Mercado Municipal de Santo Amaro reabre após cinco anos
Com 4x a área construída anteriormente,
empreendimento tradicional da região de Santo Amaro - zona sul de São Paulo -
reabre suas portas no próximo dia 9. Prefeito de SP confirmou presença.
Considerado um marco cultural e
histórico da região sul de São Paulo, o centenário Mercado Municipal de Santo
Amaro reabre as suas portas no próximo dia 9 de dezembro. Carinhosamente
apelidado de Santo Mercado, o empreendimento marca sua nova fase - após o
incêndio ocorrido em 2017 - integrando à sua tradicional história, que começou
em 1897, um conceito contemporâneo inspirado nos grandes mercados europeus, que
reúne compras, serviços e lazer em um projeto arquitetônico que integra o
ambiente interno ao externo.
“É uma grande satisfação fazermos parte
deste novo capítulo e poder devolver à população esse patrimônio, que foi palco
de tantas histórias, ainda melhor e maior. Durante as obras passamos pelo
período de pandemia, mas não desistimos, pois temos o compromisso de entregar
um empreendimento de qualidade e desenvolver esses comerciantes dentro do
cenário atual do varejo. Estamos devolvendo o Mercado para o bairro, gerando empregos,
acelerando a economia e agregando valor em todas as fases desse processo”,
afirma o presidente do Consórcio Fênix e da Engemon Marco Alberto Silva.
O empreendimento conta com 11.500 m2 de
área total, quase quatro vezes mais que a metragem anterior (3.000m²),
distribuídos em três pisos, o que dará espaço para materializar a sua vocação -
ser o maior e mais completo complexo gastronômico da região. Dessa forma, o
número de espaços comerciais passou de 25 para 120, além de 37
quiosques. Nessa primeira fase, mais de 50 operações já estarão abertas,
com destaque para 19 permissionários que continuam no local e novas lojas de
gastronomia e serviços.
Entre os permissionários, está o
proprietário da Flor da Terra Floricultura e Paisagismo, Eder Pinheiro da
Silva, que faz parte do Santo Mercado há 15 anos. Empresário experiente, que
transformou sua paixão de infância pelas flores em negócio, Eder teve que se
reinventar após o ocorrido, situação ainda mais agravada pelo período de
pandemia. Agora, com o olhar marejado de emoção ao relembrar os desafios
enfrentados, comemora o início de um novo ciclo. “Estou bastante otimista com o
novo projeto e proposta do Santo Mercado. Creio que teremos forte demanda,
novo público… enfim, estou muito feliz e confiante”, afirma ele, que
planeja trazer de volta ao seu espaço a atmosfera acolhedora com produtos
diferenciados, que convidam o cliente a vivenciar uma agradável experiência de
compra.
José Manoel Pereira Serra, proprietário
da Bomboniere Peteka, que está no empreendimento há 36 anos, compartilha do
mesmo sentimento. “Amo
minha loja e tenho muito carinho e respeito com meus clientes. O novo projeto
do mercado é muito lindo e moderno. Realmente de bom gosto. Nossos clientes
merecem! Estamos juntos e esperançosos!”
A expectativa otimista também é
compartilhada entre os novos lojistas. “Escolhemos o Santo Mercado para sediar
o Villaggio del Tartufo por ser um projeto único, parecido com os mercados
europeus de grande sucesso, com um conceito totalmente voltado à uma ‘agradável
experiência’ do visitante, que poderá contar com opções totalmente diferentes,
e, ainda, preservando o patrimônio histórico do ‘antigo’ Mercado de Santo
Amaro”, conta César Augusto Vásquez, sócio do espaço especializado em trufas e
vinhos italianos, que trouxe para Brasil um dos mais importantes nomes do
“tartufo” italiano e mundial Giuliano Tartufi.
O mix comercial também passa a incluir
diversas opções de serviços como um grande hortifruti, âncora do espaço (o
antigo “sacolão”), salão de beleza, lotérica, caixas eletrônicos, clínica de
massagem, drogaria e pet shop.
Com um investimento superior a R$ 80
milhões, o projeto ainda contempla mais uma fase. Na próxima, prevista para o
primeiro semestre de 2023, será entregue um rooftop
com mais de 500 m²2 de área, um privilegiado ambiente que valoriza a natureza e
a luz natural, com vista para a Represa do Guarapiranga.
O projeto
O projeto arquitetônico é assinado pela
KT Retail Art - escritório referência em projetos de varejo - com participação
da AFGM Arquitetos Associados. A mescla de materiais orgânicos, como a madeira,
com elementos industriais, como o aço preto, traz a sensação de acolhimento e
conforto juntamente a um ar contemporâneo. O projeto é biofílico, isto é,
valoriza o contato com a natureza, promovendo bem-estar, com destaque para a
iluminação e ventilação naturais, e o verde incorporado ao projeto de duas
maneiras: preservação de árvores internas, bem como através da permeabilidade
visual que permite ver de dentro do Mercado o “destaque paisagístico da grande
árvore da esquina”. Outro conceito também é a integração visual do entorno
através dos vidros da fachada, que integra o projeto na cidade e
vice-versa.
Além de árvores internas, os cobogós -
tradicionais tijolos vazados criados na década de 1920 e que compunham a
arquitetura original, também foram mantidos. Eles fazem parte da herança da
arquitetura árabe baseada nos muxarabis.
A história também será homenageada pela
choperia Bonde Beer, localizada logo na entrada principal do empreendimento.
Com espaço instagramável, o quiosque tem o formato de um bondinho - meio
de transporte histórico tipicamente paulistano, que teve suas últimas unidades
em atividade justamente na região de Santo Amaro.
