Payface implementa biometria facial para identificação de clientes do Clube D'avó Supermercados
Com a tecnologia, mais de 170 mil pessoas poderão
realizar identificação no processo de checkout de forma muito mais rápida e
assertiva
São Paulo, novembro de
2022 - Este
mês, a Payface em parceria com a rede D’avó Supermercados, dará início à
implantação de biometria facial para identificação dos mais de 170 mil clientes
ativos atualmente no clube de benefícios da varejista. Inicialmente, a
tecnologia estará disponível exclusivamente para a unidade D’avó Oratório,
localizada em São Paulo. No entanto, o projeto é expandir a experiência para
todas as lojas, no próximo ano.
A tecnologia da Payface vai permitir uma
identificação mais rápida que o processo normal, já que dispensa a apresentação
de documentos, como o CPF para realizar a identificação no checkout, o que
viabiliza uma experiência mais ágil e prática.
Para fazer uso da tecnologia de
reconhecimento facial, o cliente vai precisar fazer o cadastro no aplicativo da
Payface e optar por se identificar apenas com o rosto.
Para Eládio
Isoppo, CEO da Payface, a parceria com uma rede do porte do D’avó
Supermercados é mais um importante passo para a Payface na penetração da praça
de São Paulo, tendo em vista que evidencia a aceitação e desenvolvimento do uso
do reconhecimento facial no varejo e em diferentes públicos.
Nesta primeira fase, a implantação da
tecnologia no supermercadista foi adaptada para o modelo de negócio da rede, já
que o D’avó possui um fluxo diferente do convencional.
“A operação de checkout é dividida em
duas ilhas, sendo uma delas de scan, onde os itens da compra são processados; e
uma de pagamento, onde o cliente, de fato, paga as compras. Neste primeiro
momento, a Payface será instalada apenas na ilha de scan, onde identificará o
consumidor do Clube D’avó no uso do cupom fiscal. Posteriormente, nossa
tecnologia será implantada na ilha de pagamentos. Desta forma, a solução
atenderá, com perfeição, ambos os fluxos”, explica Isoppo.
Para Márcio Mota de Avó, Diretor de
Facilidades da rede D’avó Supermercados, a expectativa é que a tecnologia
aperfeiçoe o processo de checkout, agregando valor à experiência do consumidor.
"Encontramos na Payface uma oportunidade de aprimorar os cuidados com os
nossos clientes, de modo que os mesmos sintam-se valorizados ao vivenciar uma
experiência de compra rápida e menos burocrática", explica.
Sobre a Payface
A Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis-SC. A empresa, que surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferece uma solução mais rápida, customizada e segura de check-out em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas. Atualmente, a empresa conta com mais de 70 colaboradores em todo o Brasil e está presente em grandes redes varejistas, como St. Marche, em São Paulo, e o Zona Sul, no Rio de Janeiro. A startup foi a primeira empresa a lançar uma operação no âmbito do programa global da Mastercard, intitulado Biometric Checkout Program, cujo objetivo é estabelecer as bases para um protocolo internacional de pagamentos por biometria. Em junho de 2022, a startup concluiu sua rodada série A, liderada pelo BTG Pactual, com participação do multifamily office Oikos. Com isso, o fundo de investimento gerido pelo BTG Pactual passou a compor o atual conjunto de investidores da fintech, que conta também com nomes como BRQ e Harvard Angels. Em seu conselho, a empresa tem executivos como Conrado Engel (ex Presidente do HSBC e Membro de Conselho do Santander), Roberto Medeiros (ex CEO da Rede e Multiplus), Roberto Nishikawa (ex Presidente da Corretora do Itaú) e Wagner Aguado (ex Presidente da Bradesco Cartões).
Nenhum comentário