Planejamento estratégico define o sucesso do empreendedor
*Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum
Toda e qualquer conquista de vida requer planejamento e
estratégia. Planejamento é se preparar. É a preparação de um trabalho ou
tarefa, com o estabelecimento de métodos. Já a estratégia consiste em um plano
que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma
organização.
Logo, o conceito de planejamento estratégico é um processo que
permite definir o melhor caminho a ser seguido por uma organização para atingir
um objetivo.
As principais funções do planejamento estratégico são: definir
objetivos, descobrir forças e fraquezas, identificar ameaças e oportunidades,
estabelecer planos de ações e otimizar recursos.
Os objetivos são as decisões estratégicas. Dão um norte para a sua
organização e ajudam a identificar quais as próximas ações que precisa tomar
para atingir seus alvos. Analise seus concorrentes e, com isso, você vai
descobrir as forças e os pontos com necessidade de melhorias no seu negócio.
É fundamental, também, entender quais ameaças e oportunidades
podem surgir ao longo da jornada. Por exemplo, pode ser a entrada de um
concorrente mais forte no mercado em que atua. Com isso, é preciso buscar
diferenciais do seu negócio para reter clientes, ou conquistar novos.
Além disso, é importante estabelecer planos de ação dentro da
instituição. Nele devem conter metas mensuráveis, tarefas que devem ser
realizadas e delegadas, prazos, prevenção de situações de riscos, estrutura de
planos de contingência e monitoramento do andamento das ações.
Já a otimização de recursos consiste em aumentar a produção de sua
empresa. Isso
ajuda na redução de custos, cortando gastos não essenciais. É possível fazer
isso analisando recursos atuais, otimizando processos para evitar desperdícios,
criando metas para a otimização de recursos e investindo no treinamento do seu
time.
Se a sua empresa ainda não tem um planejamento estratégico, está
na hora de fazê-lo. Ele vai ajudar seu negócio a ser mais produtivo,
organizado, elaborar estratégias para se desenvolver, reconhecer problemas que
possam surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria para
o seu negócio. Dessa
forma, você consegue alcançar mais rapidamente seus objetivos.
* Leonardo Chucrute é Gestor em Educação, CEO do Zerohum, Professor de matemática, ex-cadete da AFA e autor de livros didáticos.
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