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Gestão de marca: o que é e como posicionar o Branding



A gestão de marca é o processo de ajudar as empresas a manter uma reputação pública positiva. Para isso, é fundamental empregar estratégias que promovam e fortaleçam o negócio em questão.

O marketing de uma empresa é mais complicado do que se pensa. Se o objetivo é simplesmente comercializar produtos e ganhar dinheiro, talvez não haja muito com o que se preocupar.

Isso é diferente, mas se um negócio de aeronaves leves esportivas quiser crescer, se estabelecer e ter sucesso, então algo deve ser feito para ser diferente.

A tarefa de gestão da marca é crucial para o sucesso de uma empresa, e permite que ela seja reconhecida, transmita a mensagem pretendida ao público e aumente a popularidade no mercado.

É por meio de estratégias eficazes que grandes empresas conseguem manter sua relevância por tanto tempo, conquistando cada vez mais clientes.

Independentemente do tamanho de uma marca de saco laminado, é fundamental que as empresas considerem um bom cargo de gestão que mantenha sua integridade, retenha pessoas e promova o desenvolvimento.

Para facilitar a compreensão de todo o assunto, o texto a seguir irá esclarecer o que de fato é uma gestão de marca, qual sua importância e mais outros pontos fundamentais para que qualquer empresa possa prosperar no mercado.

O que é gestão de marca e qual a importância?

A gestão de marca é uma estratégia de gestão que envolve o planejamento de longo prazo e a gestão da identidade visual. O objetivo é aumentar o conhecimento do público sobre a marca de um negócio, desde um tubo de cola branca até vestimentas.

Ao longo do tempo, promove um entendimento compartilhado de seu propósito entre todas as partes envolvidas. Os objetivos desta estratégias são:

  • Planejar;

  • Organizar;

  • Gerenciar;

  • Promover.

Todos esses objetivos são realizados de forma adequada de acordo com o modelo de negócios em que a marca atua, independente do segmento. Afinal, o objetivo de tornar a marca reconhecida e consequentemente aumentar as vendas é fundamental para todas.

Ao participar dessa estratégia, uma marca de macacão de festa infantil pode aumentar sua visibilidade e aumentar sua reputação junto ao público.

Em geral, são métodos que promovem o crescimento da empresa no longo prazo, pois a empresa cresce estrategicamente e alcança resultados de longo prazo, o foco total está em como a marca é percebida pelo público.

Um exemplo do quão importante é a gestão de marca pode ser visto na decisão de adquirir um produto específico, como um pressostato de baixa pressão, é algo que pode ser determinado pela qualidade e pelo preço, mas também vai além desses fatores.

A construção de um valor de marca forte depende principalmente da eficácia de suas estratégias de branding.

O objetivo deve ser criar uma identidade de marca singular que seja consistente e reconhecível para o público-alvo de cada empresa.

Isso afetará a forma como a marca é percebida. As marcas que aderem a um processo consistente de construção de marca têm um aumento anual de receita de 23%.

Cada fase do negócio, incluindo o aumento da conscientização de uma marca para startups e empresas menores, expansão ou novos casos de território, exigirá a criação de uma estratégia de marca específica.

Este deve direcionar todas as facetas e atividades da marca para alcançar os resultados pretendidos, o que pode tornar o cenário de uma empresa muito mais positivo.

Diferenças principais entre marca e branding

Na perspectiva do marketing, a marca é um conjunto de percepções, valores e experiências que são comunicadas ao público ou compartilhadas por uma empresa, como por exemplo, uma especializada em corte laser aço inox.

Uma marca é qualquer símbolo reconhecível e visualmente aparente que identifique e diferencie produtos e serviços, bem como ateste sua conformidade com padrões específicos ou requisitos técnicos.

Nessa teoria, a marca é tudo aquilo que pode ser comercializado, seja um produto tangível ou um conceito intangível. No entanto, é comum ouvir as pessoas limitarem sua definição ao logotipo.

Isso ocorre porque a palavra também é empregada pelo campo do design para descrever o símbolo gráfico visual. Porém, sua importância vai além desse aspecto, que se limita à identidade visual de uma marca.

Por que é crucial manter a constância do branding?

A inconsistência na forma como uma marca é usada ou apresentada pode diminuir a confiança do consumidor e afetar negativamente a reputação e a popularidade do negócio.

No entanto, esse dano é significativo, mas não é irreparável. Por isso, é necessário que as empresas tenham esforços dedicados para recuperar os clientes perdidos.

