%;
Outubro de
2022 – O fim de ano se aproxima e com ele, duas das datas mais
importantes para o varejo, a Black Friday e o Natal. Se tudo correr dentro do
planejado, são dois momentos em que o varejo vende acima do normal. Neste ano,
a Black Friday ainda coincide com a Copa do Mundo e de acordo com um
levantamento da Associação Brasileira do Varejo (ABV), as três datas
comemorativas devem aumentar as vendas em 12% em comparação ao primeiro
semestre deste ano gerando cerca de R$ 20 bilhões para a economia.
Para receber todo esse volume de
consumidores, que aliás, estão mais criteriosos, uma vez que a inflação em alta
tem impactado o poder de compra, uma boa estratégia é essencial.
"Evitar perdas, estar com a loja preparada e segura, o estoque em dia e o
atendimento afinado são necessidades básicas do varejista que quer ir bem no
final do ano", explica Vanessa Urbieta, Gerente de Desenvolvimento de
Negócios da Inwave. A executiva elencou algumas dicas para preparar o comércio visando a prevenção de
perdas e o consequente aumento da lucratividade do negócio aproveitando essas
três últimas
grandes datas do ano.
- Se
necessário contratar uma equipe temporária para garantir as vendas deste
período, é importante que seja montada com antecedência, para que possa
estar inserida no dia a dia da loja, compreendendo quais são as práticas
comuns da equipe fixa e suas estratégias tanto de venda, quanto de
processos internos, especialmente os que envolvem a prevenção de perdas.
- Para
toda a equipe (fixa e temporária), o atendimento preventivo e prestativo
deve ser reforçado. É importante que o cliente se sinta notado. Ter sempre
um funcionário por perto para auxiliar no que for preciso, além de
garantir um bom atendimento, previne a ocorrência de furtos.
- Devido
ao aumento do fluxo, o apoio da tecnologia se torna ainda mais importante.
No caso de soluções conectadas IoT, o acompanhamento online do status de
cada equipamento facilita esta gestão, garantindo que todas as tecnologias
para segurança e prevenção de perdas estejam 100%. Caso a loja não conte
com soluções conectadas, é recomendada uma revisão dos hardwares
localmente.
- É
importante o varejista acompanhar se os itens
PAR (Produtos de Alto Risco) estão sendo etiquetados e desativados no
caixa, até levando-se em consideração a sazonalidade (produtos novos na
lista, nesta época do ano).
- Verificar
o estoque de acessórios antifurtos utilizados em seu estabelecimento. Com
o aumento da circulação de mercadorias, provavelmente será necessário o
aumento dos itens de proteção de mercadorias como as etiquetas antifurtos.
- Tecnologias
como EASiGuard (EAS inteligente integrado ao CFTV da loja) e o EASiCash
(monitoramento de frente de caixa) que fornecem dados integrados às
imagens são de extrema relevância para mapear as possíveis
vulnerabilidades que “colaboram” com os furtos e tratar rapidamente. A
identificação das causas das perdas e a ação corretiva imediata é ponto
fundamental na estratégia de redução de perdas.
- No
caso do EASiGuard, os clipes de vídeo vinculados aos alarmes das antenas
permitem a compreensão do modo de operação dos furtantes. Além disso possibilita
a auditoria dos profissionais que devem estar nas portas das lojas
(fiscal, segurança muitas vezes terceirizados), analisando se existem
períodos de ausência, acompanhando a sua atuação neste período de grande
fluxo, para garantir que sigam os procedimentos estabelecidos pela rede.
- No
caso do EASiCash, o monitoramento da frente de caixa permite identificar a
causa das perdas, seja por erros – dando subsídios para treinamento da
equipe; seja por fraudes ou conluios – permitindo atuar na raiz do problema.
- Outro
ponto a destacar é que o uso da tecnologia, nesta época do ano (grande
movimentação) promove também o melhor aproveitamento da hora-homem, ou
seja, produtividade dos colaboradores, pois já direciona (pela imagem,
pela hora exata) onde a equipe de prevenção de perdas deve “atacar”.
Sobre a Inwave
- https://inwave.com.br/
Empresa brasileira desenvolvedora de soluções em tecnologia para o varejo. Com clientes na América Latina e na Europa, as soluções são 100% conectadas e utilizam tecnologia IoT com o intuito de ampliar os resultados das lojas físicas através da redução de perdas, aumento das vendas e melhoria da experiência de compra do shopper. Entre as principais soluções estão as antenas antifurto inteligentes, câmeras de trilhos, monitoramento de frente de caixa e lockers inteligentes. Além de disponibilizar os equipamentos, especialistas da Inwave fazem um acompanhamento constante dos dados gerados pelas soluções auxiliando os varejistas com insights para melhorar o desempenho das lojas. Com escritórios no Rio de Janeiro e São Paulo, a empresa é reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços por atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) atendendo a Processo Produtivo Básico (PPB). Entre os clientes estão o Grupo SBF, Americanas, Atacadão, Carrefour, Dom Atacadista, Verona Supermercados, Riachuelo, Lacoste, Pernambucanas, Drogarias Tapajós, Drogarias Venâncio e Drogarias Globo.
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