Últimas

Starrett reduz ruptura de estoque com implantação de S&OP

Mais do que um diferencial estratégico, a prática de planejamento tem sido vista como uma nova mentalidade imprescindível na gestão corporativa

Investimentos em iniciativas de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) nas empresas têm reduzido a ruptura de estoque, melhorado as taxas de nível de serviço e baixado custos nas operações pelas quais um produto passa – desde a matéria-prima até a entrega ao consumidor final – abrangendo Produção e Logística.

Neste sentido, a Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, tem colhido resultados com a implantação de “gestão S&OP” há um ano e meio. A afirmação é comprovada em números.

Como exemplo de evolução das linhas de produção, a da Serra de Fita para Carne (MeatKutter™) no período de janeiro de 2021 a junho de 2022, registrou um percentual de redução de 99,2% na ruptura de estoque, seguindo da Serra Tico-Tico com 91,6% de evolução e Discos com 91,8% de evolução, de acordo com informações da Gerente de S&OP da Starrett, Fabrícia C. Baptista Castelli.

Evitar rupturas de estoque é uma das premissas para manter a boa execução no ponto de venda. Ela é a causadora dos espaços vagos em gôndolas, por exemplo, e de um efeito dominó nos resultados de performance da indústria.

Mais do que um diferencial estratégico, a prática S&OP tem sido vista como uma nova mentalidade imprescindível de gestão corporativa, na opinião da gerente.

“O conceito aplicado na gestão S&OP vai ao encontro da ‘Teoria das Restrições’ em que somente melhorias na restrição irão promover benefícios significativos”, explica Fabrícia. As restrições são quaisquer gargalos que impedem a organização de progredir em direção aos objetivos estratégicos.

Elevação das taxas do nível de serviço

No dia a dia de uma empresa, os diferentes setores funcionam de forma interdependente, ou seja, as atividades desenvolvidas por uma área servem como base para o serviço que será desenvolvido por outra.

A otimização dos estoques, por exemplo, reflete as metas nas taxas de nível de serviço. Na Starrett, em relação ao On Time Delivery (OTD) – Nível de Serviço, houve um aumento de 50% no nível de serviço entre julho de 2021 a junho de 2022 se comparado ao período de julho de 2020 a junho de 2021.

Sobre a Starrett

A Starrett, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. No Brasil suas operações começaram em 1956. Hoje, a Starrett conta com fábricas nos Estados Unidos, China e em Itu, no Brasil. A empresa produz mais de cinco mil produtos, tais como lâminas de serras de fita para corte de metais, madeira e carne, ferramentas de precisão e instrumentos de medição. Os produtos Starrett são vendidos em mais de 100 países por meio de uma rede de distribuidores atendendo a uma variada gama de segmentos que vai desde ferramentas para a indústria automobilística, aviação, marinha, até equipamentos agrícolas, ferramentas para trabalhos manuais (faça você mesmo!) para construtores, carpinteiros, encanadores, eletricistas etc.

Mais informações, acesse: www.starrett.com.br

Nenhum comentário