O projeto traz, ainda, a
sustentabilidade no quesito utilização de água de reúso para bacias sanitárias,
para rega das áreas ajardinadas e para lavagem dos estacionamentos e calçadas.
A iluminação foi projetada em LED para redução do consumo de energia.
O conceito aberto, sem presença de
muros, com calçadas e áreas para pedestres estendidas e boulevards externos, seguem
as tendências mais atuais da arquitetura e do urbanismo, que valorizam o
conceito de integração entre o público e o privado e a chamada cidades para
pessoas - convidativas e que favorecem atividades sociais e de lazer de maneira
combinada.
Mobilidade urbana
A localização privilegiada, a pouco mais
de 1 km do Terminal Santo Amaro de ônibus e a apenas duas quadras da estação
Adolfo Pinheiro do metrô, linha 5 - Lilás, também contribui para o conceito do
projeto ao viabilizar a adoção de meios de transportes mais sustentáveis e que
favorecem a mobilidade urbana, como transporte público e bicicleta. Por isso, o
empreendimento dispõe de um amplo bicicletário com mais de 60 vagas e área de embarque
e desembarque para carros de aplicativos. Para quem prefere se deslocar de
carro, há um estacionamento rotativo pago com 160 vagas, das quais 40% são
cobertas.
Valorização da cultura e da comunidade
locais
Tendo como um dos pontos chave seu vínculo
com a região e a cultura do local onde está inserido, o Santo Mercado mantém
essa relação entre suas prioridades. Símbolo disso é a intervenção artística
realizada a partir dos trabalhos dos alunos da Escola Waldorf Rudolf Steiner.
Conforme explica Fernanda Martins Fontes, professora de artes da escola, a
obra, que reúne mais de 200 desenhos e pinturas dos estudantes do Ensino
Fundamental I ao Ensino Médio, percorre o caminho de desenvolvimento do
currículo artístico na pedagogia Waldorf, que permeia a criança e o jovem ao
longo de sua jornada educacional.
O grandioso painel, com mais de 110 m²,
faz referência aos famosos vitrais que surgiram na Europa a partir do século X,
os quais tinham por objetivo ilustrar cenas e narrar histórias, e contavam com
a utilização da luz, que brilha por meio das cores dos vidros, capturando o
olhar. Além de remeter às antigas janelas coloridas, o lindo painel também
revela o efêmero e o urbano, presentes na técnica de lambe-lambe utilizada para
aplicação dos trabalhos das alunas e alunos. “Assim apresentamos a incrível
trajetória da arte no nosso dia a dia escolar, com a verticalidade dos vitrais
e, ao mesmo tempo, com a horizontalidade e a força da arte de rua, que aproxima
a todos”, completa Fernanda.
Em parceira com o Anglo Chácara Santo
Antônio, tradicional colégio do bairro, o Santo Mercado contará, ainda, com um
espaço de leitura – o “Tecendo História, Tecendo Emoções” – onde a comunidade
poderá trocar livros, lê-los em um lugar aconchegante preparado pela equipe pedagógica
da instituição e participar de atividades literárias, como leituras para
crianças, conversa com autores, entre outros. De 10 a 31 de dezembro, quem
visitar o local terá a oportunidade de prestigiar a exposição que leva o mesmo
nome do espaço e apresentará trabalhos dos alunos da escola. São fotos,
desenhos e textos desenvolvidos por eles ao longo de 2022 a partir de um estudo
sobre a história de Santo Amaro.
Impacto socioeconômico
Desde o início das obras foram gerados
500 empregos para a reconstrução do Santo Mercado. A partir de sua abertura, o
empreendimento deve gerar, aproximadamente, 1.500 empregos diretos e
indiretos.
Com um fluxo mensal estimado em 120 mil
pessoas, a reabertura do Santo Mercado também deve impactar positivamente o
desenvolvimento econômico da região, a começar pelo retorno pleno das
atividades comerciais dos permissionários, que estimam um aumento de 50% nas
vendas, além dos novos lojistas.
Inaugurado em 1897 e, desde 1961 no
mesmo local, o Mercado Municipal de Santo Amaro foi acometido por um incêndio
que comprometeu mais de 70% de sua estrutura, em 25 de setembro de 2017. O
local possuía 3.600 m² de área construída e cerca de 25 boxes, incluindo um
sacolão e restaurantes. Em agosto de 2019, o então prefeito Bruno Covas assinou
o contrato de concessão do Mercado Santo Amaro ao Consórcio Fênix, por 25
anos.
O Consórcio Fênix deu início ao processo
de construção, recuperação, ampliação e revitalização do empreendimento no
mesmo ano, com o objetivo de transformar o mercado em um novo polo cultural,
turístico e gastronômico para a cidade de São Paulo.
Horário de Funcionamento Natal e Ano
Novo
Dia 24/12: 7h às
18h
Dia 25/12: fechado
Dia 31/12: 7h às 18h
Dia 01/01/23: fechado
Horário de Funcionamento Santo
Mercado:
De Segunda a Sábado,
das 7h às 22h. Domingo e feriado, das 7h às 18h.
Ficha Técnica:
Área total: 11.000 m²
Área Bruta Locável: 3.600 m²
Nº de pisos: 5
Nº de vagas: 160 vagas cobertas e descobertas, em dois pisos de estacionamento.
Bicicletário: 63 vagas
Nº de lojas: 120 + 37 quiosques
Fluxo mensal*: 120.000 visitantes/mês (*expectativa inicial)
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