Starbucks Brasil e BV firmam parceria para a emissão de Nota Comercial Privada Verde no valor de R$20 milhões
Operação inédita no mercado financeiro mundial,
estruturada pela greentech Brasil Mata Viva (BMV), irá direcionar recursos para
ações sustentáveis da marca no país
Foto:
Divulgação/Starbucks Brasil
São Paulo, 9 de novembro de 2022 - A Starbucks Brasil, operada localmente
pela SouthRock, anunciou hoje uma parceria com o BV para a emissão de uma Nota
Comercial Privada Verde no valor de R$ 20 milhões. A operação, articulada pela greentech BMV, é a primeira
realizada no mercado financeiro mundial a utilizar Unidades de Crédito de
Sustentabilidade (UCS), uma commodity ambiental ESG que financia a conservação
de florestas, para viabilizar a transação. Em linha com os compromissos globais
da Starbucks voltados ao planeta e com os valores praticados pela SouthRock, os
recursos serão direcionados para ações sustentáveis no Brasil, como compensação
da pegada de carbono.
“Em 2020, a Starbucks assumiu
globalmente o compromisso de se tornar uma empresa ‘resource-positive’,
formalizando metas ambientais para reduzir suas pegadas de carbono, água e
resíduos até 2030. É com grande orgulho que anunciamos essa parceria com o BV,
como forma de continuarmos a honrar a nossa missão de proteger o planeta que
compartilhamos”, disse Claudia Malaguerra, Managing Director da Starbucks
Brasil.
Responsável pelo financiamento da
solução, o BV se torna o primeiro banco a realizar este tipo de operação no
mercado brasileiro. “A Nota Comercial Privada Verde é uma forma de engajarmos
nossos clientes na identificação e redução do seu impacto ambiental. Nos
orgulhamos de termos estruturado esta operação inédita no mercado”, afirma
Rogério Monori, diretor executivo de Corporate & Investment Banking e
Tesouraria do Banco BV.
Sob a estruturação do Grupo BMV, a
parceria ganha escala e o know
how necessários para ampliar o seu impacto localmente. “Unir o BV e
a Starbucks Brasil em uma operação inédita no mercado financeiro é um marco do
Grupo BMV, por mostrar que investir no meio ambiente é um bom negócio, tanto
reputacional como financeiro. Operações como essas reforçam nosso protagonismo
no mercado de green finance,
no qual fomos a primeira instituição a emitir a CPR- Verde com registro na B3”,
declara Maria Tereza Umbelino, CEO do BMV.
Todas as Unidades de Crédito de
Sustentabilidade (UCS) que o BMV transaciona são de áreas florestais nativas, preservadas
por mais de 200 produtores rurais de diversos portes e regiões no Brasil,
proporcionando um meio de obter rentabilidade ambiental. Dessa forma, a receita
de venda de UCS para a Starbucks será destinada à conservação da biodiversidade
e melhores práticas de uso da terra com desenvolvimento sustentável.
A UCS é a commodity ambiental que vai
além do carbono, contemplando um total de 27 serviços ecossistêmicos
proporcionados pela floresta em pé, como regulação do clima, fluxo hidrológico
e preservação da fauna. A metodologia desenvolvida pelo BMV conta com o
respaldo científico da Universidade Estadual Paulista – Unesp -, assim como
todo o protocolo é chancelado pela principal certificadora do mundo, a suíça
SGS, além de utilizar tecnologias como blockchain, que permitem a
rastreabilidade dos títulos emitidos. Além disso, todas as florestas que
integram os projetos contam com monitoramento via satélite e inspeções
periódicas a campo.
Atualmente, mais de um milhão de
hectares de mata nativa estão preservados, em sete núcleos do BMV: Xingu, Teles
Pires, Madeira, Arinos, Amapá, Roosevelt e Guariba, nos estados do Norte e
Centro-Oeste do Brasil.
As notas comerciais são um novo produto
do mercado financeiro, regidas a partir da promulgação da Lei nº 14.195, de 26
de agosto de 2021, e possuem normas mais flexíveis do que outros instrumentos
financeiros. A Nota BV Verde se tornou a primeira operação do tipo na área
privada devido ao compromisso firmado entre BV e Starbucks Brasil para a
produção dos relatórios de impacto sustentáveis.
PARA IMPRENSA: fotos para download
Sobre a SouthRock
Operadora licenciada das marcas
Starbucks, TGI Fridays e Subway no Brasil, a SouthRock foi fundada em 2015 com
o objetivo de criar uma abordagem de proprietário/operador para seu portfólio
multimarcas (nacionais e internacionais) de Alimentos e Bebidas no mercado
brasileiro. A SouthRock está comprometida em desenvolver uma forte cultura
corporativa de empreendedorismo inclusivo com seus partners (como são chamados
os colaboradores), enquanto expande marcas globais e locais que se conectam com
sua missão e seus valores.
A SouthRock iniciou, em 2017, a operação
de lojas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, por meio da B.A.R. (Brazil
Airport Restaurants), que atua exclusivamente nos aeroportos mais relevantes do
Brasil, levando essa diversidade de marcas aos consumidores, viajantes e
turistas. Em 2018, a empresa assinou um acordo de licenciamento exclusivo com
as marcas Starbucks e TGI Fridays, que lhes concedeu direitos exclusivos para
operar essas marcas em todo o território nacional (modelo ‘Master Licensee’
praticado globalmente por essas marcas). O processo de expansão das lojas
Starbucks no Brasil começou em 2019 e, hoje, a marca está presente em São
Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do
Sul e Minas Gerais. A marca TGI Fridays, por sua vez, está operando e se
expandindo no eixo Rio de Janeiro/São Paulo. A empresa fundou a SouthRock Lab,
seu braço digital, com o objetivo de desenvolver tecnologias para reforçar,
melhorar e integrar experiências físicas e digitais e promover interações entre
clientes e suas marcas. A Wahalla, empresa SouthRock Lab, fornece serviços de
plataforma digital e tecnologia para os principais varejistas globais,
incluindo Eataly. E mais recentemente, em maio de 2022, a SouthRock assinou um
acordo de master franqueadora da Subway no Brasil com o objetivo de expandir a
marca em todo território nacional e elevar a experiência de seus consumidores.
A SouthRock está comprometida em expandir estrategicamente seu portfólio de negócios, por meio de uma abordagem que prioriza o cliente e o colaborador, para impactar positivamente mais pessoas e comunidades por meio de suas marcas, oferecendo serviços de qualidade e compartilhando seus valores e crenças.
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