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Entenda como o varejo omnichannel pode ser uma estratégia poderosa para o seu negócio



Vender é um processo que acompanha a humanidade desde os primeiros traços da comunicação, e traçar a sua evolução mostra um bom resumo da história. Desde as vendas medievais até o varejo omnichannel estão cada vez mais presentes no dia a dia.

É preciso reconhecer que o conceito omnichannel deve deixar de ser retratado a partir do futuro e sim de uma realidade presente. Muitas vezes, a tradução que é feita desse conceito não apresenta toda a sua abrangência como ideia e como prática efetiva no dia a dia.

Em geral, o nome omnichannel foi usado para estratégias que buscavam posicionar as empresas em todos os canais de contato possíveis, mas o omnichannel parte da ideia de uniformizar a linguagem e a atuação dos seus canais de acordo com o seu formato.

Para entender como esse novo ponto de vista pode gerar resultados para uma empresa que vende produtos como pressostato de compressor, ou qualquer outro, é preciso conhecer como opera a sua formatação e quais são as vantagens que podem ser obtidas no dia a dia.

Um empreendimento do segmento do varejo que escolhe fazer parte do mercado Omnichannel consegue padronizar e, além disso, integrar todos os seus canais de contato dentro de uma única estratégia, mas, para isso, é preciso de um cuidado adicional.

Dentro deste recurso, é muito importante que os gestores dessa empresa conheçam de forma muito mais profunda qual é o seu público alvo e aproximá-lo ao máximo do seu público ideal, ou seja, aquele que gera o melhor ticket médio e gera revendas.

A estratégia de omnichannel pode ser uma chave de virada muito relevante para o valor de uma estratégia de marketing e vendas, é essencial compreender esse valor para colocar em prática esse novo sistema sem sobrecarregar a operação diária que pode gerar danos.

O que é a estratégia omnichannel?

Depois de entender de forma sucinta o que é o conceito de omnichannel, é hora de avançar para reconhecer nessa estratégia uma forma eficiente de gerar valor no mercado de varejo de produtos para manutenção de poço artesiano ou outros itens.

O omnichannel, quando aplicado dentro da lógica do varejo, tem como fatores fundamentais a implementação de um atendimento simultâneo e integral entre os diferentes canais e junto a isso reconhecer entre esses canais um fluxo desse público.

Com o tempo e com o maior estudo e desenvolvimento sobre a atuação das empresas nos meios digitais, é possível observar que nem sempre o consumidor encontra um produto em um determinado canal e passa a partir dele toda a sua jornada de consumo.

Esse consumidor pode encontrar um site de um lar de idosos perto de mim, buscar mais informações nas redes sociais, agendar uma visita pelo telefone e conhecer a estrutura pessoalmente, passando, assim, por quatro canais de contato diferentes.

Quando se aplica a proposta de múltiplos canais de contato conectados e integrados, a companhia tem como meta final a otimização da experiência global dos usuários dentro dos canais em si e nessa movimentação.

Pensando na prática, muitas vezes, as empresas realizam todos os atendimentos como se fosse o primeiro, reduzindo a satisfação do cliente em potencial e desperdiçando tempo e energia, esses são alguns dos fatores em que o modelo omnichannel atua.

Nesse sentido, o conceito de omnichannel representa uma grande transformação no mercado de varejo, essa mudança não depende apenas da vontade de acompanhar uma tendência, mas sim de conhecimento, estratégia e integração com a tecnologia.

Um passo atrás dessa ferramenta é a lógica de multi channel onde as empresas tinham vários canais mas não atuavam com eles de forma integrada, aos poucos esse modelo foi sendo superado pelo Omnichannel e todos os seus benefícios.

Como a estratégia omnichannel afeta o varejo

Compreender o que é a estratégia de omnichannel é essencial para entender o ambiente atual do mercado de varejo. Nessa nova realidade, os clientes não querem apenas um produto de qualidade, mas sim uma experiência global e satisfatória de compra.

Seja por meio da navegação virtual em um site, no perfil da rede social, na compra diante da loja física ou pela encomenda por telefone, a experiência do cliente precisa ser sempre a melhor possível. Para esse resultado, a integração é um elemento fundamental.

