Geração de Leads: como começar, os principais canais e 4 dicas de captar
A geração de leads é um dos elementos que se conectam ao conceito de marketing digital e ganham uma grande relevância no mundo dos negócios atuais. Isso significa dizer que, para vender no mercado digital, precisa-se dominar esse conceito e seu processo.
Nos dias de hoje, a capacidade de gerar leads está diretamente associada à capacidade de uma empresa de vender o seu produto ou serviço. Isso significa dizer que os leads são o fio indutor de possibilidades dentro do Marketing Digital.
Em linhas gerais, o lead vai ser um usuário dos meios digitais que foi impactado de alguma forma pelas estratégias de comunicação da empresa e, a partir disso, passou a se interessar por sua proposta de valor, recebendo uma recompensa em troca dos seus dados.
É a partir desse momento em que a empresa de caixa para tomada em perfilado tem os dados desse consumidor que ele passa a ser tratado como um lead, e é aqui que ele passa a receber informações sobre o produto para aumentar a sua chance de conversão.
Para entender esse fenômeno na sua integridade, é possível delimitar uma linha de atuação dentro de uma jornada de consumo mais aprofundada do que a venda direta que acontecia antes do atual estágio do marketing digital.
É com a geração de leads que a marca de trempe fogo de chão consegue garantir uma conexão mais profunda, que constrói mais confiança e um relacionamento efetivo com os consumidores, o que, por consequência, aumenta a sua relevância no mercado.
Benefícios da geração de leads
Por muito tempo, a presença era, na internet, um grande diferencial competitivo das empresas de ponta. Entretanto, pode-se dizer que isso mudou muito.
Essa realidade, hoje, já mudou bastante, e o ecossistema virtual se tornou o principal meio de divulgação e de venda de produtos ou serviços. Por mais que isso pareça ter apenas vantagens, criou-se uma concorrência estrutural que exige uma mudança nas estratégias.
Não é mais possível garantir uma boa quantidade de vendas apenas apresentando o produto com o valor. Mesmo que a qualidade seja superior e o preço mais baixo que a média do mercado, é necessário investir mais em comunicação dos diferenciais.
As empresas que se atentaram a isso desenvolveram uma jornada de compra que dá mais valor a cada informação gerada pelo consumidor conectado.
E com isso, acabaram, também, favorecendo a personalização dos discursos de venda, aumentando a sua chance de conversão.
Ao gerar leads qualificados, as empresas garantem uma valorização de todas as informações oferecidas pelo público. Dentro da geração de leads, essas informações baseiam a estratégia e criam mais repertório a longo prazo.
Como gerar leads de forma eficiente
Depois de entender o que é a geração de leads e como na atual conjuntura do marketing digital esse elemento se tornou fundamental, é importante para uma empresa de coworking pequeno saber como gerar leads interessados na sua marca.
Na prática, o que é mais importante de ser levado em consideração é a capacidade de desenvolver uma estratégia baseada nas práticas que funcionam, mas focadas nas demandas e oportunidades da empresa.
Sendo assim, é possível definir uma lista de passos que constituem uma boa estratégia para geração de leads, que não deve ser tratada como uma receita pronta, mas como um guia que orienta o desenvolvimento desse resultado. Estes passos são:
Reconhecimento do público e desenvolvimento de uma persona;
Produção de materiais ricos e atrativos;
Desenvolvimento de uma estratégia ativa de captação;
Criação de um fluxo de nutrição dos leads;
Criação de uma rotina de relacionamento.
Reconhecimento do público e desenvolvimento de uma persona
O primeiro ponto para a produção de um fluxo de leads para qualquer empresa é essencial humanizar essa figura, a partir disso cada consumidor dentro desse sistema ganha uma tridimensionalidade e oferece mais informações para quem planeja e cria os passos seguintes.
Para isso, antes de criar qualquer estratégia é essencial que uma empresa de pintura de fachada de loja tenha uma base de informações sobre o seu público para planejar cada uma das próximas ações efetivas.
