Reclamações sobre serviços de telecom caem mais de 22% em setembro
Em setembro de 2022 foram
registradas 133.367 queixas, 38.773 a menos que as registradas em setembro de
2021.
Brasília, 21/11/22 – O número de reclamações de usuários de serviços
de telecomunicações segue em queda e caiu 22,5% em setembro deste ano, na
comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel). No mês de setembro de 2022 foram registradas 133.367
queixas de usuários de serviços de telecom, 38.773 a menos que as registradas
em setembro do ano anterior.
Os dados mostram queda em todos os serviços, com destaque para a redução de
19,9% nas reclamações relacionadas à telefonia móvel. O serviço foi o que
registrou a maior queda nas queixas, que passaram de 92.855 para 74.385.
Já as reclamações relacionadas à TV por assinatura caíram 19% em relação
a setembro de 2021 e as reclamações de usuários de banda larga fixa registraram
queda de 15,9%.
O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do
total. Mas foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior
queda em setembro, uma redução de 31%. Reclamações relacionadas à qualidade,
funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento
queda de 27%.
A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação
do setor de telecomunicações. O normativo de cobrança trata da simplificação e
transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o
que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados
ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de
comprovante de pagamento.
Outra medida de autorregulação foi a criação da Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de
telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
“O setor segue registrando altos índices de investimento e, por exemplo, já
instalou mais antenas de 5G do que o exigido no edital da Anatel, mostrando o
compromisso das empresas com a qualidade do serviço e com a satisfação do consumidor.
O resultado disso são quedas sucessivas no número de reclamações mesmo diante
do aumento do número de acessos”, afirmou o presidente executivo da Conexis
Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Sobre a Conexis - A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de
telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital,
da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de
um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem
substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de
telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
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