Upstream impulsiona os resultados da Black Friday para seus parceiros de e-commerce com tecnologia de mobile marketing
Campanhas de mensagens móveis geraram Retorno
Sobre o Investimento (ROI) de 22,5 vezes para clientes em cinco dias
São
Paulo, 8 de dezembro de 2022 – A Upstream,
especialista global em tecnologia de mobile
marketing, acaba de anunciar os resultados alcançados por seus
parceiros de e-commerce que utilizaram a Grow, plataforma de
mobile marketing, nesta última Black
Friday. No período entre a véspera da Black Friday e a Cyber Monday 2022
(24 a 28 de novembro), as campanhas realizadas pela Upstream com 16 marcas no
Brasil – como FlorMel, DiGaspi, Embelleze e Ortopé, entre outras – geraram um
Retorno Sobre o Investimento (ROI) de 22,5 vezes.
As mensagens móveis provaram ser a maneira mais eficiente de atingir os
clientes que procuram fechar o melhor negócio durante o popular período de
compras. O valor médio das encomendas que chegaram por campanhas de mensagens
móveis da Upstream foi 8% superior à média dos pedidos recebidos pelos e-shops
com as campanhas, atribuindo mais de 8% na receita total do cliente.
A Black Friday também provou ser uma grande oportunidade para as marcas
construírem e aprimorarem seus bancos de dados de clientes. Os parceiros da
Upstream conseguiram coletar oito vezes mais números de telefone de clientes,
mediante autorização dos mesmos, para seus bancos de dados de CRM (Customer Relationship
Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) que o
normal. Isso foi resultado de um aumento de quatro vezes no tráfego para suas
lojas de e-commerce
e taxas de adesão duas vezes maior, pois as pessoas estavam mais dispostas a
compartilhar seus detalhes para receber sobre novas ofertas.
Outro aprendizado foi a importância de ter um banco de dados já consolidado com
os números dos celulares dos clientes. A transmissão de mensagens anunciando
grandes descontos para os consumidores contribuíram com 25% das receitas
geradas pela Upstream para seus parceiros. Quando essas notificações foram
combinadas com jogos da Copa do Mundo, a taxa de conversão aumentou 30%.
A mensagem de recuperação de carrinho mostrou-se parte indispensável para uma
estratégia de marketing de e-commerce, pois foi a mais efetiva em termos de
taxa de conversão (acima de 2,2%) e gerou o maior valor médio de pedidos, que
foi de R$ 421,00. Além disso, a mensagem de acompanhamento de recuperação de
carrinho resultou em uma taxa de conversão ainda maior, de 2,6%, com um valor
médio de pedidos ainda maior, de R$ 499,00, com pedidos maiores, precisando de
mais tempo para serem realizados.
“Talvez nosso maior aprendizado com a Black Friday deste ano tenha sido que os
players de comércio eletrônico podem ser mais sofisticados quando se trata de
suas campanhas de marketing, investir mais em MarTech e experimentar novos
métodos automatizados para alcançar seus clientes. Enquanto, de acordo com a
Neotrust, as receitas do comércio eletrônico no Brasil durante a Black Friday
caíram 28% em relação a 2021, as marcas que usaram a plataforma de mobile
marketing da Upstream conseguiram encontrar novas maneiras de aumentar suas
receitas e até mesmo se fortalecer para o futuro, melhorando significativamente
sua base de clientes", comenta Patrick Masquart, diretor de vendas
corporativas da Upstream.
De 24 a 28 de novembro, o dia de maior venda foi a própria Black Friday (25),
com 32% de todas as vendas ocorrendo naquele dia, enquanto 48% ocorreram
durante o fim de semana. No entanto, com as pessoas não esperando muito mais
descontos após o fim de semana, a Cyber Monday representou apenas 12% das
vendas totais.
Dados adicionais da Neotrust mostram que as categorias de produtos de maior
receita durante a Black Friday 2022 foram moda e acessórios, beleza e
perfumaria, pequenos eletrodomésticos, bebidas e alimentos e grandes
eletrodomésticos.
Sobre a Upstream
A martech Upstream é uma empresa líder nos mercados de mais rápido
crescimento no mundo. Sua plataforma de automação de mobile marketing, a Grow,
única em seu gênero, combina inovações na área de automação de marketing e
dados, segurança contra fraudes de publicidade online e comunicação digital
multicanal voltada a criação de experiências personalizadas para os
consumidores finais. Com mais de 4 mil campanhas de mobile marketing bem-sucedidas, o time da
Upstream ajuda seus clientes, marcas líderes de mercado, a se comunicar de
maneira mais eficaz com seus clientes, expandir as vendas digitais e aumentar a
receita. As soluções da Upstream atendem a mais de 1 bilhão de consumidores em
mais de 30 países da América Latina, África, Oriente Médio e Sudeste Asiático.
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