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Visual Merchandising: o que é e para que serve?

 


Visual merchandising é uma estratégia que envolve os consumidores no processo de compra por meio de uma experiência sólida e que consegue fidelizar os compradores.

Sua aplicação em lojas físicas aumenta o número de vendas e traz reconhecimento para a marca. O varejo físico entrou em uma disputa ferrenha com o comércio eletrônico, pois ambos querem atrair o consumidor.

Com isso, ambos investem em diferentes estratégias de atração e engajamento, e uma das principais é o visual merchandising. Ele já faz parte das estratégias das empresas há bastante tempo e traz grandes impactos para as lojas.

Muitas empresas investem nessa proposta para causar uma boa impressão e fixar sua marca na mente das pessoas, assim que elas entram no estabelecimento. Quando a experiência é completa, significa que se trabalha a perspectiva visual e outros sentidos.

É possível fazer isso por meio de algumas técnicas e práticas que fazem parte do visual merchandising. Mas para aproveitar seu potencial, primeiro é necessário entender um pouco mais sobre o assunto.

Pensando nisso, o presente artigo mostrará o conceito de visual merchandising, a importância para as empresas, qual é sua função, as vantagens que traz para as organizações, seu funcionamento e como colocá-lo em prática.

O que é e como funciona visual merchandising

Visual merchandising é uma estratégia criada para chamar a atenção do cliente, por meio de ações visuais e uma experiência cheia de sensações. Para proporcionar este momento, a marca constrói uma apresentação completa.

Ela vai desde a arquitetura, até a disposição dos produtos e a maneira como eles são destacados. O objetivo é fazer com que o consumidor tenha uma boa impressão assim que entra na loja.

Por exemplo, ao entrar em uma clínica que aplica vacina de gripe para cachorro, o cliente percebe que o ponto de venda segue um conceito de estética bem definido. Isso chama a atenção da pessoa e causa a sensação de que o lugar é diferenciado.

Os indivíduos sentem que precisam aproveitar a experiência proporcionada pelo ambiente e isso gera impactos na decisão de compra.

A função do visual merchandising é despertar nas pessoas o desejo por comprar as soluções oferecidas pela marca, além de criar a necessidade que vai justificar a aquisição.

Mas além de entender o conceito e a função dessa prática, também é necessário saber como ela funciona.

A ação funciona com base em alguns aspectos importantes. Primeiro é necessário definir o conceito da marca, o valor que ela deseja transmitir, a imagem que quer passar, o público que quer impactar e como é o comportamento dessas pessoas.

O trabalho de visual merchandising trabalhado por uma desenvolvedora de software para máquina de bordar também considera outros pontos, como a localização. Depois é possível trabalhar a exposição dos produtos, decoração da loja e organização da vitrine.

O objetivo é criar um ambiente com uma boa experiência, estimular a compra e fazer o cliente voltar. Dentro de uma loja, se os produtos estiverem devidamente organizados e precificados, os clientes terão mais facilidade para escolher o que comprar.

Agora, se o estabelecimento está uma bagunça e as pessoas têm dificuldades para encontrar o que precisam, além de não ter preços identificados, as chances de compra são poucas, assim como os retornos.

O visual merchandising cuida de todos os aspectos na organização do negócio, voltando sua atenção para os seguintes aspectos:

  • Logotipo;

  • Cores;

  • Decoração interna;

  • Organização do espaço.

Com tudo isso, os produtos se adequam melhor e todo o ambiente se torna mais harmonioso e prático para os clientes.

Importância do visual merchandising

Após o entendimento sobre o conceito, a função e o funcionamento da estratégia de visual merchandising, é possível se ter uma compreensão sobre a importância dela para as marcas.

De modo geral, as pessoas conseguem reter 65% da informação quando ela é transmitida por meio de recursos visuais e 65% da população é formada por aprendizes visuais.

Isso quer dizer que as estratégias visuais de uma empresa desentupidora de cano afetam muito mais os consumidores do que textos ou falas.

É fundamental investir em recursos visuais para atrair as pessoas, aumentar as vendas, entre outras ações que fazem toda a diferença para o planejamento de marketing.

As cores, por sua vez, são capazes de aumentar o reconhecimento do negócio em 80% e é justamente isso que explica a importância do visual merchandising. Trata-se de uma estratégia que ajuda a construir a personalidade da marca e suas características.

