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Estudantes do Colégio Santa Marcelina são premiados em Concurso Cultural

- Ao todo, 11 estudantes da unidade de Piraí do Sul foram selecionados nas categorias Redação e Vídeo

- Concurso realizado pela Prefeitura Municipal teve como tema “Bicentenário da Independência”

 

Com trabalhos retratando assuntos relacionados ao “Bicentenário da Independência”, 11 estudantes do Colégio Santa Marcelina, da unidade de Piraí do Sul, foram vencedores do Concurso Cultural realizado pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal, que contou com a participação de colégios públicos e particulares da cidade.

Ao todo, foram inscritos 14 estudantes do Santa Marcelina, dos quais mais de 78% foram premiados. O resultado foi divulgado na última semana de novembro, pelo Governo do Município, e os vencedores do concurso ganharão uma viagem a São Paulo, ainda sem data definida, para visitar o Museu do Ipiranga.

O programa foi dividido em três categorias: Desenho, Redação e Vídeo. Cada categoria foi subdividia por série, com exceção a de Desenho. Os estudantes do Colégio Santa Marcelina do 6º ao 8º Ano participaram da categoria de Redação, e os estudantes do Ensino Médio da 1ª e 3ª Série, da categoria Vídeo.

De acordo com o Coordenador Pedagógico do Colégio Santa Marcelina de Piraí do Sul, Alcione Bueno, o concurso foi uma oportunidade importante para comprovar a efetividade do ensino da instituição. “Ficamos muito feliz com este tipo de notícia, especialmente por ressaltar o potencial de nossos estudantes. Quanto trata-se de evento externo, para nós é ainda mais representativo, porque nós destacamos externamente que o que é trabalhado aqui dentro se mostra efetivo para o aprendizado dos estudantes”, explica Bueno.

Para a participação no projeto, os estudantes do Ensino Fundamental, do Colégio Santa Marcelina, tiveram o apoio dos professores de história, para ampliar a base de conhecimento sobre a Independência do Brasil, e de produção textual, para oferecer suporte com relação à estruturação dos conteúdos. Já os estudantes do Ensino Médio, que realizaram a produção audiovisual, contaram com o auxílio do professor do Itinerário Formativo para a elaboração dos vídeos.

Segundo o coordenador, o grande destaque para os estudantes do colégio foi a quebra de paradigmas sobre o que realmente faz parte do Bicentenário da Independência. “O que podemos apontar como diferencial nas aulas foram os professores fornecerem a visão de que a Independência do Brasil é uma comemoração, mas que todos os desafios, as conquistas e os marcos, desta trajetória de 200 anos, fazem parte de um processo histórico. Desta forma, este tema não está relacionado somente ao dia 7 de setembro de 1822”, explica Bueno.

Para 2023, os profissionais de educação do Colégio já estão preparando um levantamento com diversos concursos que possam contribuir para o aprendizado dos estudantes. “Nós gostamos de proporcionar este tipo de experiência aos estudantes porque é uma forma de prepará-los e de demonstrar o potencial de cada um. Estamos trabalhando para que no próximo ano eles possam participar não só de concursos de produção literária, mas também de história, física, matemática, ciências, astronomia e, até mesmo, de foguetes”, finaliza Bueno.

Vale ressaltar que, neste ano, o colégio aguarda, ainda, a lista de aprovados da segunda fase da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), da qual seis estudantes participaram.

Sobre a Rede Santa Marcelina

O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina foi fundado em 1838 por Monsenhor Luigi Biraghi, com o auxílio de Marina Videmari, em Milão, na Itália. Dedicada à educação, à saúde e à assistência social, a Congregação difundiu-se globalmente a partir da instituição de colégios, hospitais e obras sociais. 

Atualmente, presente em 8 países, espalhados por 3 continentes, e em 17 municípios e 9 estados brasileiros, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Tocantins, o Instituto segue com a missão de levar adiante, com empenho e entusiasmo, a educação, a formação, a cura e a construção do ser humano íntegro e da sociedade. Tudo isto alinhado à uma metodologia inovadora de aprendizagem, alinhada às principais tendências do mercado educacional.


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