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Rich Media: descubra o que é e quais são as vantagens


Rich Media é um formato de mídia anunciadora em que se prioriza, durante a promoção de um produto ou serviço, a interatividade e a interação recíproca entre marca e persona.

O Rich Media é, praticamente, o tipo de mídia que privilegia a interatividade e a responsividade e, por essa razão, ela acaba, igualmente, enfocando estratégias que despertam o interesse e o engajamento do usuário para com um anúncio, por exemplo.

De certa maneira, é possível dizer que, em razão dos novos recursos tecnológicos surgidos, novas formas de comunicação, de interação e de engajamento sucedem-se uma após a outra.

O Rich Media, ou, em português, mídia interativa, não obstante que seja concebida sob a peneira que joeira esses novos modelos de interação digital, não é um conceito novo.

Antigamente, o termo “mídia multimodal” já comportava o conceito principal do qual se serve a mídia interativa, que é um formato midiático imersivo que comporta consigo a ideia de fazer recurso à interatividade por meio de formas variadas de tipos de mídia.

Nesse sentido, pode-se dizer que esse veículo de interação é, enquanto conceito, uma atualização mais rica e mais correspondente às demandas que fazem os campos de produção da publicidade, da propaganda e do marketing.

Isso quer dizer que em relação à imersividade, esse formato propõe, de fato, uma maior incursão feita pelo usuário em, por exemplo, um anúncio realizado por uma marca de pronto socorro para gatos.

A fim de que se possam realizar trabalhos publicitários em que se almejam por uma maior imersão por parte do público, é interessante conhecer as especificidades, os porquês e os métodos aos quais o rich media faz apelo.

Este artigo, portanto, buscará tratar este tipo de mídia em sua completude, isto é, o que ela é mais especificamente, quais são os benefícios de utilizá-la e em que ela se diferencia para com os outros formatos.

O que é Rich Media?

Rich Media, ou, em português, mídia de interação ou mídia interativa, é um modelo de mídia que é responsivo, intuitivo e interativo, uma vez que, por exemplo, um visitante de um site de domus ventilação pode engajar-se e interagir diretamente com ela, a mídia.

A sua ideia é, em suma, levar o usuário a um novo horizonte de experiências de contato com a publicidade e, de igual modo, fazer com que ele seja alvo de táticas não convencionais ou parcialmente sincréticas a formas tradicionais de práticas publicitárias.

Então, em vez de, exemplificando, convidar o cliente à ação e despertar-lhe o desejo por meio de gatilhos psicológicos, esse método de publicidade proporciona-lhe a possibilidade de aceder a uma experiência em que ele seja, de algum modo, o agente das ações.

Caso essa última abordagem não seja concebível, uma empresa de esmerilhadeira para alugar é capaz, ainda, de primar por táticas do Rich Media que o façam ao menos sentir-se agente, ainda que ele não o seja devidamente.

Por que o Rich Media é importante?

Se nada que existe é mais importante que o usuário, o visitante ou o consumidor em uma campanha de marketing ou de publicidade, devem-se fazer anúncios e banners que o contemplem como parte inexorável das estratégias.

Quanto a isso, é mais do que recomendável ceder-se à experiência do usuário no momento em que se fazem táticas de, por exemplo, um negócio de tapete cozinha sob medida, pois é ela que, no fim das contas, trará o cliente, ativamente, à sua empreitada publicitária.

Então, mais do que o atrair, a ideia consiste em angariá-lo para o negócio fazendo que ele sinta-se parte ativa, atuante e, também, experienciadora de algo novo, diferente e inovador.

Rumando a esse sentido, o cliente deverá, sem sombra de dúvidas, incorrer em uma estratégia de publicidade anunciadora rica, profusa e imersiva, a qual é, neste caso, a mídia de interação ou rich media.

Logo, mais uma vez, caso intencione-se a prospecção de visitantes e potenciais clientes em se fazendo apelo a táticas de atração que fogem às convenções da publicidade, é mais do que conveniente apostar em métodos imersivos e convidativos.

Resumidamente, podem-se listar estas características típicas do rich media como as mais aportadoras de vantagens a negócios de resistência de forno industrial que o utilizam:

  • Maior visibilidade;

  • Responsividade;

  • Melhor retorno sobre investimentos;

  • Monitoramento mais preciso das métricas de resultado.