Quais os componentes cruciais da gestão de marca?

Para uma gestão de marca ser feita de forma correta, é preciso que uma empresa de pass through hospitalar entenda os componentes fundamentais para que essa estratégia funcione. Estes são:

  • Propósito;

  • Consistência;

  • Emoção;

  • Flexibilidade;

  • Envolvimento;

  • Lealdade;

  • Lembrança.

Todos esses componentes são parte fundamental da estratégia de gestão de marca pois servem propósitos capazes de levar um público frio, ou seja, aquele que ainda não conhece a marca, a se tornar verdadeiro defensor e fã do que ela produz e representa.

Como realizar uma gestão de marca eficiente?

Para criar uma estratégia de gestão de marca bem-sucedida, uma fornecedora de balança digital para açougue deve criar uma identidade forte e consistente.

Essas ações facilitam a divulgação da marca, o que a destaca e se torna líder do mercado em que atua. No entanto, para conseguir isso, a empresa deve dedicar recursos às táticas a seguir.

Realizar a construção da marca

A construção ou mesmo um rebranding da marca leva tempo e preparação, o primeiro passo é determinar o posicionamento do seu negócio. Isso implica que, antes de começar, é preciso entender os valores, a missão e a visão da corporação.

Vários componentes da identidade visual da marca devem ser considerados, incluindo o logotipo, cores, tipografia e assim por diante. 

Por isso, é necessário que a empresa não se concentre apenas na aparência visual do negócio, mas também na forma como as pessoas o percebem.

A mesma imagem deve estar acessível aos clientes por diferentes meios, isso leva tempo e depende muito do relacionamento com o público.

Investir na produção e distribuição de conteúdo

Outra estratégia popular é o marketing de conteúdo, que ajuda a consolidar a marca na mente dos consumidores. São materiais que atraem, convencem e fidelizam clientes, desde que relevantes e de qualidade.

Este conteúdo aborda as preocupações e equívocos das pessoas e pode ser postado em um blog institucional. Ao consumir esses produtos, o público percebe a marca como especialista em sua área.

A mesma imagem deve estar acessível aos clientes por diferentes meios, isso leva tempo e depende muito do relacionamento com o público.

Ser participativa nas redes sociais

A relação entre compradores e vendedores evoluiu significativamente nas últimas décadas, como resultado, os consumidores de hoje são mais exigentes e ativos.

A organização deve abordar as preocupações de seus seguidores por meio de conteúdo e interações frequentes. Afinal, as redes sociais promovem esse tipo de interação.

Isso permite que a empresa transmita a mensagem correta e cultive um relacionamento positivo com seus seguidores. Como resultado, eles se lembrarão favoravelmente e terão um maior senso de confiança.

Engajar as equipes

Os funcionários são cruciais para as iniciativas de construção da marca. Eles devem ser os primeiros a elogiar muito a empresa, por isso é crucial cultivar uma atitude positiva neles. Se o marketing interno for negativo, não adianta investir em estratégias de marketing digital.

As empresas que utilizam o branding para promover os funcionários sabem que eles ficarão mais felizes e farão parte da estratégia. Eles têm maior senso de motivação e participam das ações da empresa.

Investir nos pontos de vendas

O ponto de venda é fundamental porque é lá que o cliente interage com os produtos e serviços da marca. Além disso, é crucial cuidar do meio ambiente para garantir uma experiência excepcional.

A ambientação deve ser cuidadosamente pensada para refletir os objetivos da estratégia, levando em conta os diversos componentes de sua composição, como móveis, cores, cheiros e outros aspectos significativos.

A equipe de vendas deve ser bem treinada, essa ação é diferente da forma como a empresa quer ser percebida, afeta diretamente a forma como o cliente a percebe.

Inserir corretamente a marca no mercado

Ativar a marca ou apresentá-la ao mercado público preocupa-se em como ela será divulgada ao público, mas essa é uma tarefa difícil.

Que a campanha seja direcionada às pessoas certas e que o domínio da informação continue sendo a principal preocupação da campanha.

Isso é significativo porque a marca será desenvolvida e fortalecida ao longo do tempo, com base nas interações que os negócios mantêm com os clientes.

Considerações finais

A gestão da marca começa no ponto de sua carreira em que seu desenvolvimento direciona as estratégias para empresas de branding.

A contratação de uma agência profissional especializada em posicionamento, com experiência em todas as atividades associadas à marca, pode ser uma opção para transformar seu negócio em uma marca conceituada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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