Últimas

Brasileiros desejam terminar o ano com as contas em dia e o nome limpo para 2023

Educadora financeira da Acordo Certo lista dicas para renegociar dívidas e conquistar liberdade financeira

Com a chegada do fim do ano, muitos começam a traçar suas metas pessoais para 2023. Entre as mais comuns estão trocar de carro, financiar um imóvel e investir em um curso. O que alguns não sabem é que esse período também é uma oportunidade para renegociar dívidas e conquistar a tão sonhada liberdade financeira. Assim, fica mais fácil planejar o próximo ano.

Em outubro, o Brasil registrou recorde de 30,3% de famílias inadimplentes, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em um ano, a fatia de inadimplentes aumentou 4,7 pontos porcentuais, maior avanço desde março de 2016.

Bruna Allemann, educadora financeira da fintech Acordo Certo, explica que as dívidas tendem a virar uma bola de neve, por isso é importante tentar uma renegociação o quanto antes e, principalmente, mudar de hábitos para terminar o ano com o nome limpo.

“O primeiro passo para sair da inadimplência é fazer uma renegociação, só assim você conseguirá ficar no azul e ter tranquilidade financeira para focar em outros projetos. No dia a dia, também é importante criar o hábito de pagar as contas na data correta e planejar os gastos a longo prazo”, afirma a especialista.

Confira abaixo mais dicas da educadora financeira para sair do vermelho e começar 2023 com as contas em dia:

1) Encare as dívidas: O primeiro passo a seguir é entender de onde surgiu o problema, liste todas as dívidas e se programe para começar a quitá-las. Com o passar do tempo existem acréscimos de juros, é importante saber o valor exato para evitar maiores problemas no futuro. 

2) Entenda sua renda: Compreender como sua renda funciona é fundamental, já que é com ela que suas dívidas serão pagas. Registre as contas fixas, ganhos mensais e separe um valor para a quitação de inadimplências, assim você mantém o controle de quanto sai e de quanto entra.

3) Crie um limite: Depois de entender seu bolso e suas dívidas, agora é hora de calcular quanto você pode pagar por elas. Use o valor de gastos desnecessários para quitá-las, mas ao entrar em programas de renegociação de dívidas se atente às parcelas, que podem ser altíssimas. É importante ter em mente um valor estimado de até quanto você poderá pagar sem comprometer o seu orçamento.

4) Imprevistos acontecem: Considere os imprevistos, crie uma reserva de emergência, nunca se sabe o dia de amanhã. Guardar dinheiro como forma de reserva é uma maneira de se preservar de dívidas futuras. 

5) Busque uma renda extra: Se está apertado nas dívidas e sua renda não é suficiente, busque uma renda extra, como venda de artesanatos, bolos e doces ou a prestação de serviços. Procure algo que seja bom em fazer e coloque à disposição

Nenhum comentário