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Recursos Humanos: Vantagens para se ter uma cultura organizacional



Como as organizações são formadas por pessoas, elas também possuem cultura organizacional

A cultura, é socialmente construída, quer dizer que, onde as pessoas estão presentes, existirá uma cultura independente se ela é boa, em diferente, ou igual. Como ela é construída por pessoas, ela tende a condicionar o comportamento do próprio ambiente. Entenda um pouco mais sobre a cultura organizacional.


Você já deve ter assistido algum tipo de programa no qual o apresentador está no país muito diferente e ele vai para conhecer a cultura daquele local, por exemplo, a maneira como as pessoas se vestem, se realizam as atividades diárias, como elas se alimentam.


Provavelmente, se houver uma indagação sobre o porquê elas fazem as coisas daquela forma, elas irão responder que por pelo menos grande parte das ações, é uma questão cultural, na organização não é diferente, cada organização é única cada uma tem pessoas singulares e são elas que irão construir a cultura da própria.


Por isso, é importante ficar atento ao que pode acontecer e como essa cultura pode influenciar as próprias pessoas nos comportamentos, no atendimento ao cliente, no enfrentamento de desafios. Em alguns casos, para saber lidar com essas pessoas, o gestor poderá fazer um investimento no curso online gestão de pessoas.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é um conjunto de crenças, valores e comportamentos compartilhados por um grupo denominado de empresa, delimitando como a organização vai se comportar diante aos seus colaboradores e vice-versa.


A cultura organizacional influencia diretamente nos processos e nos projetos dessa empresa, entendemos aí, que a cultura parte de um pressuposto que está alinhada com missão, visão e valores.


Nesse processo, o papel da liderança é extremamente importante, e para aprimorar o seu conhecimento, o líder também pode investir em um curso de gestão comercial.


O líder será muito importante nesse processo para a criação e divulgação dessa cultura para os colaboradores. Para os integrantes da empresa, quando essa cultura é bem difundida e clara, isso dá uma segurança melhor para as tratativas de trabalho e entendimento das tarefas.


Por meio da cultura organizacional, sua empresa terá profissionais que compactuam os mesmos valores, princípios e ideais e essa identidade também é super importante para a definição de padrões internos como ideologias, até mesmo a meta do mês, que deve ser alinhado com a equipe.


Além de todas essas questões que foram mencionadas esses benefícios, passamos a entender também administrar o número grande de colaboradores, ou seja, ter uma cultura organizacional bem alinhada, da segurança para os processos e projetos da empresa.

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?

A cultura, é um dos elementos mais importantes de uma empresa, segundo Peter Drucker, ela devora a estratégia todos os dias no café da manhã, mostrando que dentro da organização.


Se não tiver pessoas com o pensamento estratégico, com uma visão estratégica ou seja, se a nossa liderança e os colaboradores não têm de fato esse panorama da importância da cultura, não é possível andar para lugar nenhum.


Emissões e visões muito bem estruturadas e bem fundidas, são dois fatores muito importantes para que tenha sucesso quando se fala de cultura organizacional, e quando isso acontece, consequentemente vem o resultado muito mais amplo e as pessoas trabalham toda para o mesmo norte.


Já o clima organizacional, tem relação literalmente com o clima do lugar em que eles estão trabalhando.


Então é algo não tão direto e não tão robusto contra a cultura, mas ele faz parte da cultura organizacional, como se fosse um indicador mais imediato de como estar a empresa naquele momento, quando está um pouco mais quente ou até mesmo um pouco mais frio, dependendo do caso é a hora de investir no curso de gestão comercial.


Os colaboradores passam a perceber quando o clima está muito positivo e agradável e também quando ele não está muito legal essa transição do clima, ela reflete na empresa como um todo e pode ir além, abrangendo diversas áreas como os clientes.


Muitas empresas têm práticas onde os clientes visitam a organização e, seu clima não está muito legal, aquilo pode soar negativamente e haverá um impacto negativo.


Por isso, tanto a cultura e o clima organizacional devem ser seguidos de maneira adequada. Isso se enquadra para qualquer ambiente, tanto organizacional, e até mesmo ao fazer um curso design de interiores online, é necessário ter uma boa dinâmica com todos, para o mercado de trabalho.

Como lidar com a mudança de cultura?

Quando é mencionado a mudança de Cultura, não é um processo simples, por ele ser construído por diversas pessoas ao longo dos anos, a mudança de uma cultura.


Ou seja, quando é necessário mudar um ponto que não está sendo eficaz, é um processo longo e é necessário saber falar com as pessoas que estão presentes, nesse caso um curso comunicação e oratória irá ajudar muito.


Geralmente uma mudança pequena em uma cultura relativamente densa, ela irá demorar mais ou menos 3 anos, isso depende também obviamente, cultura da organização é um caso de uma empresa que tem uma ligação e aceita mudanças mais facilmente, você não terá muitos problemas.


Se a empresa for compreensível, poderá evitar toda a evolução ou a gestão dessa cultura.


Em geral, a cultura organizacional faz cada empresa ter o seu perfil único, e além disso, traz diversas vantagens, como:


  • Aumento de produtividade;

  • Vínculo entre os colaboradores;

  • Melhoria da eficiência operacional;

  • Maior constância;

  • Diminuição do individualismo.


Todas essas questões vírgulas são vantagens da cultura organizacional, é possível visualizar a sua importância existem alguns cursos que podem desenvolver as habilidades dos próprios colaboradores dentro da organização, foco, é um desses exemplos é os jogos digitais curso.


Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

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