Ao longo da utilização desse método de promoção e de divulgação, será possível, de igual modo, perceber a incorrência de outras vantagens na sua aplicação.

Rich Media e seus principais formatos

Este tipo de mídia sugere àqueles que se servem dela, sempre, a recorrência a subtipos diferentes. Isto é, há na sua aplicação outras maneiras de se concebê-la que não seja uma só.

Modo dinâmico

Neste, uma empresa de pavimentação com asfalto borracha faz um montante de anúncios publicitários, e, em seguida, a sua exibição varia manualmente de acordo com a movimentação ou o clique exercido pelo usuário ou consulente.

Por exemplo, é possível que ela utilize uma grande estratégia de anúncio multiplanificado, ou seja, uma sequência de banners ou anúncios em que se prolongam estes um após o outro e, também, têm efeitos responsivos ou transitivos diferentes.

Peel-down ou multidirecional

Este depende integralmente da movimentação do usuário e, por esse motivo, ele é, certamente, um dos mais imersivos.

Por exemplo, é possível que um anúncio de uma empresa de porta preço e etiqueta em acrílico expanda-se, diminua-se ou destine-se a outros campos de exibição da tela, desde que essas ações sejam motivadas pelo usuário.

Vídeo Player-Ad Interface Definition ou VPAID

Como o nome sugere, é um vídeo. Trata-se de um vídeo que assume dimensões, resoluções ou enfoques variados de acordo com as ações exercidas pelo usuário.

Costumeiramente, utilizam-se as empresas desse formato que querem incutir ainda mais submersão por parte do usuário na sua ideia de publicidade.

Em quais plataformas veicular uma Rich Media?

Se um negócio de móveis escritório industrial quer veicular seus anúncios baseados em mídia rica ou mídia de interação, ela pode optar pela sua aplicação em plataformas integralmente destinadas à anunciação publicitária.

Nesse sentido, é possível torná-las experiências ativas por meio de veiculação em anúncios, banners e outras formas de veiculação.

Facebook Ads

Ainda que o Facebook não tenha mais o poderio de alcance de tempos passados, ele ainda é uma rede social conveniente à divulgação de anúncios.

E isso não à toa, visto que a sua plataforma é uma das mais completas, rentáveis e acessíveis.

O grande contingente de informações que o Facebook tem dos seus usuários também permite aos negócios que o utilizam desfrutar de uma segmentação muito mais precisa.

LinkedIn Ads

A rede social mais comum dos profissionais também é interessante à divulgação, uma vez que ela também conta com uma plataforma de anúncios específica.

Embora tenha menos usuários que o Facebook, por exemplo, também continua sendo uma opção interessante e rentável, ainda que seja sutilmente mais “burocrática”.

Google Ads

O buscador padrão da internet e quase universal também pode ser utilizado, já que também tem uma plataforma de anúncios.

Sendo o site mais acessado de todos os tempos, de pouca valia se mostram a esta explicação os outros motivos que o fazem ser uma plataforma essencial.

Como o Rich Media se diferencia de outros formatos

O Rich Media se diferencia, porque é uma estratégia de anúncios publicitários que preza a experiência, a responsividade e o papel ativo do usuário face àquilo que lhe é exibido.

Nesse sentido, os modelos arquetípicos de anúncio que se inserem nessa estratégia fazem coisas como: expandir-se, flutuar e mostrar-se em formatos variados de arquivo.

Além disso, eles são capazes de fornecer métricas mais detalhadas e específicas acerca de, por exemplo, cliques realizados por visitantes.

Isso pode, a título de exemplo, fazer que um negócio conheça mais pormenorizadamente o êxito ou o insucesso da sua tática.

Por mais curioso que possa parecer, entretanto, um anúncio normal também pode comportar todas essas características, então, às vezes, pode ser difícil saber o que realmente há de diferente entre um convencional e um de “mídia interativa”.

Nesse sentido, o que vale, também, é o conceito de que se serve o anunciante, que pode abordar diversos pontos diferentes.

Considerações finais

O Rich Media é, de acordo com o que foi dito no artigo, um método de anunciação de publicidades que privilegia a interação do usuário e, rumando a esse horizonte, preza, também, a responsividade e o papel atuante do consulente e/ou usuário.

Isso porque foge às táticas convencionais de publicidade, ainda que, às vezes, se pareça demais com estas, é inovadora e pode, sem sombra de dúvidas, trazer muitos retornos positivos a negócios que o utilizam.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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