Prateleira infinita: o fim da desistência de compra por falta de estoque?
A solução permite que o cliente que está na
loja física conclua a compra online, pague pelo terminal de onde estiver e
receba o produto em casa
São Paulo, novembro de 2022 - Imagine que você está em uma loja
física para comprar um tênis que busca há muito tempo, mas no momento da compra
o seu número esgotou. O atendente, então, te dá a opção de comprar online,
efetuando o pagamento pelo terminal de vendas do pdv, com o auto checkout na
loja. Após isso, é só aguardar o produto chegar em sua casa. Esse é o conceito
da chamada “prateleira infinita”, sistema que tem se tornado a grande
estratégia para as lojas não perderem vendas por falta de estoque e atender
cada vez mais aos pedidos dos consumidores.
Na prática, a prateleira infinita
permite a compra em uma loja física, ainda que o produto não esteja disponível
naquela unidade. A junção entre varejo e tecnologia permite que os
estabelecimentos ofereçam variedades de produtos, de diferentes segmentos e
modelos, sem a necessidade de somente um estoque físico.
Sobre a entrega, é importante lembrar
que a solução prateleira infinita não se relaciona diretamente com as condições
de frete da empresa, essa é uma decisão de cada estabelecimento. Sendo assim, a
unidade da loja pode oferecer condições especiais de frete mais atrativas que
as disponíveis para quem acessa o site de outro lugar, ou até mesmo apostar na
gratuidade.
“Aquela história de não ter um número de
sapato ou determinada cor de bolsa não existirá mais. O vendedor tem a
possibilidade de oferecer qualquer produto, o cliente paga na hora e recebe em
casa. E, dependendo do sistema de frete que a empresa oferece, a entrega pode
ser feita no próprio dia. Essa também é uma forma de criar estratégias
competitivas com grandes marcas do mercado. Enxergamos a prateleira infinita
como uma porta de entrada para oferecer a melhor experiência de compra e não
criar fricções para o consumidor”, explica Luan Alves, Head de Engenharia da
WEBJUMP, empresa referência em
transformação digital na América Latina, que tem se tornado expert na
implementação de soluções inovadoras para e-commerce.
“Entendemos que em breve a demanda para
esse tipo de solução será significativamente grande, por isso nos preparamos e
disponibilizamos na WEBJUMP. Oferecendo
esse novo recurso para proporcionamos aos nossos clientes um diferencial
competitivo, que além de poupar espaço físico, também ajudará a aumentar as
vendas e fidelizar clientes”, ressalta.
Confira quais são os principais
benefícios da prateleira infinita:
Controle de estoque: ao poupar espaço físico, concentrando os
produtos em um só lugar, os custos com inventário de estoque (listagem completa
de produtos armazenados no galpão) acabam sendo bem menores.
Fim da desistência de compra e
fidelização do cliente: quando
o cliente não encontra o modelo que quer, ele procura na concorrência.
Com a solução de prateleira infinita, as opções são muito mais amplas que as
disponíveis no estoque da loja física, evitando a desistência e,
consequentemente, fidelizando o cliente.
Competitividade: grande variedade de produtos torna
qualquer marca mais competitiva. A solução de prateleira infinita permite que
marcas menores comecem a competir com as grandes, proporcionando, assim,
aumento de faturamento e reconhecimento no mercado.
Sobre a Webjump
A WEBJUMP é a única Adobe Gold Partner brasileira com selo Specialized Commerce na América Latina e referência global em soluções tecnológicas e UX/UI Design para eCommerce B2C, B2B, D2C e Marketplaces. Por meio de sua metodologia ágil, proporciona a transformação digital para empresas líderes de mercado prezando por qualidade, transparência e comunicação assertiva em todas as fases dos projetos desenvolvidos. A empresa, agora parte da Compass.UOL, destaca-se na busca incessante pela excelência - uma filosofia colocada em prática há 15 anos.
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