Como o WhatsApp Comunidades é estratégico para empresas
Com 1024 pessoas por grupo, criação de comunidades é mais um
recurso de marketing e no relacionamento entre marcas e clientes; entenda como
aderir para o seu negócio
Previsto para o mercado brasileiro já em
2023, o WhatsApp Comunidades, novo recurso do aplicativo, que permitirá a
criação de grupos com até 1024 pessoas, será o mais novo aliado na estratégia
de marketing de empresas dos mais diversos nichos. Quem acredita nessa visão é
Gabriel Rockenbach, CMO do Greenn, startup de produtos digitais.
“Com a possibilidade de criar
“sub-grupos” dentro da mesma temática, inúmeras empresas podem criar
estratégias de conteúdos exclusivos, promoções e descontos para clientes, a fim
de fidelizar consumidores, ser um canal de fácil acesso para comunicar
novidades, além de ser um recurso rápido e prático para tirar dúvidas, por
exemplo”, acredita.
Ainda para o especialista, a chegada das
novas funcionalidades promete aumentar ainda mais o nível de estratégias com o
WhatsApp. “Com o movimento de ter mais pessoas em menos grupos, os produtores
digitais que utilizam a ferramenta para disparo de avisos, compartilhamento de
conteúdo, além de outras estratégias, conseguirão mais agilidade para trabalhar
a comunicação no aplicativo. Unir e organizar pessoas dentro do mesmo foco, sem
dúvida, ficará mais dinâmico”, explica Gabriel.
Com mais de dois bilhões de usuários
ativos em 180 países do mundo, o aplicativo é um dos preferidos pelos
brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Infobip (Plataforma Global de
Comunicação para Empresas), 99% das pessoas que possuem smartphone no país têm
o WhatsApp instalado e 80% dos entrevistados usam o aplicativo para se
comunicar com marcas.
Para as grandes empresas, a tendência é
de que as ferramentas já utilizadas para o contato com os clientes cresçam
ainda mais. Esse movimento deve impactar em peças de marketing, anúncios e
promoções exclusivas realizadas por meio do WhatsApp, alcançando mais pessoas
em quantidades menores de grupos.
À frente da liderança do Greenn,
plataforma de produtos digitais, e baseado nas experiências que os
infoprodutores vivem em suas comunidades, Gabriel acredita que o WhatsApp
Comunidades vai levar a experiência de clientes para outro nível, podendo
facilitar os processos dos criadores digitais, como:
- Organização de alunos que
compraram e-books, separando-os por categoria, recorrência de compra,
entre outras informações;
- Alunos de mentorias, que são ou
não recorrentes, mas que possuem outro tipo de interesse pelos conteúdos
do infoprodutor;
- Alunos de consultoria de curto
ou médio prazo, que já possuem um acompanhamento diferenciado para os seus
negócios
- Clientes exclusivos, que são
aqueles fidelizados e de longa data, conhecidos como os “defensores de
marca”, que podem se beneficiar de descontos exclusivos, políticas
customizadas de indicações, cupons de descontos;
- Compartilhamento de aulas,
vídeos e arquivos para uma turma de alunos;
- Pesquisas frequentes de
satisfação de clientes etc.
“Considerando que o WhatsApp é a
preferência do brasileiro, acredito ainda que o infoprodutor pode migrar grupos
de outros locais para concentrar tudo em uma única plataforma. Então, grupos do
Linkedin, Facebook e, quem sabe, até do Telegram, podem sofrer uma migração
para o WhatsApp Comunidades. Claro que isso deve ser feito com cautela para não
comprometer o público que já é fiel a um canal. Deve ser analisado por cada
profissional”, diz Gabriel.
Mais do que ser apenas um SAC 3.0, o
WhatsApp Comunidades chega com potencial de agir como intermediador direto e
agente de transformação na relação entre fornecedores e clientes. “O mundo
caminha cada vez mais para o digital e a comunicação instantânea. As empresas
devem acompanhar este movimento para não ficarem defasadas”, finaliza o CMO do
Greenn.
Sobre O
Greenn
Fundado em 2021, o Greenn é uma plataforma completa de vendas de cursos com pagamentos (cartões, dois cartões, pix e boleto), assinatura, coprodução, afiliação, integrações, order-bump, upsell, webhooks e muito mais. Para saber mais, acesse: https://www.greenn.com.br/
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