Não se trata apenas de apresentar um produto de maneira eficiente, mas focar na qualidade da experiência oferecida ao consumidor. O motivo pela existência dessa ação é o impacto positivo que gera na mente das pessoas.

É algo que está além da composição da vitrine e ajuda a analisar o design e a organização do ponto de venda como um todo.

Uma empresa de locação de gerador também pode usar essa prática porque assim vai construir um clima especial, para que os consumidores conheçam os produtos e serviços e entendam seus diferenciais.

Em linhas gerais, o visual merchandising cria o cenário ideal para que o negócio possa se diferenciar de seus concorrentes.

Vantagens do visual merchandising

Essa ação traz muitas vantagens para o negócio, e uma das mais importantes é o aumento das vendas. Suas estratégias ajudam a atrair clientes novos e usar essa ação é algo valioso para a marca.

Uma pesquisa realizada pela Nielsen mostrou que 70% das decisões de compra acontecem dentro do estabelecimento. É muito mais fácil vender para quem já está na loja e o visual merchandising é como um vendedor silencioso.

A única coisa que ele faz é chamar a atenção das pessoas e a partir disso cria uma experiência única. Outra vantagem para um despachante transferência de CNH é o fato de criar uma atmosfera agradável e trazer sentimento de satisfação.

Por fim, a marca passa a ser reconhecida e influencia as pessoas com base na estética e na apresentação dos produtos, criando assim uma percepção positiva.

Como trabalhar com visual merchandising

Para aplicar o visual merchandising, é necessário seguir algumas práticas dentro do ponto de vendas. São elas:

Estimular os sentidos

Explorar os sentidos é uma forma de aplicar a estratégia no varejo. Ela cria maneiras de marcar o cliente por meio de estímulos, como audição, visão, olfato e paladar.

O estímulo auditivo vem por meio de uma playlist específica, com músicas presentes em comerciais publicitários e que agradam o público. O estímulo visual é a construção de identidade visual forte e uso de cores e formas.

Para estimular o olfato, uma loja de mini gerador de energia solar e outros produtos do tipo podem deixar o ambiente com aroma agradável e que transmite sensação de limpeza.

Por fim, para estimular o paladar, a loja pode oferecer drinks, lanchinhos, balas, um café ou até mesmo uma água.

Usar a psicologia das cores

Outra opção para aplicar o visual merchandising é usar a psicologia das cores, pois diferentes tons conseguem impactar no psicológico dos consumidores, principalmente no ponto de vendas.

A marca não deve fugir muito de sua identidade visual, pois isso aumenta o reconhecimento por parte do cliente, mas diferentes identidades vão estimular o consumo. Basta saber usar para favorecer os produtos e serviços.

Investir em layout e ambientação

Uma empresa especializada em cuidar de idosos não pode ter a mesma aparência de uma escola infantil, da mesma forma que uma joalheria não pode ter a mesma ambientação de uma padaria.

São negócios diferentes, com propostas diferentes e que por isso precisam de arquitetura e decoração interior diferentes.

As cores usadas, os espaços e o local como um todo precisam ser únicos e voltados para o conceito de marca. A loja também precisa de layout sólido e que se comunique com o consumidor, o que ajuda a fortalecer a experiência.

Criar um ambiente confortável

Outro ponto fundamental é que o local esteja confortável em diversos sentidos para os clientes. Por exemplo, em uma floricultura, o espaço não precisa ser tão grande, assim o cliente pode encontrar muda de manjericão preço com mais facilidade.

O consumidor não pode ter dificuldades para se locomover dentro da loja e além de garantir um bom espaço, também é fundamental investir em climatização agradável, ter uma boa iluminação e infraestrutura adequada para expor os produtos.

Os preços devem estar bem visíveis e acessíveis, além da total acessibilidade em relação à locomoção de pessoas.

Considerações finais

Visual merchandising é uma estratégia que cuida de todos os pontos relacionados ao modo como o ponto de vendas é organizado, a maneira como expõe os produtos, o clima que oferece para os visitantes e os estímulos sensoriais.

Tudo isso precisa ser devidamente considerado e avaliado para causar uma boa impressão e fixar a marca na mente do consumidor. Mais do que convencê-lo a comprar, vai fazer com que volte mais vezes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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