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A importância do branding para o empreendedorismo

Por Fernando Andreazi, diretor criativo do Rebu

Branding é muito mais do que o design ou comunicação de uma marca. Branding é o que une as pessoas ao redor dos mesmos valores, objetivos e crenças. E isso, para uma empresa, tem uma força imensurável. Uma estratégia efetiva de marca pode fazer a sua empresa ganhar muito em competitividade, sendo capaz de fazer do negócio sendo a referência principal do mercado, com um discurso autêntico e único e o primeiro que aparece na mente dos consumidores. Não seria ótimo? Isso é trabalho de branding.

Olhando de dentro, branding ajuda a construir e difundir a cultura de uma organização, a convocar os talentos certos para uma missão. Olhando de fora, uma marca bem construída convida os parceiros e clientes que estão alinhados com aquela empresa. E isso direciona escolha e preço. Branding é sobre gerar vínculos e percepções. É capaz de gerar entendimento sem que a gente precise explicar tudo.

Como profissional da área, sinto que o conceito de branding tem se difundido bastante no Brasil, mas ainda pode ser um diferencial estratégico muito grande para as empresas que decidem investir neste processo. Uma marca bem construída encurta caminhos, economiza dinheiro e ganha relevância sem precisar dos mesmos investimentos em comunicação. Quando uma empresa passa por um processo de branding ou rebranding bem feito, ela organiza melhor seu discurso, potencializa seus diferenciais e foge das mesmices do seu segmento.

Acredito que o maior desafio é pensar em marca e, a partir dela, tomar decisões de negócio. Que história esse produto vai contar pra quem o consome? Em que momento da vida ele vai fazer sentido? Indo mais longe ainda… O que ele simboliza para as pessoas? Liberdade, artesanalidade, brasilidade? Para um empreendedor, é importante ter essas respostas. Um biscoito de polvilho, um brigadeiro ou uma coxinha muita gente já faz. Mas qual a marca que só esse produto é capaz de deixar?

Quem empreende vai entender que branding mexe com o alicerce de uma empresa. O que ele deve esperar é um processo profundo, onde ele precisa acompanhar, opinar e ser extremamente franco, já que uma marca é algo que ele vai conviver por muitos anos. Também é essencial saber ouvir e confiar em bons profissionais de branding que o provocam, já que é muito comum que empreendedores tenham “verdades absolutas” que devem ser quebradas.

Um trabalho de branding exige muitas frentes. Pesquisa, estratégia, texto, arquitetura, design, ilustração, fotografia, arquitetura, UX e até experiência. Hoje contamos com 20 pessoas das mais diversas áreas e sabemos que ainda é possível expandir para especialistas ainda mais variados.

De muitas maneiras, você pode apelar para as emoções das pessoas por meio do branding e fazê-las se sentirem mais conectadas à sua empresa. Branding permite que você construa relacionamentos com seu público, o que pode eventualmente transformá-los em clientes cada vez mais fiéis. Criar uma marca coerente é estar sempre um passo à frente. E isso vale para qualquer segmento. 

Fernando Andreazi é um dos fundadores e diretor criativo do estúdio de estratégia e criação Rebu e jurado do Self-Made Brasil da Sony Channel. É especialista em criar narrativas, estratégia e posicionamento, experiência de marca, redação e naming, já tendo dado nomes para marcas como Dengo, Nude, Trilha, entre outras. Ajudou a criar e a posicionar grandes marcas corporativas como Latam, Ritmo, Nortis, Santander Brasil e outras de consumo como Havaianas, Guaraná Antarctica e Chilli Beans. Formado em comunicação pela Framingham University, em Massachusetts, é mestrando em Branding na School of Visual Arts de Nova York.

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