RD Summit 2022 e os bastidores do marketing digital no Brasil
*Por Suellen Romero
Passado o período mais crítico da
pandemia, diversos eventos importantes retornaram em 2022. Dentre eles, o RD
Summit, uma das maiores convenções de Marketing e Vendas da América Latina.
Citada pela Forbes como a "Disneylândia do marketing digital e
vendas", o encontro proporcionou insights importantes para experts e novos
profissionais que desejam manter seus negócios atualizados e conectados com o
universo de Vendas, Marketing de Influência e Marketing Conversacional.
Com a participação de grandes nomes no
evento, como April Dunford,
especialista em posicionamento de produtos e considerada referência em sua área
de atuação, podemos destacar que profissionais que trabalham com marketing
entendem que o real valor de seu negócio, está diretamente ligado à entrega
para o cliente.
Isso porque segundo uma pesquisa
publicada pela Harvard Business Review, cerca de 40% a 60% dos processos de
compra B2B não são concluídos por indecisão. Por esse motivo, é importante ser
um guia para o seu consumidor, oferecendo a real proposta de valor do seu
produto e o ajudando a navegar entre as alternativas.
Outro tema de destaque, debatido por
palestrantes como Martha
Gabriel, foi a visibilidade oferecida pelo metaverso. Segundo a
especialista, essa tecnologia trata-se de uma evolução e não de uma revolução.
As novas ferramentas que parecem futuras, mas já são uma realidade para o
mercado de marketing e vendas no mundo desde já.
Já na área de SEO, Will Reynolds, um dos
maiores profissionais do ramo e que tem ajudado as empresas a crescerem com
essa ferramenta, como no Linkedin e a Harvard University, por exemplo,
compartilhou como moldou a indústria do SEO com suas estratégias inovadoras e
alinhadas, que vão além da geração de links para aumentar posições nos rankings
de buscas, visando fazer os investimentos valerem a pena e com um ROI
espetacular.
Estratégias devem ser completas porque
não é suficiente ter um bom posicionamento no Google e um link building elaborado.
Certamente, são etapas essenciais, porém é preciso pensar em uma estratégia
maior que acompanhe todo o desenvolvimento do roadmap do negócio.
Além das estratégias citadas acima,
muito foi falado sobre automações digitais e, como consequência, a tendência
que causou mais euforia no público, talvez pela intensidade do holofote sobre
ela, a conversational marketing.
Isso mostra que aqui na empresa, Ligue
Lead, estamos no caminho certo, "menos notificação e mais conversa
efetiva." Este é um caminho inevitável para as marcas que desejam otimizar
a conversão de leads e garantir o melhor CAC. Essa é uma estratégia de peso que
aliada a ferramentas de automação para os pontos de contato com o cliente, o
que tende a aumentar as oportunidades de venda, reduzir custos e o ciclo de
compra, trazendo ainda o bônus de criar maior conexão com os clientes.
Automações para aumentar a interação com
seus leads é algo que não dá para deixar para amanhã. Por esse motivo, as novas
empresas que surgem no mercado, estão apostando cada vez mais na proposta de
Marketing Conversacional, possibilitando vendas em escala e ajudando novos
negócios a embarcarem em uma nova tendência da área de marketing e vendas,
utilizando recursos como ligações automáticas e sms, por exemplo.
*Suellen Romero é CEO e fundadora da LigueLead, plataforma de automação de mensagens, possibilitando vendas em escala
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