A melhor ferramenta para isso é a persona, um conceito que cria um avatar, um personagem semi-fictício que engloba características gerais de todo o público e pode ser consultado a cada formulação estratégica dessa geração de leads.
Produção de materiais ricos e atrativos
A produção dessa persona ancorada nas características do seu público alvo faz com que a empresa de produtos de limpeza para cozinha de restaurante tenha uma base de atuação e de informação que podem maximizar os resultados.
Desde a identidade visual das comunicações até o lugar e a plataforma que será utilizada para realizar a nutrição de leads deve ser planejada para efetivar e balizar o investimento da estratégia de geração e conversão de leads.
Com todas as informações em mãos a empresa especializada em saquinho para colocar talheres pode iniciar a produção de conteúdo, aqui está o coração da estratégia e o oferecimento de uma proposta de valor inicial em forma de informação ou ferramentas.
Um conteúdo rico é aquele que vai atrair o usuário para se tornar um lead, ou seja, um visitante interessado na marca, além de atrair é fundamental que ele apresente um valor em si também gerando curiosidade e interesse para que ele avance na jornada de compra.
Desenvolvimento de uma estratégia ativa de captação
Conhecendo quem é o público alvo da estratégia e tendo em mãos um conteúdo não só bem desenvolvido, mas estratégico, a próxima etapa é garantir o alcance desse conteúdo para a base de consumidores em potencial interessadas no seu trabalho.
A partir daí que se falar efetivamente de geração de leads, uma das formas de criação de leads é a formatação e a distribuição de landing pages, ou seja, páginas de aterrissagem que vão receber esse visitante e dar as informações para que ele se transforme em lead.
Nessa etapa não existem receitas prontas nem fórmulas secretas, mas é possível realizar uma série de testes até chegar em um resultado mais satisfatório e ao máximo desempenho na captação e na conversão dos leads.
Criação de um fluxo de nutrição dos leads
Com a criação de conteúdo e com a estrutura de geração de leads pronta é muito importante que o gestor de marketing de uma empresa de pintura eletrostática branca entenda que existe muito a se fazer depois da geração de leads.
É preciso entender a geração como apenas mais uma etapa da jornada de venda, isso significa dizer que depois da geração de leads não pode estacionar a estratégia, é essencial que esse lead seja nutrido com novas informações e conteúdos focados na conversão.
É essa continuidade que faz com que o lead que se interessou previamente por uma primeira proposta de valor se interesse por mais produtos não só aumentando a sua chance de conversão como aumentando o ticket médio das compras.
Criação de uma rotina de relacionamento
Nesse sentido é essencial que as empresas criem uma rotina de nutrição de leads e relacionamento que seja construída entre clientes e empreendimentos, mesmo que a persuasão direta não seja eficiente, a rotina tende a aumentar as conversões.
Considerações finais
Por muito tempo o processo de venda de um produto ia desde o primeiro contato entre marca e cliente até a sua compra ou não em poucos meninos, hoje em dia, em especial com o desenvolvimento do marketing digital, esse processo se complexificou.
Esse novo funcionamento do marketing digital pode ser aplicado tanto para a venda de uma churrasqueira gourmet a carvão até para a venda de serviços mais caros, essa nova fórmula busca uma conexão mais aprofundada e próxima entre a empresa e o cliente.
Enquanto o consumidor está apenas na pesquisa ele é um usuário, mas a partir do momento que ele entra em contato com uma empresa em seu site, rede social ou landing page e deixar informações, ele passa a ser tratado como um Lead.
Isso significa que ele é um cliente em potencial que já teve um contato positivo com uma determinada marca e que falta pouco para que a persuasão faça o seu trabalho e conclua as vendas. Esse processo é facilitado pelas informações adquiridas anteriormente.
Uma das formas de entender esse sistema é a partir da imagem de um funil onde todos os leads são coletados e descem se aproximando de uma compra, a geração de leads é importante por que quanto mais entram nesse funil, maior é o volume de vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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