O que você tem a ver com Web Summit?
Por Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores
Você conhece o Websummit? É o maior
encontro de tecnologia da Europa que teve início em Dublin em 2009. Porém,
desde 2016 acontece em Lisboa, Portugal, no início de novembro. Eu costumo
dizer que esse e é um evento mais focado na “pessoa física” e menos na “pessoa
jurídica”. Ou seja, dificilmente você venderá seus serviços ou produtos por lá.
Tudo é preparado para chacoalhar a sua cabeça: uma avalanche de conteúdo,
passando por discussões tecnológicas, éticas, políticas, sociais e ambientais.
Nesse ano, com recorde de participantes,
+ 70.000 pessoas de 160 diferentes nacionalidades e participação recorde de
brasileiros, a 14ª edição do Web Summit apresentou 2.200 startups, que se
revezaram em stands e pitchs
espalhados por cinco pavilhões. Concomitante, a cada dia, a cada 20 minutos
acontecem em 12 salas principais, palestras alinhadas a 12 trilhas de assuntos
específicos... haja controle da ansiedade!
Obviamente tecnologia foi o tema central
do evento, porém os debates vão sempre muito além. Exemplo? No primeiro dia, as
palavras da Primeira-Dama da Ucrânia, Olena Zelenska, levaram o público às
lágrimas. Ela compartilhou com imagens e muita objetividade as aflições pelas
quais sua pátria está passando desde a invasão Russa. Ao final, ela nos
convidou a refletir sobre nossos atos e respectivos impactos, de forma a
despertar uma profunda reflexão de como podemos contribuir positivamente para
que o mundo seja um lugar melhor para se viver.
Dentre as tecnologias mais exploradas
durante as palestras estão Web 3 e os desdobramentos do Metaverso, este
fortemente debatido em 2021. John Acunto, da Infinite Reality fez uma
demonstração de desenvolvimentos no Metaverso que proporciona uma experiência
espetacular de venda de automóveis, desde a entrada do cliente na loja até a
apresentação das opções, com uma riqueza de detalhes impressionante! Para
conhecer o que pensamos aqui na AGR sobre Metaverso, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=gbBFaoYb8W8.
Confere lá!!
Por outro lado, bem no estilo Web
Summit, pontos e contrapontos desafiam nossas crenças. Tim Berners-Lee, o pai
da www, junto com John Bruce CEO da Inrupt, desafiam a segurança e a qualidade
da Web 3 e do Blockchain. Pontos como segurança, falta de privacidade e pouca
escalabilidade foram as bases para ambos criarem a Inrupt, cuja base é o POD
(personal online datastore).
O conjunto de serviços e produtos
financeiros relacionados ao DeFi (finanças descentralizadas) geraram discussões
acaloradas desde o primeiro dia. Ainda há muita descrença e desconfiança na
movimentação das Criptomoedas, alertando o atual sistema financeiro tradicional
que conhecemos. O debate (na verdade embate!) entre o Cofundador da Ethereum
Charles Hoskinson, o jornalista Ben Mckenzie e Molly White, ambos contra as
Criptomoedas, quase terminou luta livre...
Enfim, é tudo muito apaixonante e desconcertante
ao mesmo tempo. Meu objetivo neste texto de hoje, foi trazer algumas breves
ideias do que vivemos e sentimos ao participar deste evento que nos provoca com
as inovações tecnológicas, os desafios políticos mundiais, as questões éticas e
ambientais. Apesar de ser praticamente impossível absorver 100% do conteúdo
disponibilizado pelo evento, o convite aqui é desafiar: O que você pode fazer
diferente? Estou alinhado com o futuro? O ecossistema de franquias que você faz
parte observa somente o curto prazo ou está inserido em discussões de futuro?
Enfim, nada que você mude na sua empresa para amanhã! Mas, que mantenha você
antenado para não acordar vendendo “vitrola”...
As boas notícias? Em maio de 2023, o Websummit acontecerá também no Rio de Janeiro. Minha sugestão? Participe!
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