Mulheres ainda precisam desbravar o universo do networking
Por se tratar de um ambiente de predominância
masculina, público feminino ainda tem dificuldade de estabelecer conexões,
aponta pesquisa do Linkedin
O networking é um grande
aliado quando se fala em vida profissional. Além de possibilitar a troca de
experiências e a ampliação dos contatos, também pode fazer com que um negócio seja
lembrado e recomendado muitas vezes. Inclusive, é válido destacar, que uma rede
composta por parceiros acolhedores faz com que os demais conquistem ainda mais
visibilidade e que sejam lembrados.
Essa prática, que para
muitas pessoas ocorre até mesmo de forma automática, gera crescimento e
expansão. Entretanto, o que para alguns se torna algo corriqueiro, há quem
ainda tenha um pouco de dificuldade nesse aspecto e é justamente o que ocorre
com algumas mulheres.
Recentemente, o
LinkedIn divulgou uma pesquisa neste sentido onde aponta que os homens ainda
são melhores, neste assunto, por conta de dois itens. “O primeiro seria porque
algumas mulheres perdem suas parcerias por falta de interação. O segundo, por
conta da dificuldade de estabelecer as primeiras conexões, justamente por se
tratar de um ecossistema em que eles são maioria“, aponta Brunna Duarte head de Marketing e uma das
fundadoras do DIG Club (Do It Girls
Club), comunidade de networking
e conteúdo voltado para empreendedoras e executivas.
Muitas ainda apresentam
uma certa dificuldade para iniciar essa interação. “Já ouvimos relatos de
mulheres que sentem vergonha de parecerem interesseiras, ou até mesmo deixam de
cultivar algum novo contato por conta da falta de tempo devido a carga mental
que carregam ao ter que lidar com as funções da casa, família e tantas outras
frentes que ficam estacionadas, esperando por algum tipo de iniciativa delas”,
comenta a especialista em marketing.
Todo esse cenário contribuiu
para que o DIG Club fosse desenhado apenas para o público feminino, para
ofertar um ambiente seguro com o intuito de trocar informação. “O nosso
objetivo é fomentar oportunidades para que todas possam experimentar exatamente
o que os homens vivenciam quando fazem networking”, explica Brunna.
O networking
consegue proporcionar evolução e até mesmo escalar diversos aspectos da vida,
seja para quem esteja iniciando um projeto ou trabalhando em uma empresa.
Afinal, é preciso fazer algo novo e gerar movimento, que lá na frente
resultarão em crescimento.
O networking deve ser visto
como um pilar essencial e uma forma de cultivar laços profissionais em
ambientes diversos. Natália Archanjo, advogada e head comercial da comunidade, aconselha que
apenas focar no negócio fica muito forçado e pouco natural. “Os negócios
aparecem após uma parceria estruturada, que vai se aprofundando com o tempo”,
destaca.
Natália enfatiza que
algumas pessoas entendem que networking
é a criação de uma conexão falsa, com base apenas em interesses comerciais, mas
na verdade trata-se de um exercício diário para fortalecer vínculos e criar
conexões. “Precisamos pensar que todas as relações são baseadas em interesse.
Desde o contato com amigos ou com um companheiro. As pessoas têm desejos comuns
e é isso que fortalece os vínculos e cria conexões. E então surgem
oportunidades como amizades longas, relacionamentos e negócios”, revela.
Conduzir esse ambiente
saudável de forma eficiente é, inicialmente, manter bons relacionamentos. “A
todo instante nos aproximamos de pessoas que até então não conhecíamos, seja em
curso, viagem, faculdade. O que não pensamos é que isso também pode ser incluído
no pacote de geração de networking”,
explica Natália.
E fazer networking é tão importante
para mulheres que querem ter sucesso que o próprio DIG Club nasceu da
necessidade que as próprias fundadoras manifestavam em ter um espaço para falar
com outras mulheres sobre negócios, dinheiro, ambições e desafios
profissionais. “Começamos a perceber que a nossa dor também era a de muitas
outras. De lá para cá são muitos eventos, histórias e muito networking sempre”, finaliza
Adriana Tavares, head
de Finanças e Gestão do DIG Club.
Sobre o DIG CLUB
O DIG CLUB é um
ecossistema feminino que transforma a vida de mulheres através de uma rede
única de networking e conteúdos exclusivos. A iniciativa tem como propósito
ajudar mulheres a alavancarem suas vidas, carreiras e resultados mais rápido,
através de um ambiente de crescimento, colaboração e de novas conexões. Com o
lema menos competição e mais colaboração entre mulheres, as idealizadoras já
impactaram mais de 20 mil pessoas e geraram mais de 15 milhões de negócios
realizados entre as participantes ativas da comunidade. Para mais informações,
acesse https://doitgirlsclub.com.br/,
pelo instagram @doitgirlsclub, facebook @doitgirlsclub e linkedin
https://www.linkedin.com/company/doitgirlsclub/
Natália Archanjo
Advogada por formação
com MBA em negócios pela FDC. Diretora Comercial e Líder dos departamentos de
Marketing e Recursos Humanos da Matur Contábil, uma das maiores empresas de
contabilidade do país. Membro da comissão do Do It Now, evento de gestão
responsável por reunir mais de mil empresários na capital mineira.
Brunna Duarte
Formada em comunicação
pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos
nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas
multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.
Adriana Tavares
Formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, em que ocupa o cargo de diretora há 11 anos.
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