Smark e Becon anunciam parceria com integração entre CRM e WhatsApp
Soluções integradas devem
garantir processos rápidos, fluidos e com melhor aproveitamento da equipe na
gestão de vendas e pós-vendas
O Brasil é o segundo maior
mercado de WhatsApp no mundo conforme levantamento da plataforma. No total, são
mais de 165 milhões de usuários no país. Destes, mais de 84% usam o aplicativo
diariamente para se comunicar com amigos e familiares, e 76% para falar com
marcas.
O que já era uma tendência
antes da pandemia de Covid-19, intensificou-se com o distanciamento social.
Logo, a comunicação corporativa possui hoje uma forte relação com o WhatsApp. E
aí inclui-se a gestão comercial. É por isso que Smark e Becon anunciam a
parceria que promove a integração do CRM à plataforma de mensagens
instantâneas.
“Já é pacífico para o
mercado que a empresa deve estar onde seu cliente está. Escolher o canal certo
aumenta vertiginosamente as chances de uma conversão ou um atendimento bem
avaliado. Até há pouco tempo, o WhatsApp era o canal preferido do público,
estando instalado em 99% dos smartphones do Brasil, mas não o da empresa, que
tinha problemas com integrações, geração de métricas, e por vezes precisava
recorrer a soluções piratas”, comenta Philippe Silveira, diretor de produto da
Becon.
“Juntando as nossas
expertises, garantimos um fluxo de informação muito mais ágil e otimizamos o
tempo do vendedor, que já não precisa copiar informações de um sistema para o
outro. É tudo feito de forma automática”, destaca o CEO da Smark, Leandro
Ceccato.
Consequentemente, aponta
Ceccato, a parceria também viabiliza operações com rápido ciclo de vendas, como
é o caso de corretoras de planos de saúde, distribuidoras de equipamentos
industriais e outras. O resultado é um processo mais simples, muitas vezes
realizado somente a partir de conversas no WhatsApp, e que agora poderá ser
gerido através do CRM.
A integração acontece por um
plug-in que roda no site da Becon. Dessa forma, o usuário vai selecionar e
enviar conversas para dentro da aba de oportunidades no Smark CRM, incluindo,
até mesmo, áudios e arquivos anexos. Para o CTO da Smark, Fábio Beckenkamp,
isso trará uma grande diferença para o dia a dia da gestão de vendas: “Além
disso, qualquer colaborador poderá assumir a conversa de um cliente caso
necessário, seja por férias, licença ou troca de equipe. Afinal, as informações
não estão mais somente no celular de um ou outro vendedor”.
Silveira esclarece ainda que
“através da Becon, a Smark traz a API oficial do WhatsApp para seus clientes, e
transforma o aplicativo no canal ideal também para a empresa, que será capaz de
atender seus clientes onde eles já estão, e ainda gerando todos os dados e
integrações de que precisa”.
"Nosso objetivo é
garantir que o vendedor venda mais, retirando a fricção do processo de vendas e
permitindo automatizar certas rotinas, como obter dados para elaborar contrato
e manter o CRM atualizado com tudo que foi negociado automaticamente. Nossa
proposta de valor em conjunto vem para cooperar com o vendedor, garantindo o
equilíbrio ideal entre tato humano e automatização", explica Lucas
Schiochet, CEO da Becon.
A integração já está disponível para clientes da Smark e da Becon, e deve viabilizar a entrada de 500 novas empresas na carteira das companhias até o final de 2023.
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