Último dia do Enem 2022 tem prova equilibrada e fala sobre pandemia
O segundo e último dia de prova do Exame
Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 trouxe um equilíbrio entre questões
conceituais e cálculos matemáticos, além de abordar a pandemia de covid-19 sob
vários aspectos, como era esperado por especialistas. Neste domingo, os
candidatos precisaram responder a 90 questões de Matemática e Ciências da
Natureza.
De acordo com a assessora de Biologia do
Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio, das 15 questões de Física, quase
metade eram relacionadas a conceitos, sem envolver cálculos. Em Química a
proporção foi menor. Das 15 questões, 11 eram conceituais. A prova de
Matemática foi a que exigiu o maior número de cálculos, em cerca de 35 das 45
questões. As outras dez precisavam de análise e interpretação de gráficos e
imagens. “A prova de Ciências da Natureza foi bem contextualizada, com várias
situações usuais do dia a dia, de maneira que o aluno pudesse relacionar seus
conhecimentos e os conceitos estudados a essas realidades”, detalha.
Pandemia marca presença
O coronavírus e a pandemia de covid-19
estiveram presentes em várias das questões encontradas neste segundo dia de
Enem 2022. Na prova de Química uma das perguntas falava sobre o uso do ozônio
como possibilidade para esterilização de ambientes contra o coronavírus e as
consequências disso. Em Biologia, os candidatos encontraram questões sobre o
vírus, que apareceu tanto como agente causador de doenças quanto como um
elemento importante sob o ponto de vista da biotecnologia. “Os exames de PCR,
tão comuns durante a pandemia, também apareceram em uma das questões a respeito
de como os resultados desse tipo de teste são analisados tecnicamente
para determinar se uma pessoa está ou não infectada”, afirma a especialista.
Por fim, em Matemática, uma equação de segundo grau foi usada como referência
para identificar o índice de lotação dos hospitais e, assim, determinar a
necessidade ou não de intensificar propagandas das formas de prevenção da
covid-19.
Outros temas cobrados em Física,
Química, Biologia e Matemática
Apesar de trazer muitas questões a
respeito da pandemia, essa segunda parte do exame também se concentrou em
conteúdos tradicionais de cada uma das disciplinas. Mecânica, calorimetria,
corrente elétrica e a transformação de energia solar em energia elétrica com o
uso de placas solares foram alguns dos assuntos cobrados em Física. Por sua
vez, a prova de Química tinha perguntas sobre ligações químicas, equações e
ciclo biogeoquímico.
Biologia trouxe muitos assuntos
relacionados a fisiologia, genética e doenças envolvendo protozoários, vermes e
bactérias. Em Matemática alguns dos temas abordados foram probabilidade,
mediana, moda e sequência, mas o destaque ficou mesmo para a grande quantidade
de questões de geometria.
Para a coordenadora do Ensino Médio do
Sistema Positivo de Ensino, Milena dos Passos Lima, a etapa deste domingo não
surpreendeu diante do que foi apresentado no primeiro dia de Enem. “A prova de
Matemática e Ciências da Natureza trouxe, assim como aconteceu no último
domingo, algumas questões muito atuais, como a pandemia, mas não deixou de lado
os assuntos mais recorrentes. Foi uma boa surpresa ver, também, o equilíbrio
entre questões que envolvem cálculo e questões interpretativas, porque, quando
tem que fazer muitos cálculos, o estudante leva muito mais tempo, o que faz com
que ele erre algumas perguntas mais simples, prejudicando sua nota geral”,
finaliza.
O Enem 2022 teve quase 3,4 milhões de
inscritos. Além da prova deste domingo (20), os candidatos tiveram ainda, no
dia 13 de novembro, a prova de Linguagem, Ciências Humanas e Redação.
Sobre o Sistema Positivo de Ensino
É o maior sistema voltado ao ensino particular no Brasil. Com um projeto sempre atual e inovador, ele oferece às escolas particulares diversos recursos que abrangem alunos, professores, gestores e também a família do aluno com conteúdo diferenciado. Para os estudantes, são ofertadas atividades integradas entre o livro didático e plataformas educacionais que o auxiliam na aprendizagem. Os professores recebem propostas de trabalho pedagógico focadas em diversos componentes, enquanto os gestores recebem recursos de apoio para a administração escolar, incluindo cursos e ferramentas que abordam temas voltados às áreas de pedagogia, marketing, finanças e questões jurídicas. A família participa do processo de aprendizagem do aluno recebendo conteúdo específico, que contempla revistas e webconferências voltados à educação.
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