A importância do branding para o empreendedorismo
Por Fernando Andreazi, diretor criativo do Rebu
Branding é muito mais do que o design ou
comunicação de uma marca. Branding é o que une as pessoas ao redor dos mesmos
valores, objetivos e crenças. E isso, para uma empresa, tem uma força
imensurável. Uma estratégia efetiva de marca pode fazer a sua empresa ganhar muito
em competitividade, sendo capaz de fazer do negócio sendo a referência
principal do mercado, com um discurso autêntico e único e o primeiro que
aparece na mente dos consumidores. Não seria ótimo? Isso é trabalho de
branding.
Olhando de dentro, branding ajuda a
construir e difundir a cultura de uma organização, a convocar os talentos
certos para uma missão. Olhando de fora, uma marca bem construída convida os
parceiros e clientes que estão alinhados com aquela empresa. E isso direciona
escolha e preço. Branding é sobre gerar vínculos e percepções. É capaz de gerar
entendimento sem que a gente precise explicar tudo.
Como profissional da área, sinto que o
conceito de branding tem se difundido bastante no Brasil, mas ainda pode ser um
diferencial estratégico muito grande para as empresas que decidem investir
neste processo. Uma marca bem construída encurta caminhos, economiza dinheiro e
ganha relevância sem precisar dos mesmos investimentos em comunicação. Quando
uma empresa passa por um processo de branding ou rebranding bem feito, ela
organiza melhor seu discurso, potencializa seus diferenciais e foge das
mesmices do seu segmento.
Acredito que o maior desafio é pensar em
marca e, a partir dela, tomar decisões de negócio. Que história esse produto
vai contar pra quem o consome? Em que momento da vida ele vai fazer sentido?
Indo mais longe ainda… O que ele simboliza para as pessoas? Liberdade,
artesanalidade, brasilidade? Para um empreendedor, é importante ter essas
respostas. Um biscoito de polvilho, um brigadeiro ou uma coxinha muita gente já
faz. Mas qual a marca que só esse produto é capaz de deixar?
Quem empreende vai entender que branding
mexe com o alicerce de uma empresa. O que ele deve esperar é um processo
profundo, onde ele precisa acompanhar, opinar e ser extremamente franco, já que
uma marca é algo que ele vai conviver por muitos anos. Também é essencial saber
ouvir e confiar em bons profissionais de branding que o provocam, já que é
muito comum que empreendedores tenham “verdades absolutas” que devem ser
quebradas.
Um trabalho de branding exige muitas
frentes. Pesquisa, estratégia, texto, arquitetura, design, ilustração,
fotografia, arquitetura, UX e até experiência. Hoje contamos com 20 pessoas das
mais diversas áreas e sabemos que ainda é possível expandir para especialistas
ainda mais variados.
De muitas maneiras, você pode apelar
para as emoções das pessoas por meio do branding e fazê-las se sentirem mais
conectadas à sua empresa. Branding permite que você construa relacionamentos
com seu público, o que pode eventualmente transformá-los em clientes cada vez
mais fiéis. Criar uma marca coerente é estar sempre um passo à frente. E isso
vale para qualquer segmento.
Fernando Andreazi é um dos fundadores e diretor criativo do estúdio de estratégia e criação Rebu e jurado do Self-Made Brasil da Sony Channel. É especialista em criar narrativas, estratégia e posicionamento, experiência de marca, redação e naming, já tendo dado nomes para marcas como Dengo, Nude, Trilha, entre outras. Ajudou a criar e a posicionar grandes marcas corporativas como Latam, Ritmo, Nortis, Santander Brasil e outras de consumo como Havaianas, Guaraná Antarctica e Chilli Beans. Formado em comunicação pela Framingham University, em Massachusetts, é mestrando em Branding na School of Visual Arts de Nova York.
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