WhatsApp dá mais um passo e apresenta mecanismo de comércio
*Por Rafael Franco
O WhatsApp está
começando a introduzir o recurso de diretórios, o que seria de certa forma uma
versão moderna das páginas amarelas. Agora, os usuários poderão buscar produtos
e serviços, o que é mais um avanço da empresa no segmento de e-commerce.
E o teste dessa
funcionalidade está começando justamente pelo Brasil, mais especificamente na
cidade de São Paulo. Outra novidade que deve chegar é o Bussiness Search, que
traz a capacidade de encontrar empresas maiores de dentro do aplicativo.
O recurso permitirá que
os usuários naveguem por empresas por categoria, como bancos, alimentos,
bebidas e viagens, bem como por seus nomes, o que é um ataque central ao
principal serviço de buscas do mundo, o Google.
O Business Search visa
ajudar os indivíduos para que eles não percam tempo procurando números de
telefone de empresas em seus sites e digitando ou até mesmo salvando
esses detalhes em seus contatos telefônicos, conforme foi divulgado pela
própria empresa em uma cúpula de negócios focada no WhatsApp no Brasil.
Os novos recursos
reforçam as crescentes tentativas de transformar o aplicativo de mensagens
gigante em um mecanismo de comércio, uma de suas maiores apostas para gerar
receita com o serviço gratuito.
A empresa divulgou nos
resultados trimestrais do mês passado que o negócio de anúncios, de clique para
WhatsApp, cresceu 80% ano a ano e estava a caminho de gerar US$ 1,5 bilhão em
receita anual.
A ferramenta já conta
com mais de 120 milhões de usuários no Brasil e a empresa enxerga o nosso
mercado como a bola da vez para reverter os maus resultados financeiros que vem
apresentando recentemente.
Segundo Zuckerberg:
“Este é o próximo passo para mensagens de negócios e estou ansioso para ouvir
sobre as oportunidades que isso abre para todos vocês.”
E aí você já utiliza o
Whatsapp e principalmente os chatbots em sua estratégia de negócio?
Sobre Rafael
Franco
Empresário que atua no
mercado de tecnologia há 20 anos, a paixão o levou a se aprofundar nesta área e
por isso se graduou em Ciência da Computação com pós em Engenharia de Software.
Também foi executivo de multinacionais liderando projetos premiados por grandes
empresas. Em 2015 fundou a Alphacode, empresa presente em São Paulo, Curitiba
(PR) e Orlando (FL-EUA) em que atualmente é CEO. Lidera um time de
especialistas em experiências digitais com grande destaque para projetos de
aplicativos mobile, sendo responsável por projetos de grande porte neste
segmento como Grupos Habib’s, Madero e TV Band. Comanda o time responsável por
dezenas de aplicativos que atendem mais de 20 milhões de pessoas todos os
meses, principalmente nos segmentos de Delivery, Saúde e Fintechs.
Para mais informações, acesse https://site.alphacode.com.br/ ou @Alphacode
Nenhum comentário