Por muito tempo, as companhias de envidraçamento de sacadas preço entendiam seus canais de contato como ramos separados da empresa, mas isso não é verdade e muito menos produtivo, e isso se dá por uma série de razões.

Esses canais de contato precisam ter conexões entre si, seja para migrar o consumidor com conforto e praticidade durante a jornada de compra ou para manter a organização e a fluidez da comunicação de dados relevantes para o marketing e para as vendas no geral.

Por isso, é crucial saber listar alguns dos elementos que constituem a estratégia de marketing e vendas para varejo omnichannel a partir dessa lógica se apreende os recursos necessários para apresentar os melhores resultados. Entre eles:

  • Conjunto de vários canais de venda e contato;

  • Integração plena desses múltiplos contatos;

  • Compreensão do formato de cada canal;

  • Padronização na abordagem e na linguagem;

  • Criação de um sistema de concorrência entre os canais;

  • Apropriação de diferentes experiências de compra.

Uma empresa de equipamentos para recuperação de parabrisa trincado no varejo parte desses itens para estruturar sua estratégia de atuação nos canais de venda de forma mais complexa e ao mesmo tempo organizada de forma eficiente e conectada entre si.

Vantagens do varejo a partir do omnichannel 

Nesse contexto citado até aqui, a mecânica de um sistema de canais de venda a partir do Omnichannel é muito importante. Esse sistema é o que se mostra mais capaz com os recursos de hoje de proporcionar uma melhor experiência de compra para o consumidor.

Uma empresa que vende no varejo produtos como vassoura nylon macia pode ter muitos benefícios com o modelo omnichannel, com uma aplicação eficiente desses conceitos é possível ter acesso a todos os benefícios de operação e de resultados. 

Além de melhorar a experiência do cliente, esse sistema pode gerar o aumento das vendas tanto por essa melhoria quanto por uma maior agilidade nos processos de atração de público e conversão de vendas.

Com o atendimento contínuo, a empresa tem uma relação muito mais profunda com o consumidor. Com isso, é possível aumentar o ticket médio por venda e maximizar os resultados de uma empresa especializada em exame toxicológico admissional.

O atendimento omnichannel pode ser uma chave para que um empreendimento no segmento de varejo possa divulgar mais a sua marca e criar de forma consistente uma presença em mais de um canal de venda com a sua experiência otimizada.

Como resultado, as vendas da empresa tendem a crescer e enriquecer sua própria estratégia. Parte da ambientação dessa estratégia é um trabalho de definição de metas e verificação dos resultados para as correções de rotas necessárias e melhorias.

Mesmo que seja um único público, a forma com que o consumidor de uma empresa interage e age dentro de um canal de vendas pode mudar bastante, por isso é essencial que as empresas saibam oferecer as experiências de acordo com o meio em que está presente.

Considerações finais

O varejo é um mercado muito interessante de ser analisado, desde os seus primórdios seu rendimento foi muito volátil durante o ano e também sempre variou de acordo com a conjuntura do momento e os métodos utilizados para a venda direta e indireta.

Esse nicho de mercado, desde os vendedores de brinquedos para piscina de fibra com deck de madeira até produtos menos específicos e mais gerais, está em plena evolução. Um dos conceitos mais relevantes para demonstrar isso é a ideia de omnichannel.

A ideia de integrar os múltiplos canais de venda no varejo proporciona uma alta nas vendas, e isso não se dá apenas por permitir que a empresa venda mais para mais pessoas, mas também porque dá as ferramentas para oferecer uma melhor experiência para o cliente.

O atendimento do varejo é cada vez mais um fator fundamental que afeta de forma direta o rendimento da empresa no seu dia a dia. Essa relevância se dá também por um aumento da exigência do público por melhores condições de atendimento e uma experiência em si.

Nesse sentido, é essencial ter um olhar redobrado para algumas práticas inseridas no contexto do varejo omnichannel, desde o melhor custo de frete até a melhor gestão de estoque e do atendimento que inicia em um canal digital e é finalizado em outro canal.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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